Como impulsionar os resultados da indústria em 2021

with Nenhum comentário

No último ano, a demanda por diversos produtos e serviços caíram drasticamente devido ao distanciamento social, em contrapartida à indústria dos setores hospitalares, EPI’s, produto de higiene e limpeza e principalmente álcool tiveram uma demanda assustadora. Com isso, alguns setores retrocederam seus processos e buscam em 2021 o apoio da tecnologia para mudar seus resultados. 

Não há como negar que a pandemia nos mostrou o quão vulnerável a indústria estava empresarialmente, onde não foi possível prever os desmoronamentos e nem o aumento de demanda de alguns setores. Passando esta fase, é hora de avaliar como moldar a retomada e impulsionar os resultados em 2021. 

A tecnologia aliada a indústria 

A falta de investimento em tecnologia na manufatura pode ser um dos grandes causadores da baixa nas indústrias. Com um mercado cada vez mais instável e uma economia duvidosa, torna-se fundamental manter os processos mais ágeis e eficientes.

A Gartner, empresa americana de pesquisa e consultoria especializada, apontou que entre as tendências de 2021 estão as famosas tecnologias Blockchain e Internet das Coisas (IoT). No entanto, fatores como o foco na experiência do consumidor, personalização, ativação de consumo por experiência e compra on-line, tem sido a nova aposta, já que a tecnologia sozinha não resolve tudo.

A nova visão da Indústria é utilizar a tecnologia autônoma para automatizar processos produtivos, utilizando IoT, Big Data, Software de gestão e Inteligência Artificial nas tarefas repetitivas e pesadas, e deixando o ser trabalho humano com a inteligência, a criatividade.

Tendências da Indústria para 2021

Como falamos acima, o comportamento do consumidor vem sendo modificado e incentivado por novas tecnologias emergentes. Por essa razão, podemos afirmar, que indústrias que não inovarem na experiência do cliente e em novas ferramentas  dificilmente permanecerão ativas no mercado em 2021. 

Separamos algumas dicas de como impulsionar os resultados da sua indústria em 2021, confira. 

Indústria sustentável 

Pautados no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social, oferecendo produtos com certificados ambientais e que utilizem matérias-primas biodegradáveis terão cada vez mais peso na competitividade das indústrias.  Isso porque, além de ser um diferencial, contribui para questões econômicas, como por exemplo, indústrias de diversos segmentos estão implantando sistema de geração fotovoltaica, também conhecida como energia limpa.

Inteligência Artificial  (IA)

Toda indústria com foco em inteligência artificial tem como objetivo alcançar um crescimento de dois dígitos, e por isso, a IA se torna a chave para uma empresa automatizada e mais produtiva.  Onde a inteligência artificial processa os dados coletados das máquinas industriais, aumenta a velocidade e economiza custos ao eliminar a necessidade de enviar os dados para a nuvem.

Os algoritmos de aprendizado profundo e de máquina estão sendo desenvolvidos para permitir o treinamento e a inferência diretamente em dispositivos como câmeras, servidores de borda locais, roterizador, etc.  

Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas contribuirá nos resultados industriais 2021 sendo utilizada para otimizar e aumentar a produtividade de diferentes processos, seja na produção, na prestação de serviços ou na administração. Possui a flexibilidade de ser aplicada em diversos setores, capaz de facilitar a vida em qualquer tamanho de empresa.

A IFS, fornecedora global de softwares, divulgou recentemente uma pesquisa com 200 executivos norte-americanos, que relataram ganhos substanciais com o uso da IoT ano após ano em duas empresas industriais. 

Internet 5G

A nova rede 5G terá um papel estratégico dentro da indústria, mais equipamentos poderão ser conectados, interagindo com maior velocidade. Na indústria, equipamentos irão coletar, avaliar e compartilhar cada vez mais dados e informações. 

Com o tempo, a velocidade 4G não mais comportará as demandas e agilidade exigidas pelas indústrias em 2021, com isso, a indústria terá que buscar uma internet mais segura e de melhor qualidade, tornando-se a maior tendência de 2021 para quem busca impulsionar seus  negócios.

Em 2021 ainda teremos grandes desafios, principalmente com a retomada da economia e atividade industrial. Por isso, investir em estratégias e tecnologias para impulsionar os resultados da indústria é uma das soluções que os gestores devem buscar para evitar que sua empresa seja  ultrapassada por seus concorrentes. 

Assim, ajustar processos, reduzir risco e custos e alimentar o processo de evolução deve ser um dos focos do setor industrial em 2021, amparado por tecnologia que garanta governança, compliance e competitividade.

Texto produzido por Márcio Silva – CEO da W3ERP 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *