7 passos simples para montar um bom plano de negócios

Desejar começar um negócio e está se perguntando qual a chave para o sucesso? Conheça 7 passos simples para montar um bom plano de negócios e obter êxito nessa nova jornada.

Ter um planejamento simples antes de começar a investir em seu negócio físico ou loja virtual, é uma das estratégias mais importantes para evitar possíveis frustrações.

Entre as vantagens de preparar um plano de negócios, está evitar o desperdício de recursos no pagamento de renda, salários e matérias-primas que são comprados “por intuição” e sem necessidade.  

O plano de negócios também oferece indicadores de desempenho para corrigir o curso ou, na pior das hipóteses, cancelar o projeto a tempo de não perder mais dinheiro. Por esse motivo há a necessidade dos microempreendedores terem um plano básico e um projeto de investimento.

Conheça os 7 passos simples para montar um bom plano de negócios

1. Descrição do Negócio

É preciso começar com as informações básicas da empresa que devem incluir sua visão corporativa, quem é a empresa, o que a mesma vai oferecer aos clientes, valores, qual o mercado ideal e porque a sua a ideia de negócio é viável.

2. Nichos do mercado desejado

É uma das partes mais importantes e deve levar em conta o tamanho atual e as tendências do mercado.

Uma vez definido o nicho, descrevê-lo por geografia, o tamanho da empresa, organização empresarial, estilo de vida, sexo, idade, ocupação e outras características necessárias para retratar as empresas ou consumidores que provavelmente compre seu produto ou contrate seu serviço.

3. Posicionamento de negócios

Isso constitui a identidade da empresa no mercado: é a maneira pela qual você deseja que o mercado e a concorrência percebam seu produto ou serviço.

4. Concorrência

Isso indica se os produtos e serviços são adequados para o ambiente competitivo. Você deverá mostrar que entende o setor e está preparado para enfrentar alguns dos obstáculos que a empresa pode encontrar.

Descreva brevemente as principais empresas da competição. As avaliações devem incluir comentários sobre as maneiras pelas quais eles se encontram e não as necessidades dos clientes.

Explique por que você acha que sua empresa pode obter uma participação nesse mercado.

5. Custo de Produção e Desenvolvimento

Nesta parte, o orçamento entra em ação. Deve incluir o custo do projeto do protótipo e os custos de sua produção no caso de produtos. Em termos de serviços, você deve arcar com os custos de consultoria, treinamento, preparação de material, etc.

Certifique-se de incluir o trabalho. Ao planejar os custos, forneça um plano de contingência que mencione o que aconteceria se houvesse problemas, como atrasos, dificuldades em cumprir os padrões da empresa, erros, etc.

6. Vendas e Marketing

Descreva a estratégia e as táticas que você usará para fazer com que os clientes comprem seus produtos ou serviços. Vendas e marketing são os elos fracos em muitos planos de negócios, por isso é importante que você gaste o tempo que precisar e invista nessas estratégias.

Uma seção de vendas e marketing bem preparada pode servir como um roteiro. Também garante aos investidores em perspectiva que você tem um plano viável e os recursos necessários para promover e vender seus produtos e serviços.

7. Equipe

Uma boa equipe de gerenciamento é capaz de ter uma ideia, mesmo que muito simples, e fazê-la ter sucesso. Esta seção do plano de negócios refere-se ao endereço da empresa que deve mostrar claramente que a equipe formada vale à pena.

É essencial que cada membro tenha o talento e experiência relevante para o negócio