5 erros comuns de empreendedores on-line

Pensa em abrir um negócio na internet? Saiba que essa é uma excelente ideia para garantir uma renda extra e para um futuro promissor. 

Mas é preciso atenção para montar um negócio on-line, principalmente se você não tem nenhuma ou pouca experiência nesse grandioso universo digital. 

A boa notícia é que os erros mais comuns de iniciantes podem ser resolvidos bem rapidamente. Quer saber como? Vamos te contar abaixo.

Erros mais comuns de empresários digitais 

  1. Ignorar o planejamento

Sabe quando você vai ao supermercado só para comprar um item que faltava na sua casa e volta com sacolas cheias de mercadorias? Você não precisava daqueles itens extras, mas a sua falta de planejamento o faz perder o controle e gastar mais do que deveria.

Já imaginou se isso acontece com o seu empreendimento? 

Se você não tem um modelo de negócio sólido, precisa dedicar um tempo para se planejar. Ao contrário, você pode se prejudicar pelo excesso ou pela falta. 

Lembre-se que manter um negócio on-line gera custos, por isso é importante entender o valor para ter e manter um site profissional funcionando bem, por exemplo. 

Lembre-se que uma boa ideia de negócio não caminha sozinha, é preciso que você trace ações e as planeje bem para o seu empreendimento funcionar.

  1. Não se dedicar integralmente

Comparado a um empreendimento físico, uma empresa on-line é bem mais simples de administrar. Será mesmo? 

A equivocada frase está longe de ser verdade, até porque é preciso muita dedicação para suas chances de sucesso aumentarem. 

Desde a definição da sua logomarca, domínio do site até a logística de entrega do seu produto, é preciso muito empenho para que tudo ocorra perfeitamente. 

Em outras palavras, não leve o seu negócio on-line como um mero hobby. A dedicação parcial pode custar caro para você em um futuro bem próximo. 

  1. Não investir em um bom site

É a premissa do sucesso na internet: ter um site funcional, com boa navegabilidade e que represente exatamente o que a sua empresa deseja transmitir aos seus clientes.

Tal qual a fachada de sua empresa física, é o site de seu negócio na web. 

Por isso, não exite em escolher um bom desenvolvedor de site para criar a página profissional da sua empresa. 

Ela será essencial para a captação de novos clientes, além de ser indispensável para transmitir autoridade e relevância. 

  1. Focar só nos lucros 

Às vezes o evidente também precisa ser dito: ninguém começa ocupando as posições mais altas! 

Se você só tem em mente os seus possíveis lucros, cuidado, pode ser que você se distraia no caminho e se esqueça do essencial: oferecer um bom serviço ou produto ao seu cliente. 

Procure equilibrar os seus reais desejos e concentre-se em dar o melhor do seu empreendimento on-line àqueles que esperam receber o melhor de você. 

  1. Não pensar no pós-venda

A relação com o cliente importa muito quando falamos no digital, e pular essa fase pode ser muito prejudicial. 

No presencial temos uma relação mais próxima com o cliente, afinal estamos frente a frente. No on-line, no entanto, é necessário suprir essa relação através de outros meios, como:

  • Disponibilizando um canal direto, como o WhatsApp, e-mail, etc.;
  • Pedindo feedbacks e respondendo sempre os depoimentos deixados pelos consumidores;
  • Estando presente nas redes sociais para estreitar a relação empresa e cliente.

Consegue perceber o quanto você pode ganhar se evitar esses erros básicos logo agora no início? Esperamos ter contribuído para a sua jornada de sucesso digital. 

Este artigo foi produzido pela equipe da C2TI.