Como fazer um site de forma simples e prática

with Nenhum comentário

Hoje em dia, basicamente, você pode optar por fazer um site de três maneiras diferentes: usando um construtor de sites (faça você mesmo), contratando um web designer ou criando um site grátis – que geralmente tem limitações e desvantagens. 

A questão é que criar um site próprio nunca foi tão fácil, graças aos construtores de sites modernos. 

Além disso, se você preferir contratar um profissional, também pode facilmente encontrar opções na internet. Tanto de web designer, quanto de agências que fazem criação de sites. 

Porém, se você realmente colocar a “mão na massa” e criar o site, precisa saber que os construtores de sites são plataformas simples.

Elas colocam você no controle, permitindo que use modelos profissionais e, em seguida, personalizando tudo de acordo com sua preferência. 

Você não precisará de nenhuma experiência de codificação ou conhecimento técnico.

Mas, será que é tão simples assim a criação de sites

Pensando na dúvida acima, criamos este artigo para te dar algumas dicas de como fazer um site de forma prática. Continue a leitura e confira! 

Dicas para criar um site

Construir um site sozinho não é tão difícil quanto você imagina, e os construtores de sites também tornam isso muito acessível.

Portanto, as dicas a seguir são para quem optar por criar uma página web através dessas ferramentas.

1. Escolha o construtor de site

Para construir um site, você primeiro precisa decidir com qual plataforma irá construí-lo.

Bem, há alguns anos, a maioria dos sites eram criados usando código HTML, CSS e PHP. Cada um deles levou muito tempo para aprender e era difícil de dominar.

É por isso que a maioria das pessoas ainda pensa que criar um site do zero é difícil ou requer muitas habilidades de codificação e design – mas isso não é mais verdade.

Hoje em dia, os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) – como o WordPress – se tornaram uma ótima opção para criação de site.

Simplificando, um CMS (ou plataforma de construção de site) é uma plataforma amigável para construir sites e gerenciar seu próprio conteúdo online, em vez de criar um site do zero usando HTML, PHP e outras linguagens de codificação.

Alguns dos principais construtores de sites são:

  • WordPress;
  • Wix;
  • Squarespace;
  • Drupal;
  • Joomla.

2. Escolha um domínio e uma hospedagem de site

Para colocar um novo site online, você precisará de duas coisas:

  • Um nome de domínio (um endereço da web como nomedousuário.com);
  • Hospedagem de sites (um serviço que conecta seu site à Internet).

No caso do WordPress, a ferramenta em si é gratuita, mas a hospedagem e o nome de domínio não são. No entanto, o custo costuma ser bem acessível. 

Para parecer profissional, você precisa ter seu próprio nome de domínio, em vez de um domínio gratuito que pertence a outra pessoa (por exemplo, suaempresa.com.br-website-gratuito.com).

E, ter um serviço de hospedagem de qualidade também o ajudará a garantir que seu site não caia e carregue rapidamente (o que é muito importante para todos que visitam suas páginas).

Você pode escolher e registrar o domínio do seu site – caso o que você queira esteja disponível – no Registro.br, por exemplo. Você só precisa fazer se a sua hospedagem de site já não oferecer a opção de domínio incluído na assinatura que você contratar. 

3. Comece a criar o seu site

Esta etapa pode variar muito de acordo com o construtor de site que for escolhido. Porém, existem algumas etapas que são importantes em todos eles. Veja quais são elas a seguir: 

  • Escolha um tema: você precisará escolher – pode ser uma opção gratuita ou paga – um tema que represente o seu negócio e ofereça uma boa experiência para os usuários do seu site. Tome cuidado para não escolher um tema que não tenha relação com o seu público-alvo. 
  • Adicione conteúdo: você precisará incluir o conteúdo das páginas, como o “Sobre Nós”, “O que fazemos”, “Nosso produtos/serviços”, “Fale conosco”, “Cases de sucesso” e assim por diante. Além disso, precisará incluir imagens de alta qualidade. 
  • Verifique se o site está bem organizado: é importante conferir como está a distribuição das informações no seu site. Pense que ele é uma biblioteca. 

Logo, a estrutura do seu site se tornará cada vez mais importante quanto mais conteúdo você adicionar nele. É fundamental que as páginas façam sentido para os visitantes e as informações sejam fáceis de serem encontradas. 

4. Faça a otimização do site

Pode ser que você escolha uma opção de construtor de site que já te ajudará quando o assunto é otimização (SEO)

No entanto, é importante que você esteja consciente de que precisa focar nas técnicas de SEO para que o seu site consiga conquistar um bom posicionamento nos resultados de mecanismos de pesquisa, como o Google. 

No caso do WordPress, por exemplo, é possível instalar plugins de SEO que te ajudarão a incluir e configurar as informações necessárias para ter uma boa otimização das páginas.

Conclusão

As dicas que você acabou de conferir são apenas algumas informações que te ajudarão a construir o seu site de forma mais simples e eficaz. 

Fazer um site vai exigir dedicação da sua parte. Ao mesmo tempo, pode ser muito gratificante quando você adquire uma nova habilidade e começa a ver seu trabalho árduo valer a pena.

Mas não pare aqui. Use seu novo conhecimento para aprender mais e implementar funcionalidades e recursos mais complexos. Dessa forma, você não aprenderá apenas a fazer um site, mas exatamente o site que deseja.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *