Como automatizar o seu atendimento com um chatbot?

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Ter um atendimento eficiente, objetivo e de qualidade é requisito fundamental para qualquer tipo de negócio. Com o avanço da tecnologia, automatizar o atendimento com um chatbot tornou-se algo cada vez mais palpável.

Ao adotar esse tipo de estratégia, tanto as empresas quanto os clientes saem ganhando. Afinal, de um lado, a mão de obra humana é minimizada, aprimorando também o tempo dos funcionários; do outro lado, os customers não precisam esperar horas para receber uma solução.

Mas no meio dessa jornada pela comunicação ideal, fica uma questão: quais são os principais passos para criar um chatbot e automatizar o atendimento?

É pensando na resposta que apresentamos como a Take pode auxiliar o seu negócio:

O que é chatbot?

Antes de descobrir como automatizar o atendimento, que tal entender o que são os chatbots?

Os chatbots podem ser definidos como softwares capazes de conversar com uma pessoa de maneira fluida. Essa comunicação tem como principal objetivo atender as necessidades dos clientes de forma rápida e assertiva.

Em poucos cliques e mensagens, o cliente tem acesso à informação ou ao serviço que precisa, resolvendo seus problemas de forma ágil e com baixo custo para as empresas.

Esse software pode ser incorporado à diversas mídias e redes sociais, como é o caso do Facebook, do Facebook Messenger e de sites próprios. No entanto, o foco principal fica no WhatsApp e WhatsApp Business.

Afinal, o WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no nosso país, instalado, atualmente, em 96% dos smartphones em uso. Ou seja, impacta milhares de pessoas ao redor do Brasil.

Por fim, podemos concluir que o chatbot pode funcionar de duas maneiras:

  • baseado por meio do estabelecimento de diretrizes;
  • por meio de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ou learning machine).

Quais são as vantagens do chatbot?

O aumento exponencial do surgimento de chatbots em empresas ao redor do Brasil e do mundo não é por nada: eles agregam diversos benefícios às empresas. 

A primeira delas está diretamente relacionada à experiência. Como citado, um atendimento eficiente é o que garante o sucesso de qualquer negócio. De acordo com uma pesquisa realizada pela Salesforce, 80% dos clientes acreditam que uma interação bem sucedida com a empresa é tão importante quanto seus  serviços.

Os chatbots aparecem, então, como uma ferramenta capaz de aprimorar essa experiência. Para deixar ainda mais claro quais são as vantagens, separamos os benefícios existentes para empresas e clientes. Confira:

Para empresas

  • clientes satisfeitos: com um atendimento mais estratégico, os clientes terão suas necessidades atendidas rapidamente, resultando em feedbacks positivos;
  • escalabilidade de atendimento: os bots, ao contrário dos humanos, conseguem entrar em contato com milhares de usuários ao mesmo tempo;
  • redução de custo: como não é necessária uma equipe de colaboradores, os bots permitem um trabalho ágil e a qualquer momento;
  • canal de vendas alternativo: também é possível levar os seus produtos até a tela de smartphone dos possíveis customers;
  • otimização de processos: ao poupar tempo com a automação de chatbots, é possível pensar em estratégias de otimizar ainda mais o atendimento.

Para clientes

  • resolução rápida de dúvidas: os clientes, com o chatbot, não precisam esperar mais pelo horário comercial para sanar questionamentos;
  • soluções eficientes: os bots também evitam aquela troca chata de atendentes, focando em resoluções objetivas;
  • redução no tempo de de espera: com o processo automatizado, o tempo para que uma resposta chegue é o mínimo possível.

Como automatizar o atendimento com um chatbot?

Automatizar chatbots é algo complexo, por isso, é necessário o aporte de uma equipe construção de chatbots. Esse time será o responsável por definir um fluxo de conversa, criar conteúdos e publicar os softwares em distintos canais.

Além disso, existem 2 etapas primordiais que precisam ser levadas em consideração:

  1. Entender qual o objetivo principal do chatbot.
  2. Elencar os principais canais nos quais o chatbot será incorporado.

E é aqui que o BLiP aparece como protagonista! A plataforma criada inteiramente pela Take permite que o seu negócio construa chatbots de maneira simplificada, integrando todas as suas APIs ao BLiP – acredite, é tão fácil quanto desenhar um fluxo de mensagens.

O objetivo da Take é estreitar ainda mais o espaço que separa você do seu cliente, criando estratégias que transformarão a comunicação entre as duas partes. Hoje, a empresa conta com grandes parceiros e cases de sucesso, resultado de um trabalho estratégico que foca na otimização de processos.

Seu objetivo é automatizar o atendimento com um chatbot, gerando resultados que impactarão as vendas, marketing e na melhoria de atendimento do seu negócio? Então entre em contato agora mesmo!

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