Como encontrar novos clientes através da prospecção

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Toda empresa deve saber como encontrar novos clientes através do mecanismo de prospecção. Afinal, sem novos clientes, a empresa não tem como aumentar o seu faturamento e não consegue crescer.

No entanto, para muitas companhias, prospectar clientes é algo caro e ineficaz. Gasta-se muito dinheiro até chegar a um cliente para fechar o negócio. No fim, é possível que esse cliente nem sequer tenha um LTV (lifetime value) que compense o gasto para encontrá-lo.

Seria ótimo se houvesse uma maneira para arranjar novos clientes gastando pouco, não é mesmo? Mas há! Quer saber como encontrar novos clientes com esse método? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Defina quem é o cliente certo para a sua empresa

O primeiro passo para quem busca saber como encontrar novos clientes é determinar, afinal de contas, quem é o consumidor perfeito para o seu produto ou serviço. Isso é útil pois evita que você desperdice recursos com quem não vai comprar.

Por exemplo, suponha que sua empresa seja uma produtora de embalagens e você quer prospectar clientes para um novo produto, que é uma embalagem em formato de latinha de cerveja.

Isso significa que o seu cliente ideal são empresas que produzem cerveja. No entanto, só isso não basta. Por exemplo, imagine que você entra em contato com uma pessoa que produz cerveja artesanal para vender para os amigos ou para um bar local.

A produção dessa pessoa é pequena e, por causa disso, ela não tem recursos para comprar as suas embalagens, especialmente não em grandes quantidades. Logo, ela não serve para ser um cliente.

Nesse exemplo, o cliente ideal para a sua empresa seria uma fabricante de cerveja com capital social que indique que se trabalhe com volume o suficiente para se interessar por uma embalagem personalizada.

Sabendo disso, já é possível excluir da lista de possíveis clientes uma série de empresas, o que permite focar melhor os seus recursos, como dinheiro e tempo, naqueles potenciais consumidores que cumprem os requisitos desejados.

Estabeleça uma estratégia de comunicação para o cliente

Saber quem é o seu cliente ideal permite que você possa dedicar mais esforços para convencê-lo a comprar o seu produto ou serviço. No entanto, isso não vale de nada se você não souber se comunicar com essa pessoa.

Por exemplo, é necessário cumprir alguns passos básicos, como obter contatos para ligar ou mandar um e-mail para a empresa em questão, de modo a poder iniciar uma comunicação.

Depois, quando estiver falando com alguém dentro da empresa, é importante chegar até a pessoa que faz a tomada de decisões sobre comprar ou não o seu produto. Por exemplo, não vale a pena apresentar seu serviço para alguém do setor de marketing, já que essa pessoa não decide nada.

Quando finalmente entrar em contato com a pessoa certa, é essencial que você tenha uma apresentação formatada diretamente para aquela pessoa. Essa apresentação deve conter os seguintes itens:

  • apresentação do seu produto ou serviço;
  • pequeno resumo de como o seu produto ou serviço resolve um problema do cliente;
  • apresentação de algum dado estatístico que comprova a eficácia do produto;
  • um caminho para que o potencial cliente possa aprender mais sobre o seu produto;
  • conteúdo customizado mostrando que você se preocupou em pesquisar o cliente em potencial;
  • finalização relembrando o produto e sua eficácia.

Além disso, não esqueça de manter um canal de contato aberto com o cliente em potencial, para que ele possa se manter em comunicação constante com você, seja pelo telefone, seja por e-mail.

Aprenda como encontrar novos clientes com a ferramenta certa

Depois que você montou a apresentação perfeita para conquistar novos clientes, é preciso encontrá-los no mercado. Afinal, sem poder chegar até eles, não adianta nada ter um excelente pitch.

E aí, como encontrar novos clientes no mercado? Nós recomendamos a ferramenta CNPJ.biz

Essa ferramenta permite pesquisar no mercado empresas que preencham determinados requisitos que seja do seu interesse.

Ou seja: é possível pesquisar empresas com base no seu segmento de atuação (achar só cervejarias, por exemplo), por cidades e estados (para estratégias localizadas), Capital Social (para evitar empresas pequenas demais ou grandes demais), Data de abertura (para encontrar novatos ou experientes), Se é MEI ou não, qual o regime tributário, se está ativa ou inativa e muito mais.

Além disso, o site ainda disponibiliza telefone e e-mail das empresas para que você possa entrar em contato. Tudo isso é possível porque os dados são públicos e cadastrados junto à Receita Federal.

Com o CNPJ.biz, fica muito mais fácil saber como encontrar novos clientes para a sua empresa. Basta usar a ferramenta e você obterá uma lista enorme de potenciais consumidores. Depois, entre em contato com eles e apresente seu produto. Com certeza algumas das empresas listadas ficará interessada em ouvir mais.

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