3 motivos para entender as estratégias de seu concorrente

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Em um mercado tão competitivo como é o atual, aplicar os principais conceitos de Marketing é fundamental para que negócios tenham sucesso. 

E um destes conceitos é a Análise de Concorrência. Sua empresa precisa disso e não há como fugir. 

Sua empresa precisa saber exatamente todas estas questões:

  • Quem são seus concorrentes de fato;
  • O que eles fazem;
  • Como eles fazem;
  • Quais os pontos fortes que eles possuem;
  • Quais os pontos fracos;
  • Como eles se posicionam no mercado;
  • O que os produtos / serviços têm que os seus não tem?;
  • O que os produtos / serviços deles não tem que os seus tem?;

Todos esses são elementos fundamentais para se desenvolver uma estratégia de posicionamento de marca e também para ter uma comunicação eficiente para atingir em cheio seus potenciais consumidores.

E pode ter certeza, isso não é antiético. 

As principais empresas do mercado contratam Agências de Marketing Digital para realizar este tipo de ação.

Saiba com quem está lidando

O maior erro de muitas empresas é não conhecer a fundo seus concorrentes. 

Qualquer passo que seus concorrentes precisam estar no radar de sua empresa.

Muitas vezes surgem novidades no mercado e sua empresa precisa se atentar antes que seja tarde demais. 

Até mesmo para ter uma boa argumentação de vendas, é primordial conhecer os pontos fortes e fracos de cada empresa que concorre pelo mesmo consumidor. 

Além disso, é possível identificar pontos falhos de seu próprio negócio em comparação com as demais empresas do mercado.

Isso pode ser um diferencial muito grande na melhoria de produtos e serviços.

Quem são seus concorrentes de fato?

Outro erro comum que muitos empresários cometem é acreditar que os seus concorrentes são uns, quando na verdade seus concorrentes são outros. 

Existem alguns fatores que podem lhe ajudar neste entendimento, mas essencialmente seus concorrentes são aqueles que concorrem pelo mesmo consumidor para atender a mesma necessidade. 

Considere estes elementos: 

  • Não necessariamente do mesmo segmento: Seus concorrentes reais não necessariamente possuem o mesmo tipo de produto que sua empresa.

    Sua empresa pode, por exemplo, comercializar artigos importados para presentes, sendo estes artigos eletrônicos.

    Mas na sua região existe uma perfumaria que concorre com você, pois são produtos também para presente.

    Repare que os tipos de produtos são completamente diferentes mas para a mesma finalidade e para o mesmo consumidor.

    Logo, neste caso, esta empresa é concorrente da sua;

  • Mesmo segmento não necessariamente concorrem: Imagine que você possui uma empresa que comercializa chocolates para consumo.

    Imagine ainda que em sua região exista uma outra empresa que comercializa chocolates, porém estes com embalagens diferenciadas e formatos próprios para presente.

    Embora possuam o mesmo tipo de produto, estas empresas não concorrem, pois, a finalidade e o consumidor são diferentes.

  • O Perfil de Público elimina a concorrência: Existem muitos casos também, onde as empresas possuem o mesmo tipo de produto para o mesmo consumidor e finalidade, porém não são concorrentes.

    Isso porque a empresa A atua para público de classe social A enquanto a empresa B atua para público de classe social C.

    Logo, embora possuam mesmo tipo de produto e mesma finalidade, os consumidores são diferentes e elas não são concorrentes.

Considerando estes 3 fatores, sua empresa será capaz de identificar quais são os concorrentes reais no mercado. 

Posicionamento do seu negócio

Além das razões anteriores, há ainda o conceito de Posicionamento de Marca que sua empresa precisa trabalhar. 

Se levarmos a fundo o conceito de posicionamento de marca, o ideal é que sua empresa trabalhe um posicionamento em que não haja nenhuma outra empresa posicionada para os mesmos consumidores. 

Para fixar este posicionamento na mente de seus potenciais clientes, sua empresa demandará uma criação de sites e uma gestão de mídias sociais que sigam e enfatizem o posicionamento de sua empresa no mercado. 

Conclusão

É um diferencial competitivo muito grande entender como anda seu mercado e principalmente seus concorrentes. 

Longe de ser uma ação de Marketing antiética, a Análise de Concorrência pode trazer informações preciosas a respeito de seu mercado para sua empresa. 

Informações estas que podem auxiliar na moldagem de produtos e serviços, podem auxiliar na definição de processos e formas de atendimento e também ser um enorme diferencial na comunicação de sua empresa e na argumentação em um processo de vendas.

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