Como evitar problemas em uma sociedade?

with Nenhum comentário

Abrir uma empresa no formato de sociedade pode não ser exatamente algo fácil. Claro que de começo isso pode parecer a coisa mais lógica do mundo, afinal, você vai poder dividir os gastos, de repente a pessoa da sua sociedade vai entrar justamente com o capital que faltava para a sua empresa andar, ou de repente o capital maior até foi seu, mas a ideia genial para dar o início de tudo foi dela.

Segundo o JusBrasil, a briga de sócios está entre as principais causas de fechamento das empresas, perdendo apenas para falhas no planejamento financeiro do negócio e falta de capital.

O problema é que lidar com outras pessoas administrando um negócio pode ser um desafio, afinal, cabeças diferentes vão ter ideias diferentes, e nem sempre as pessoas vão chegar em um consenso.

Isso não significa, no entanto, que toda sociedade está fadada a uma cisão de empresas em seu futuro, e existem coisas que são possíveis serem feitas para evitar que o pior aconteça.

Por isso, hoje vamos ajudar nisso, e dar algumas dicas de como conseguir ter uma sociedade evitando problemas.

Tenha tudo sob contrato

Já ouviu a frase “combinado não sai caro”? Pois é, ela pode ser aplicada no meio empresarial através de contratos. Não importa o quanto você goste e confie no seu parceiro ou parceiros de negócio, absolutamente tudo tem que estar definido no contrato na empresa de vocês.

Dessa forma, você faz com que certas coisas possam gerar discussões no futuro, nunca seja uma questão de conversa, mas sim algo pré-estabelecido em contrato que foi concordado e assinado pelos dois.

Em um contrato você pode estabelecer coisas como:

  • Como vai ser a divisão de lucros
  • Função de cada um dentro da empresa
  • Poder de decisão de cada um dentro da empresa
  • Como as coisas vão ser em caso de dissolução da sociedade.

Isso pode até não evitar que alguns desentendimentos aconteçam, mas pelo menos vai minimizar os danos que esse desentendimento causará, além de dar a você a chance de mostrar para as pessoas da sua sociedade que apesar de não estar feliz, ele mesmo concordou com a situação atual da empresa.

Diálogo é tudo!

Passado a parte do contrato, precisamos lembrar que apesar de deixar a palavra de cada um mais segura, ele não substitui conversas. Se você quer ter uma sociedade saudável com alguém, vocês precisam estar prontos para conversar e resolver coisas juntos.

O diálogo é a base para qualquer relação, e ela não é apenas em relações de afeto ou amizades, mas sim também dentro de negócios empresariais também.

Existem diversos problemas que podem ser resolvidos na base do diálogo, apenas ouvindo o outro lado entendo o porquê aquela pessoa está pensando o que está pensando.

É importante que os dois lados estejam dispostos a ouvir tanto quanto estão dispostos a falar, do contrário, é impossível viver em sociedade, seja na vida ou na sociedade empresarial.

Não prometa coisas que você não pode cumprir

Esse é um dos grandes motivos do porquê empresas entram em colapso, não só por conta do desentendimento, mais do que levou a esse desentendimento. Dentro de uma empresa todos têm a função, inclusive os donos, que também precisam fazer a sua parte do trabalho.

Sendo uma sociedade, todos têm uma função, e se você promete que vai fazer tal coisa dentro da empresa você precisa realizar essa coisa, porque a partir do momento que você promete as pessoas passam a contar com isso, e começam a tomar outras decisões que só podem dar certo se você fizer o que você prometeu.

Se você não cumpre com isso, você não só vai irritar seus sócios, como provavelmente vai gerar um problemão já que outra coisa dentro da empresa dependia diretamente daquilo que você não fez.

Isso fere a relação, mas também prejudica a empresa diretamente, e aí esse problema pode se tornar uma bola de neve, já que muitas vezes você vai ter que fazer outras promessas, e elas vão ter que ser cumpridas, do contrário os problemas vão crescer mais ainda, até o ponto onde vai se tornar um incêndio que não pode ser apagado.

Tenha objetivos parecido

Todo mundo que começa uma empresa tem que ter um objetivo em mente, um lugar ou lugares que vocês querem chegar. E isso precisa estar alinhado.

Se vocês tiverem ideias completamente convergentes de para onde a empresa precisa ir, em algum momento isso vai acabar dando um problema bem grande.

Um objetivo só pode ser alcançado se os dois lados estão realmente focados nele, e você e seu parceiro ou parceiros estão com ideias diferentes sobre o futuro, o melhor que vocês podem fazer é sentar e conversar para poderem alinhar o futuro da empresa porque as decisões que vocês tomam devem ser caminhando para uma mesma direção.