A importância dos vídeos no marketing da sua empresa

with Nenhum comentário

Não é novidade para ninguém que o YouTube é uma das redes sociais que tem crescido, e muito, de uns tempos para cá. Uma prova desse sucesso é o fato de ter sido incluído no Facebook, um algoritmo que privilegia publicações em vídeo. E como isso é possível?

Muito simples. Os vídeos, além de ser um tipo de conteúdo de maior e mais fácil assimilação, ainda contam com a possibilidade de gerar uma proximidade entre o apresentador e aquele que assiste.

Claro que existem outros fatores para um vídeo institucional que traga os resultados planejados, mas isso, exploraremos no decorrer do artigo. 

Contudo, antes de continuarmos a falar a respeito, vale destacar as grandes diferenças que existem entre esses dois tipos de mídias: audiovisual e os textos corridos.

Os textos corridos publicados em um blog ou site com a palavra-chave bem trabalhada, podem trazer resultados nas pesquisas e colocar seu site no topo, mas será que ele pode converter resultados positivos para seu negócio, verdadeiramente?

Digamos que o conteúdo escrito necessita de um tempo maior para ser absorvido e compreendido e, dependendo do texto, ele pode ser compartilhado com outras pessoas que compartilham o mesmo interesse.

Já os vídeos, podem ser compartilhados até mesmo com as pessoas que não necessitam do que sua empresa oferece.

Vídeo é tendência

Segundo algumas fontes, os usuários do YouTube consomem cerca de 3 bilhões de horas de vídeos e, no Facebook, cerca de 100 milhões de horas são assistidas. E sabe qual é o principal veículo de consumo desses vídeos? Dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Esses números só comprovam que o número de consumidores de vídeo continuará a aumentar gradativamente, mediante o tipo de conteúdo que chamaram sua atenção.

Se você analisar os vídeos de alguns anos atrás com alguns mais atuais, perceberá uma grande evolução em termos de qualidade e produção.

E por essa razão é extremamente importante investir em vídeos para sua empresa. Uma das grandes jogadas de marketing, ainda mais levando em consideração a era digital, é observar as novas tendências e seguir em frente para não ficarmos para atrás da concorrência.

Aprenda como criar uma estratégia para vídeos para empresas

Realizar uma reunião com as mentes criativas da empresa ou com profissionais da área é uma forma de apostar em uma estratégia que traga ótimos frutos. Deixe o pessoal sugerir ideias, anote tudo e depois filtre tudo para ter a melhor ideia.

Mas, um ponto extremamente importante: nem sempre uma determinada campanha poderá atingir o que foi planejado, mesmo com um resultado negativo, é importante observar os pontos baixos e reestruturar seu marketing utilizando outro tipo de comunicação com seu cliente através dos vídeos.

Veja abaixo alguns detalhes importantes na hora de montar uma estratégia de vídeo.

Converse com seus clientes através de um vídeo de marketing

Podemos fazer um comparativo entre o marketing de conteúdo escrito e o visual. Quando nos deparamos com qualquer texto na internet, ao nos depararmos com algum erro de digitação ou de português, acabamos abandonando por achar que o conteúdo não é tão relevante quanto esperávamos.

Já nos vídeos as coisas funcionam de maneira bem diferente, provavelmente, seja devido a sua capacidade de gerar empatia.

Ao assistirmos um vídeo marketing, institucional ou seja lá qual for o tipo, estamos vendo uma pessoa como eu e você apresentando um determinado produto ou serviço.

Nos vídeos não podem ocorrer erros, no entanto, às vezes acabamos derrapando em alguns pontos e, por incrível que pareça, alguns usuários não deixarão de assistir o conteúdo por causa de alguma engasgada ou erro de dicção, pelo contrário, isso poderá gerar uma proximidade ainda maior com o público.

E sabe por que? Por que não somos perfeitos, simples assim.

Até mesmo os vídeos para empresas conseguem gerar essa proximidade com aquele que está assistindo, claro que tudo depende da comunicação, do jeito do apresentador e do roteiro que está seguindo. O público nem sempre quer uma produção de Hollywood, querem alguém comum. Pessoas reais, oferecendo coisas reais.

Por que os vídeos são mais atrativos que os textos

Essa é uma resposta muito simples. Os textos, além de muito tempo para serem lidos, ainda precisamos nos esforçar mentalmente para interpretar e compreender o texto da maneira correta. 

Em conteúdos audiovisuais, é provado cientificamente que nosso cérebro consegue processar mais rápido sons e imagens. E é por essa razão que os vídeos para empresas podem trazer muito mais retorno para seu negócio.

O que você deseja com esse vídeo?

O primeiro passo é definir aquilo que quer atingir com um vídeo institucional, por exemplo, você pode utilizar um vídeo apenas para conseguir assinaturas de usuários para formar uma mala direta ou uma abordagem mais direta com seu público-alvo.

Anote tudo aquilo que espera desse investimento, especialmente, quanto tempo espera atingir seus objetivos. 

Ferramentas para desenvolver seu material audiovisual

Hoje em dia existem diversos softwares (até mesmo gratuitos) que servem para criação desse tipo de mídia, mas, para um vídeo de sucesso e de uma empresa que deseja passar uma competência é necessário um vídeo de qualidade que representam as intenções e qualidades de uma empresa.

Claro, sua empresa pode realizar tudo internamente, porém, é preciso chamar atenção para a qualidade do material, incluindo a clareza das informações apresentadas.

Como disse acima, algumas pequenas falhas podem aproximar sua empresa de seus clientes, mas, um vídeo de baixa qualidade e com muitos erros, pode espantar a sua clientela.

Caso sua empresa não conte com profissionais que conhecem tais ferramentas e muito menos, sabem desenvolver um roteiro de qualidade para atrair possíveis clientes.

Nada melhor do que investir em uma produtora profissional e experiente para desenvolver a solução digital que precisa.

Utilize recursos de palavras-chave para encontrarem o que você oferece

Algo muito comum nos conteúdos textuais é o fato da utilização da palavra-chave. A palavra-chave para quem não está familiarizado com o mundo digital, nada mais é que uma espécie de porta para um determinado site que fala sobre o assunto. 

Digamos, você está procurando a respeito de como trocar uma lâmpada. Só que, você não é a única pessoa e existem muitas outras, quando a procura é grande, é observado a utilização de uma palavra que está em toda e qualquer pesquisa.

Essa palavra é a chave.

É com essa palavra chave inserida em seus textos que as pessoas poderão encontrá-lo. E se o conteúdo for pertinente e útil para os usuários que buscam pelo conteúdo que oferece, seu site subirá nas pesquisas conseguindo um ótimo ranqueamento.

E, site bem posicionado nas pesquisas geralmente são os mais visitados.

E para encerrar, outra atitude que pode ser a grande chave para seu sucesso é: interaja com os usuários que assistem seus vídeos.

Aceite as críticas boas e as ruins também, ouça aquele que comenta em seus vídeos, responda, esteja perto e atencioso, você verá que seus vídeos terão muitos acessos e compartilhamentos.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *