4 ações para aumentar as vendas industriais

Se você trabalha com vendas industriais, já deve ter percebido a necessidade de digitalização dos processos para permanecer competitivo no mercado.

Muitas vezes, a digitalização é vista como um processo custoso, mas, é possível começar com pequenas medidas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Business2Community, os processos de compra e venda das empresas B2B estão ficando mais longos e complexos porque os compradores e decisores estão, cada vez mais, procurando informações sobre o produto e a empresa no digital.

Isso nos mostra que é fundamental que sua indústria se adeque a essa realidade e esteja pronta para atender a nova demanda do cliente.

Para ajudar sua empresa nesse sentido, listamos 4 ações para aumentar as vendas industriais, continue lendo e confira!

1. Tenha um site

Se sua empresa ainda não tem um site, está na hora de mudar isso!

Muito mais do que tendência, segundo uma pesquisa realizada pela Marketingprofs, oferecer uma experiência web personalizada pode aumentar as vendas em até 19%.

Além de ser um fantasma caso não seja localizado no Google, o seu negócio precisa ser a principal fonte de informação sobre a sua marca, produtos e serviços.

Tenha um site com informações claras sobre sua empresa, como:

  • Quem somos;
  • O que fazemos;
  • Produtos e serviços;
  • Localização;
  • Contato.

Vale lembrar que não basta apenas criar um site, é necessário oferecer ao cliente uma boa experiência, tanto no computador quanto nos dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Segundo a BCG, o Google indicou que cerca de 50% das pesquisas de empresas B2B são feitas atualmente por smartphones e prevê que já em 2020 essa porcentagem aumente para 70%.

2. Crie um blog

Um blog, quando utilizado como estratégia de marketing, faz com sua empresa apareça nos resultados do Google, assim, seu site atrai mais visitantes e sua marca fica mais conhecida.

Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo e está cada vez mais alta, tanto no mercado B2C (empresas que vendem para consumidores), como no B2B (empresas que vendem para empresas).

Uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute em 2018 aponta que 91% dos profissionais de marketing B2B já estão aplicando marketing de conteúdo.

Muito mais do que tendência, esse tipo de estratégia é fundamental para a visibilidade da indústria e melhores resultados.

3. Marque presença nas mídias sociais

As mídias sociais estão cada vez mais presentes na nossa vida, tanto na pessoal quanto na profissional.

Por isso, elas podem – e devem! – ser utilizadas como estratégias para aumentar as vendas industriais.

A mesma pesquisa que citamos acima, do Content Marketing Institute, aponta que 61% dos profissionais de marketing B2B aumentaram o uso das mídias sociais em 2019.

Mas, lembre-se que estar presente nas mídias sociais sem estratégia pode ter um efeito contrário.

É preciso ter uma frequência de postagem, bem como postagens adequadas. Essas não devem apenas conter conteúdo voltado para vendas, mas, sim, para o entretenimento e educação do público-alvo.

4. Use e-mail marketing

Caso você nunca tenha ouvido falar de e-mail marketing, ele é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo criar e manter o relacionamento com possíveis clientes e também com quem já compra da sua empresa.

O e-mail marketing não é a mesma coisa que o disparo de mensagens para endereços aleatórios. Esse último é caracterizado como spam.

Essa estratégia deve ser usada para disparar mensagens apenas para possíveis interessados e não apenas com dados comerciais.

Através de automações, feitas em ferramentas próprias para isso, é possível ter todo esse esforço automatizado.

Os números são incríveis. Uma pesquisa feita pela Campaign Monitor aponta que profissionais de marketing veem uma média de 760% de aumento na receita de campanhas de e-mail customizados e segmentados.

Você deve ter percebido que todas as ações para aumentar as vendas industriais estão diretamente ligadas com o digital e com o marketing, que tem grande importância para o crescimento comercial de uma empresa.

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Esse post foi escrito pela W7, uma agência especializada em marketing digital e apaixonada por resultados.