3 DICAS PARA AUMENTAR A TAXA DE CONVERSÃO NO E-COMMERCE

O grande desafio para as lojas virtuais não é abrir uma, mas sim, mantê-la. Dados do Sebrae mostram que muitos negócios online não sobrevivem ao 2º ano de vida, justamente pelas poucas vendas realizadas.

O aumento das lojas virtuais durante a pandemia também não facilitou para os empreendedores. Com recordes de abertura de e-commerce, o varejo online nunca cresceu tanto. Apesar disso, ainda há muito espaço para crescimento e o mercado encontra-se longe de estar saturado.

Com representação de apenas 20% do varejo físico, o e-commerce ainda possui muito espaço para crescimento. Mas, é preciso saber trabalhar dentro do meio digital, a fim de não ser mais uma estatística do Sabrae.

Por isso, vamos dar algumas dicas para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual. Acompanhe o texto e coloque estar dicas em prática.

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é o número de pedidos que realmente são fechados e pagos. Afinal, de pouco adianta ter alto movimento de pessoas na loja, se poucas de fato realizam as compras.

Diferente de lojas físicas, o e-commerce não conta com boa localização ou com competição de bairro ou cidade. O ambiente online trouxe, a distância de um clique, diversas lojas e produtos, do país inteiro, e internacionais também.

Não temos taxa de conversão de não temos internautas visitando a loja.

Por isso é necessário fazer o investimento em marketing digital para que a loja seja conhecida no ambiente online. Mesmo que a loja exista fisicamente, a história é diferente quando falamos sobre a gigante internet.

Para calcular a taxa de conversão fazemos a seguinte conta:

Número de pedidos / número de visitantes

Um número muito baixo significa que por algum motivo os visitantes não estão realizando a compra em seu site. Existem diversos motivos para as vendas não acontecerem, por isso, vamos dar algumas dicas para ficar atento e melhorar a taxa de conversão no e-commerce.

Dicas para aumentar a taxa de conversão

Existem diversos fatores que podem estar atrapalhando a conversão do seu site, e recomendamos entender o comportamento do consumidor para observar qual é o problema que impede a finalização da compra.

Mas, vamos listar algumas dicas para melhorar as vendas e alguns fatores que podem estar atrapalhando a conversão.

1.       Frete

O frete é um dos fatores mais comuns que atrapalham na hora de finalizar a venda. O brasileiro é muito sensível ao valor do frete e é um grande impedimento para quem compra.

·         Disponibilização do valor

Seu site possui a ferramenta para cálculo de frete antes de adicionar o produto ao carrinho? Se não, o consumidor pode estar se surpreendendo com o valor no final do processo e abandona o carrinho.

·         Valor muito alto

Especialmente para lojas que se encontram fora do Sudeste, o valor do frete pode ficar demasiado alto para o consumidor. Afinal, o comprador não quer que o valor do frete seja equivalente a 50% do valor do produto.

Aqui pode ser um grande desafio para lojas pequenas e que estão começando, pois, o volume de pedidos não é o suficiente para contratos com correios ou transportadoras.

·         Frete grátis ou fixo

A estratégia do frete grátis ou fixar o valor para qualquer região é uma boa pedida para diversos momentos, inclusive em datas comemorativas.

É uma ótima estratégia para aumentar o número de pedidos e incentivar as compras.

2.       Descrição e fotos

A descrição de produto e, principalmente, as fotos, são o contato mais próximo que o consumidor vai ter do seu produto, antes de finalizar a compra.

Especialmente quando trabalhamos no segmento de moda e acessórios, boas fotos são de grande importância para que o internauta “sinta” seu produto e não haja decepção ou incerteza na compra.

Apesar de o brasileiro estar se adaptando às compras online, gerações mais antigas ainda têm muita desconfiança das compras online. Por isso, é preciso que fotos estejam em boa qualidade para que detalhes sejam visualizados e que o produto seja condizente.

As descrições são grandes aliadas quando falamos em modo de uso ou instalação. Além de ajudarem na indexação SEO do seu site.

3.       Kits

É muito mais vantajoso para a loja que o consumidor compre mais produtos em uma só vez. Além da economia com o frete, a loja obtém vantagens com um ticket médio maior.

A montagem de kits com 2 ou mais produtos é ótima para incentivar essa prática.

Os kits funcionam bem em datas comemorativas como presentes, ou então com produtos que funcionam juntos.

As variações podem ser diversas, desde peças de roupas que combinam entre si, joias que montam conjuntos ou mesmo aparatos eletrônicos que necessitam de pilhas ou baterias. A elaboração de kits que compensem para o consumidor e para a loja instigam a compra de mais produtos e ajudam na taxa de conversão.

Esse artigo foi escrito por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce.