A relevância do site e do e-commerce no Marketing para Indústrias

Com o comportamento atual dos consumidores, que passam cada vez mais tempo online, fazer a criação de sites ou desenvolvimento de e-commerce se tornou algo essencial para vender na internet. 

As pessoas estão em busca de produtos, serviços e/ou empresas que possam atender às suas necessidades. E elas conseguem isso ao fazer buscas na internet, como no Google, por exemplo.

Por esse motivo, é fundamental que empresas invistam na criação de sites para que consigam atingir seus potenciais clientes. 

Devido a pandemia de Covid-19, em 2020 houve um aumento de 75% do e-commerce brasileiro em relação ao ano anterior. 

Esse dado só comprova a importância do e-commerce ou outro tipo de site para que as empresas consigam gerar vendas na internet, inclusive quando se trata de indústrias. 

Porém, se você ainda tem dúvidas sobre a relevância do site e do e-commerce para o setor industrial, continue a leitura e descubra quais são os benefícios da criação de sites. 

Principais benefícios de ter um site

Ter um site pode proporcionar inúmeros benefícios às empresas. No entanto, aqui está uma lista com os benefícios que mais se destacam. 

1. Acessibilidade 24 horas por dia

É provável que você afaste os clientes devido ao horário de encerramento da equipe comercial. Certo? Mas este não é o caso do seu site.

O site pode ser acessado 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que seus clientes podem visitá-lo a qualquer hora, em qualquer lugar. 

Eles podem comprar seus produtos sem ter que esperar o horário de atendimento dos seus vendedores. Você estará acessível a eles o tempo todo. 

Além disso, a resposta rápida às consultas dos clientes com a ajuda da opção de bate-papo realmente aumenta a confiança do público em seu negócio. Isso porque você estará lá para eles sempre que tiverem alguma dúvida e eles certamente obterão as soluções necessárias.

2. Capacita o atendimento ao cliente

Os clientes podem enviar e-mails ou enviar consultas por meio de formulários  disponíveis em seus sites. 

Além disso, seu site também pode ter uma seção de FAQ (Perguntas Frequentes) para fornecer informações básicas aos usuários. Obter resposta instantânea economiza tempo e aborrecimento do cliente, incentivando-o a postar um feedback positivo. 

Além disso, os sites ajudam a reduzir os custos e o tempo de atendimento ao cliente.

3. Ajuda a estabelecer a credibilidade do negócio

Um site representa seu endereço comercial online. Este é o lugar onde seus potenciais clientes, atuais clientes e associados visitam para encontrá-lo na internet.

Sua “Página inicial” representa sua proposta de valor de marca, enquanto a página “Sobre nós” fornece informações sobre sua empresa. A página “Fale Conosco” mostra suas localizações e números de contato.

Dessa forma, seu site comprova para os clientes online que seu negócio existe, aumentando assim sua credibilidade.

Ter um site de negócios torna seu negócio mais confiável do que diretórios online e páginas de mídia social. 

4. Melhora sua presença online

Um site leva sua empresa além das fronteiras locais para os clientes em potencial em todo o mundo, caso você queira isso.

Disponibilizar suas ofertas em todo o mundo também pode expandir seus negócios e sua receita.

Existem bilhões de pessoas que estão online todos os dias. Elas estão buscando informações, compartilhando nas mídias sociais ou usando sites de comércio eletrônico. 

Este número aumentará devido à crescente dependência da tecnologia. Você pode facilmente imaginar o que pode perder se não tiver um site para o seu negócio.

Além disso, você pode melhorar sua presença online contratando uma boa empresa de marketing digital, que não apenas ajuda a trazer sua empresa para o público-alvo, mas também gerencia o branding da empresa.

5. Você pode acompanhar métricas do site

Com um site, você pode acompanhar tudo o que está acontecendo nele por meio do uso da ferramenta de análise. 

Você pode ver quantas pessoas visitam seu site por dia ou quantos usuários enviaram e-mails para você, por exemplo. 

Com isso, você pode criar melhores estratégias de marketing com base nesses dados e aumentar suas vendas ou chances de atingir os objetivos almejados.

Conclusão

A criação de sites é algo importante para qualquer tipo de negócio. Isso porque as pessoas estão cada vez mais passando mais tempo online, fazendo pesquisas de produtos e serviços. 

Devido a esse comportamento, não ter um site ou e-commerce significa não se destacar e nem ser encontrado na internet, e isso vale quando o assunto é marketing para indústrias. 

O marketing digital é repleto de estratégias que devem ser aplicadas para que as empresas atinjam seus potenciais clientes. Contudo, a criação do site é uma das principais ações que você pode tomar para que sua empresa venda na internet. 

Neste artigo, você descobriu quais são alguns dos benefícios em criar um site ou e-commerce. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele tenha esclarecido o porquê empresas investem cada vez mais na criação de sites.