4 motivos para você otimizar os processos com TI

with Nenhum comentário

Ter uma indústria, negócio ou até clínica, seja ela de qualquer área, é uma correria sem fim. Isso pelo fato de, por exemplo, uma clínica ser o tipo de estabelecimento que junta em um só lugar as coisas mais confusas em um negócio.

Misturar agendamentos, com filas, com atendimentos, com fichas, por exemplo, podem gerar confusão se não forem administradas de maneira apropriada. E não importa quão capacitados forem os seus funcionários, tendo em vista que em dias ruins e de muito movimento, algum tipo de confusão vai acontecer e algo vai acabar saindo errado, e isso pode gerar uma grande dor de cabeça.

Por essa razão, cada vez mais as clínicas de todo o tipo e por todo o país buscam formas de otimizar os processos e sistemas que ajudam em certas áreas de uma clínica, o que, sem sombra de dúvida, ajuda muito as coisas a se manterem organizadas.

Quem tem uma clínica deve ter em mente que se organização é igual otimização, então otimização é igual mais produtividade, o que significa mais faturamento para o seu negócio. Quanto mais otimizado ele for, melhor vai ser a experiência de funcionários e clientes, o que por si só atrairá novos clientes.

Então, se você quer aproveitar todos esses benefícios e tornar sua clínica um ambiente mais gostoso de se trabalhar, além de ser um lugar com ótimo atendimento por meio da otimização de TI, hoje ensinaremos por qual caminho seguir. 

Vamos explicar quais são os pontos que a sua clínica vai melhorar, caso decida investir nesse tipo de trabalho, e como isso poderá ajudar você a ter um maior lucro. Confira!

Atendimentos mais rápidos, filas menores

A otimização de uma clínica por meio do TI e dos softwares vai fazer com que as coisas mudem de várias maneiras, e uma delas é a diminuição das filas, já que você vai passar a atender de forma eficiente.

Entenda, isso não quer dizer que os atendimentos vão ficar mais velozes com relação à pressa de quem vai atender, mas sim que a triagem do paciente será feita de maneira mais rápida, que o acesso aos dados dele vai ser mais rápido, e tudo isso fará com que as coisas fluam melhor.

Sabemos que em algumas regiões do Brasil, consultas médicas podem levar menos da metade do tempo que a pessoa passa aguardando por essa consulta. Esse tipo de demora incomoda, principalmente se a pessoa tem hora marcada.

Então, otimizar o sistema da sua clínica pode fazer com que tudo gire mais rápido e mais pessoas possam ser atendidas, sem que o cliente tenha que esperar mais do que deveria.

Questões financeiras organizadas

Todos os meses você tem aquele momento triste de juntar tudo o que foi gasto pela sua clínica, e nem sempre isso é um trabalho fácil. Certamente você gasta um bom tempo nisso ao fazer tudo de forma manual, quando, na verdade, você tem a opção de fazer de forma automatizada.

Um bom software, com os da TDSA Sistema para Clínicas, vai saber exatamente os números que a sua clínica tem conseguido, para o bem ou para o mal, e vai permitir que você mantenha as finanças de tudo mais bem organizadas, sabendo o quanto está saindo, o quanto está entrando, e até a origem exata do dinheiro que tem entrado.

Quando você lida com clientes, planos de saúde e convênios, o que envolve praticamente todas as  clínicas, isso se mostra extremamente útil.

Agendamento organizado

Uma situação bastante comum nesse tipo de negócio é marcar um horário com determinado cliente e depois perceber que acabou marcando dois clientes para o mesmo horário. Sabendo que você só tem um profissional disponível para realizar o atendimento deles, então, assim que esse horário terminar, outra pessoa já estará pronta para ser atendida.

Para evitar esse tipo de engano que pode ser visto como amador por outras pessoas, basta você ter um bom controle da sua clientela, uma agenda, e um bom software pode dar a você exatamente isso, ajudando-o a nunca mais passar esse tipo de equívoco e nem correr o risco de perder clientes que certamente irão perceber que o problema no seu negócio é a falta de organização.

Evita erros de administração em geral

Quando você se forma em alguma profissão e quer atender na sua própria clínica, provavelmente aprendeu na faculdade apenas sobre a sua área, e não como administrar um negócio. Com o tempo você vai ver que administrar um negócio é ainda mais complexo do que atender pacientes.

Exatamente por conta dessa dificuldade você precisa de serviços automatizados, afinal, quanto mais coisas o software puder fazer ou organizar sozinho, menos trabalho você terá para isso. 

Dessa forma, você terá menos trabalho com a parte administrativa do negócio, que não é o seu forte, e poderá se dedicar ao atendimento das pessoas na área que escolheu, o que realmente define a sua especialidade.