Como saber se vale a pena apostar em ações do setor automotivo?

with Nenhum comentário

Conheça mais sobre essa opção de investimento e aprenda a escolher bons ativos para investir

O desempenho das empresas está diretamente atrelado a fatores externos. A economia e as decisões políticas, por exemplo, impactam em diferentes mercados e em vários níveis. Neste contexto, até 2019, o mercado automotivo se preparava para uma fase de expansão; porém, com a pandemia, aconteceu uma retração de mercado.

Quem realiza investimentos e já está familiarizado com a compra e a venda de ações sabe que os movimentos de baixa podem ser uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir determinados ativos para venda futura.

Como funciona o investimento em ações?

Para investir em ações da B3 é necessário conhecer este tipo de investimento e entender de que forma ele pode compor a sua carteira de investimentos. Existem diferentes maneiras e níveis de complexidade em um investimento na bolsa de valores.

Mas, de uma forma geral, ele funciona por meio da compra de ativos financeiros e posterior venda. As ações são pequenas partes de uma empresa; por isso, quem as compra se torna acionista do negócio, adquirindo o direito de receber dividendos e bonificações.

Para comprar ações de uma empresa, é necessário que ela esteja listada na bolsa de valores B3. A seguir, elencamos algumas empresas do setor automotivo que têm capital aberto e oferta de ações para venda na bolsa.

  • Metal leve — LEVE3: fabrica e comercializa componentes de motores.
  • Iochpe Maxion — MYPK3: produz rodas automotivas e componentes estruturais.
  • Tupy — TUPY3: atua na  usinagem e fundição de cabeçotes e blocos de motores.
  • Fras-le — FRAS3: fabricante de autopeças para veículos comerciais.
  • Plascar — PLAS3: industrialização e comercialização de peças para acabamento interno e externo de veículos automotores.
  • Marcopolo — POMO4: fabricante de carrocerias de ônibus.
  • Randon — RAPT4: fabricante de peças como pastilhas, lonas, sistemas de freio, suspensão, eixo, entre outros.
  • Tegma — TGMA3: empresa de logística que transporta veículos zero quilômetro.
  • Mahle — LEVE3: fabricação e comercialização de componentes de motores e filtros automotivos.

Essas são algumas empresas ligadas ao setor automotivo que oferecem ações para venda aos investidores. Mas como escolher o ativo ideal? E será que realmente é uma boa estratégia entrar neste mercado?

Como saber se vale a pena apostar em ações do setor automotivo?

Assim como em qualquer produto financeiro, é fundamental que o investidor aprenda a identificar as melhores oportunidades, levando em consideração o mercado. 

No caso da compra de ações, é preciso estudar as empresas de que você pretende adquirir ativos. Confira abaixo alguns aspectos que devem ser analisados antes de comprar ações de uma determinada empresa.

Planos e perspectivas de crescimento

Antes de escolher as ações de uma determinada empresa é necessário pesquisar junto ao mercado a respeito das suas perspectivas e planos daquele negócio. Tente encontrar respostas para questões como “a empresa pretende fazer uma fusão?” ou “ela está planejando aumentar sua produção?”. Se o negócio tem perspectivas de crescimento, isso é um bom sinal para o investidor. 

Lucratividade 

Outro aspecto que deve ser analisado diz respeito à lucratividade — o percentual de ganhos da empresa. Antes de comprar ações, é recomendado que o investidor estude o histórico de lucratividade da companhia.  

Posicionamento do mercado 

De uma forma geral, empresas listadas na bolsa têm um nível de competitividade alto dentro do seu mercado de atuação. Empresas que se destacam nesse aspecto se diferenciam em relação aos seus concorrentes e isso é um ponto positivo para quem pretende investir. 

Investimento em tecnologia

Outro ponto de atenção é o posicionamento do negócio com relação aos investimentos em tecnologia. Empresas que atuam no segmento automotivo costumam investir constantemente em inovações, o que sinaliza potencial de crescimento.

Muitos investidores com pouco conhecimento sobre o mercado têm dúvidas nas horas de escolher ativos para investir, especialmente quando se tratam de ações, tendo em vista a existência de muitas companhias oferecendo esse tipo de produto na bolsa de valores.

Para quem já estudou as companhias e segue em dúvida a respeito das melhores escolhas e da viabilidade de aplicar em ações do setor automotivo, é interessante buscar auxílio de profissionais especializados, que tenham conhecimento real sobre o mercado. 

O setor automobilístico teve uma queda recente, o que significou um momento oportuno aos investidores. Porém, é válido destacar que se trata de um setor que se recupera rapidamente. Por isso, é essencial acompanhar constantemente as movimentações do mercado, o preço das ações, os comportamentos do setor e as melhores oportunidades.