Business Intelligence: Como Alavancar Seu Negócio

with Nenhum comentário

Na era da tecnologia da informação, os dados são o principal ativo das empresas. Inclusive, ainda estamos aprendendo a lidar com a responsabilidade de ter tanta informação nas mãos. Não é à toa que surgem escândalos de vazamento de dados todo dia, e novas legislações para acompanhar.

Mas não adianta ter tantos dados e não saber o que fazer com eles. Ou até mesmo como usá-los de forma otimizada para a sua empresa. Esse uso dos dados para beneficiar a sua empresa é o Business Intelligence.

O primeiro benefício dessa estratégia é poder tomar decisões mais concretas. Antes, muitas escolhas corporativas eram baseadas em achismo. Além disso, se usado corretamente, você terá um repositório de dados organizados que ajudam a tomar essas decisões com maior rapidez. 

Por exemplo, com Business Intelligence você pode ter um controle minucioso dos seus gastos em cada setor da empresa. Assim você consegue descobrir se a sua produção está eficiente em cada momento da produção, onde você está perdendo dinheiro e onde precisa melhorar. 

Como eu sei se preciso usar Business Intelligence?

Já podemos te dizer que mesmo que você ache que não precisa, você precisa sim do BI. Isso serve também para pequenas empresas. Se você quer conseguir acompanhar e competir com o mercado, precisa estar 100% otimizado. Mas se você ainda precisar de convencimento, segue uma lista de sinais de que você precisa investir em BI.

Você tem muitos dados sobre a sua empresa, mas nenhuma informação útil

Hoje em dia é fácil coletar todo tipo de dado com a internet. Mas você sabe o que eles significam? Você está usando eles a seu favor? 

Dados não são iguais a informações. Você precisa desbloquear esses insights que vão te ajudar a identificar problemas e tendências, e como solucioná-los. Com um profissional de BI e as ferramentas certas, você consegue aproveitar ao máximo o que você tem.

Você tem um volume muito grande de dados, mas ainda usa planilhas

Se você tem menos dados, planilhas até podem conseguir organizar eles (mas nada se compara a uma ferramenta feita para o BI). Mas se você tem muitos, você vai acabar se perdendo. Além de não conseguir achar o que você quer de forma eficiente, a visualização fica muito mais difícil.

Com uma ferramenta de BI, você vê os dados organizados em relatórios e gráficos de fácil leitura. Muito tempo seria desnecessariamente desperdiçado só tentando entender o que você está olhando. Com uma boa ferramenta, fica mais fácil de entender o que está ali. Assim, seu tempo sobra para realmente identificar os problemas e criar soluções.

Você não junta os dados que vêm de fontes diferentes

Se você tem planilhas ou conjuntos de dados em lugares separados, ou separados por setor e tipo, você precisa de Business Intelligence. Você pode achar que assim é o melhor porque fica “mais organizado”, mas não precisa ser assim. Em uma ferramenta de BI, todos os dados da empresa ficam na mesma plataforma, e continuam organizados e fáceis de entender. A diferença é que fica possível enxergar relações entre esses dados que eram impossíveis de ver antes.

Qual ferramenta eu uso?

A ferramenta mais indicada para esse tipo de trabalho é o Power BI, da Microsoft. Ele capta dados de todas as suas fontes. Podem ser coleções locais, na nuvem, etc. Tem uma utilização simples, mas serve para empresas de qualquer tamanho.

Como a foto mostra, tudo é apresentado de forma organizada. As muitas funcionalidades servem tanto para empresas menores, quanto para as maiores. Com a estratégia e a ferramenta, não falta mais nada para você começar a otimizar o seu tempo e a sua produtividade.

Esse post foi escrito pela redação da Ímpeto.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *