4 benefícios do Inbound Marketing para indústrias

A indústria é um segmento que, geralmente, tem uma enorme gama de concorrentes e, por isso, estabelecer diferenciais para a sua empresa é fundamental para que ela seja vista.

Uma das estratégias para alcançar esse objetivo é a aplicação do Inbound Marketing. Hoje, há muito espaço na mídia para se comunicar com seu público-alvo e essa técnica é uma ótima oportunidade para você não somente alavancar as suas vendas, como também se posicionar com mais autoridade no mercado.

Antes de tudo, é preciso entender o que é o Inbound Marketing. Também conhecido como Marketing de Conteúdo, o Inbound é, resumidamente, uma estratégia que se baseia na premissa de atrair o interesse do seu público-alvo, em vez de buscar essas pessoas — como acontece no marketing tradicional.

Neste artigo, listamos 4 benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para a sua empresa.

1- Preparar clientes que ainda não estão prontos para a compra

O Inbound Marketing baseia suas estratégias no que chamamos de “jornada de compra”. Ela é composta por quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Elas existem por que nem todas as pessoas que descobrem a sua empresa estão prontas para a compra e, no lugar de descartá-las, as estratégias “conquistam” cada lead

de acordo com a sua posição na jornada, até que seja encaminhado para a decisão de compra.

2- Melhorar resultados nas buscas orgânicas da internet

O Search Engine Optimization (SEO) — ou “otimização para mecanismos de busca”, em português — é outro recurso possível e fundamental do Inbound Marketing. O SEO é um conjunto de técnicas que torna o site de sua indústria mais facilmente encontrável, ou seja, aparecer nas primeiras páginas de busca sem precisar pagar por isso.

Uso correto de palavras-chave e site responsivo para dispositivos móveis são duas das técnicas mais comuns do SEO e que não apenas melhorarão o seu desempenho nos sites de busca, como também auxiliarão você a atingir o público correto.

3- Os custos com marketing são reduzidos

O Inbound Marketing foca as suas estratégias no interesse do cliente, de maneira mais individualizada. Isso significa que, embora seja um cenário mais desafiador, os seus esforços são concentrados nas pessoas certas e, por consequência, os custos de marketing se tornam menores.

Isso acontece pois no Outbound Marketing (o oposto do Inbound), é necessário um grande investimento para atingir um grande público — que nem sempre será composto por potenciais e futuros clientes.

4- Educar seus contatos e criar uma lista de seguidores

Ao atrair novos leads para a sua jornada de compra, você estará os educando. De forma simplista, pode-se explicar que, a princípio, você fornecerá um conteúdo de qualidade para que ele consuma informação.

Após, você o guiará por um processo no qual ele identificará problemas que ele deseja que sejam solucionados, possíveis soluções e, por fim, decidir que a sua indústria oferece a solução ideal para essas “dores”.

Preparado para impulsionar as vendas da sua indústria de maneira mais eficaz e assertiva?

Esse artigo foi escrito pela redatora Diuli Oldoni da Deen Marketing Digital.