Como a inteligência artificial vai mudar o setor industrial?

with Nenhum comentário

A inteligência artificial tem ganhado muita força e, cada vez mais, agrega e amplia conceitos à globalização tecnológica

Apesar de não ser uma tecnologia recente, ainda pode ser considerada um campo de pesquisa inovador, na ciência robótica, já que a cada novo estudo ela surpreende mais. 

A IA (sigla para inteligência artificial) adiciona inteligência a produtos existentes. 

São criadas linhas de raciocínio através de leituras de dados e algoritmos, compondo resultados usuais para diversos nichos empresariais e industriais, além da aplicação doméstica em residências. 

Esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA. 

O que é inteligência artificial?

A IA é um ramo da ciência que se compromete a criar máquinas, produtos e dispositivos no geral, com a capacidade de raciocinar próxima a capacidade humana. 

Os estudos se iniciaram nos anos 1940, em meados à Segunda Guerra Mundial. O intuito era encontrar funcionalidades para o computador, que na época ainda não havia sido construído. Porém, com a guerra, havia a necessidade de impulsionar a indústria bélica. 

Com o tempo, os estudos foram aplicados a linha biológica, a fim de criar produtos que imitassem as atividades neurais do ser humano. Atualmente vemos a inteligência artificial em jogos, programas de computador, reconhecimento de voz e robôs. 

No marketing, a AI auxilia em como conseguir leads qualificados, por exemplo, já que ajuda na automatização de processos através de plataformas. 

Ela é presente em muitas esferas do nosso cotidiano e é uma parte grande de toda tecnologia que temos acesso hoje, como aplicativos, motores de buscas da internet e etc.  

Conversar com a inteligência artificial

Você já teve a experiência de conversar com a AI? Com certeza já, mas as vezes nem se atentou ao fato. Conversamos com a inteligência artificial, quando nos deparamos com o chatbot. Mas afinal, o que é chatbot?

Trata-se de um programa de computador que busca interagir com as pessoas quando as mesmas visitam algum site, plataforma, etc, simulando uma conversa com outra pessoa real. 

Simulam uma conversa com um vendedor, mas na verdade é um sistema regido por inteligência artificial. Esse é só um exemplo para entendermos como essa tecnologia é presente em nossas vidas. 

Inteligência artificial no setor industrial

A inteligência artificial no setor industrial otimiza o tempo de trabalho e reduz gastos operacionais, principalmente para funções que precisam ser automatizadas. 

Um exemplo desse recurso na indústria é aplicado no conceito machine learning, ou seja, aprendizado de máquina. A máquina aprende e pode, por exemplo, automatizá-la para cumpri tarefas sem a necessidade de intervenção humana. 

O setor de RH também é recompensado com a AI, já que geralmente lida com muitos funcionários. A utilização do Big Data (grandes bancos de dados) permite maior informatização da área. 

Além disso, as máquinas se assemelham aos neurônios humanos, então, ela consegue identificar possíveis padrões de comportamento, a partir de análises. Isso ajudaria na hora de traçar o perfil de candidatos a vagas e funcionários, por exemplo.

Enfim, essas são algumas das aplicações da tecnologia no setor industrial, existam muitas outras. A inteligência artificial tem facilitado rotinas empresariais e domésticas, através de inovação e excelência.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *