4 dicas para aumentar as vendas B2B na indústria

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Nos últimos anos, as vendas B2B — também conhecidas como vendas Business to Business — mudaram, afinal de contas, o comportamento do consumidor também mudou. 

Vale destacar que as vendas B2B referem-se a empresas que vendem produtos e serviços para empresas, em vez de vendas diretas aos consumidores (B2C). 

Se antigamente esse tipo de compra era previsível e feito de forma direta a partir de vendedores, hoje em dia, ter um site institucional e construir uma forte presença online se tornou muito importante para a indústria. 

Com isso, as estratégias de vendas B2B que costumam funcionar não são mais tão eficazes. 

Claro, o processo de venda se tornou mais fácil, já que o cliente só precisa fazer algumas pesquisas na internet e tomar a decisão de compra. 

No entanto, com um mercado concorrido, se tornou um desafio investir nas estratégias certas para se destacar, chamar a atenção do público-alvo e gerar mais vendas. 

Mas, então, como é possível aumentar as vendas B2B na indústria? 

Para saber como fazer isso, continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que poderão te ajudar a conseguir mais clientes e fechar mais negócios!

Recomendações para conseguir mais vendas B2B 

Antigamente, se uma pessoa precisasse de um produto ou solução, ela procuraria um fornecedor em potencial e lidaria com um vendedor. E se ficasse feliz com o que ouviu, faria uma compra.

Hoje, os compradores podem pesquisar um produto ou serviço por meio de sites, fóruns, mídia social e avaliações gratuitas.

Na verdade, os compradores podem tomar a decisão de compra sem nunca ter que se envolver com um vendedor!

Sem mais delongas, aqui está a lista que desenvolvemos com algumas dicas que podem te ajudar a obter mais clientes e, consequentemente, mais vendas B2B. 

1. Tenha um chat em seu site

Ter um chat de vendas no seu site é uma ótima solução para reduzir sua taxa de rejeição e transformar os visitantes do site em clientes. 

Implementar esse tipo de ferramenta garante que alguém ou um bot (robô) esteja sempre disponível para atender e interagir com os visitantes. 

É importante deixar claro que, caso queira investir nessa opção, é fundamental que a ferramenta seja configurada e implementada corretamente, com o suporte de uma equipe treinada. 

Além disso, é fundamental garantir que os visitantes receberão conteúdo e informações de qualidade, que ajude-os a entender seu negócio e guie-os para tomar a decisão de compra. 

2. Invista nas mídias sociais

As mídias sociais oferecem uma série de oportunidades valiosas para aumentar seus leads e impulsionar as vendas. 

O LinkedIn, por exemplo, é uma excelente opção de plataforma social para geração de leads B2B.

Não mais apenas para recrutamento, ele oferece várias maneiras de se conectar com clientes em potencial qualificados e fornecer-lhes informações sobre as soluções que você pode oferecer.

Isso deixou muitos vendedores com uma chance maior de cumprir suas metas de vendas. 

As mídias sociais oferecem uma oportunidade sem precedentes de aprender mais sobre seus leads antes de entrar em contato com eles. 

No LinkedIn, você pode ter uma ótima ideia da posição de um indivíduo dentro de uma empresa, quais são seus pontos fracos e como as soluções de sua empresa podem tornar seu trabalho diário mais fácil. 

3. Não esqueça do SEO

Se os clientes B2B estão fazendo pesquisas no Google ou em outros mecanismos de pesquisa, é fundamental que o seu site esteja otimizado para conseguir um bom posicionamento nos resultados de busca. 

Essa estratégia, que também é conhecida como otimização de sites, é composta por diversas técnicas de SEO

Imagine que o seu potencial cliente está neste exato momento fazendo pesquisa no Google e utilizando uma palavra-chave relacionada ao seu negócio. 

Ao fazer a busca, se o seu site não estiver otimizado, ele não aparecerá nos primeiros resultados, mas os seus concorrentes sim. 

Portanto, se o seu site não tem as técnicas de SEO implementadas, mude essa situação o mais rápido possível.

4. Invista em e-mails marketing

Pode ser que você já tenha escutado que o e-mail marketing não funciona mais, porém, precisa saber que isso não é verdade. 

O e-mail marketing ainda é uma excelente forma de gerar leads e vendas, sendo um dos principais canais para conseguir potenciais clientes. 

Os e-mails são uma ótima maneira de manter seus clientes atuais informados sobre novas soluções, recursos e atualizações sobre a sua empresa. 

Além disso, são ótimos para gerar e nutrir leads, até que eles tomem a decisão de compra. 

Conclusão

As vendas B2B na indústria estão acontecendo de forma diferente do que acontecia há alguns anos. 

No entanto, hoje em dia, temos acesso a diversas soluções que podem ajudar a gerar muito mais vendas.

Ignorar o marketing digital, por exemplo, é algo que nenhum tipo de negócio deve fazer. Além de conseguir gerar muitas vezes, as estratégias que o compõem se tornaram essenciais para que empresas sejam encontradas na internet. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a aumentar suas vendas B2B! 

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