Como usar o chatbot para indústria e gerar mais leads

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O chatbot é uma poderosa ferramenta de atendimento ao cliente utilizada por negócios de diversos setores. É comum se deparar com este recurso enquanto navega por sites de empresas, lojas virtuais e até mesmo nas redes sociais. 

Geralmente, o recurso aparece oferecendo instruções ou respondendo perguntas de forma automática sobre as principais informações de uma empresa. 

O que alguns empreendedores não enxergam é que apesar de ligado diretamente com o atendimento, o chatbot pode fazer a diferença na hora de gerar leads. Um objetivo que é alcançado através da automação e otimização dos primeiros estágios de interação com clientes em potencial. 

Otimizar o auto-atendimento e oferecer uma boa experiência aos clientes é algo que irá impactar de forma direta e positiva a conversão de consumidores em leads, ou seja, consumidores interessados sobre o seu negócio.

Na indústria não é diferente. Otimizar as interações com consumidores que já demonstraram interesse em seu negócio fará com que mais leads entrem em sua base, proporcionando a oportunidade de aumentar seu engajamento e vender mais. 

Para entender melhor, confira o nosso artigo e entenda como o chatbot pode ser usado para gerar leads na indústria.

Por que gerar leads é importante?

Um dos maiores desafios de negócios de todos os segmentos é a geração de leads qualificados, pois, para alcançar este objetivo é preciso criar uma relação de confiança com cada perfil do seu público. 

Outro aspecto importante é a autoridade de sua empresa em sua área de atuação. Conquistar o reconhecimento de liderança no mercado é uma forma de agregar valor às suas soluções e, por consequência, atrair mais consumidores. 

O papel do chatbot neste processo é a possibilidade de criar experiências com o foco na conversão em vendas. Além disso, a automação dos processos iniciais de interação com o cliente permite às empresas um maior foco nas atividades estratégicas internas, otimizando a administração do seu negócio.

Como funciona a geração de leads através do chatbot?

Geralmente os chatbots são ferramentas utilizadas apenas para proporcionar a possibilidade de autoatendimento aos consumidores. Contudo, a solução apresenta recursos que podem ser explorados para gerar leads. 

No momento em que uma pessoa decide interagir com seu negócio através de um chat, seja em seu site ou rede social, seu chatbot será capaz de obter informações importantes e responder em tempo real. Esses dados coletados são enviados para sua base e esta pessoa se torna um lead. 

Isso significa que os chatbots programados para captar as informações de consumidores e integrados com seu banco de dados, já podem ser considerados ferramentas de geração de leads. 

Além disso, através das próprias configurações e interface do chat, a ferramenta de autoatendimento pode conseguir até mesmo fazer com que os consumidores optem por serem contatados pelo negócio no futuro. 

As interações iniciais proporcionadas pelo chatbot permitem a coleta de leads mais qualificados. Isso é possível porque os atendentes humanos responsáveis por dar sequência ao atendimento já estarão preparados com as principais informações de um consumidor e irão agir para lhe proporcionar uma ótima experiência de atendimento.

5 dicas para captar leads com o chatbot

O chat online é o canal de atendimento preferido dos consumidores, quando comparado ao telefone e ao email. Oferecer esta opção junto a implementação de um chatbot permite que o seu negócio alcance uma grande parcela de clientes em potencial. 

Confira a seguir dicas que irão ajudar sua empresa a utilizar esta tecnologia para gerar leads e aumentar suas conversões. 

1. Ofereça conteúdo através do chat

O conteúdo de qualidade é uma excelente maneira de conquistar a atenção do seu público-alvo para convertê-lo em leads. 

O chatbot pode ser incluído nas estratégias de marketing de conteúdo para proporcionar uma comunicação mais direta, interativa e pessoal com o seu público. Através de suas redes sociais e aplicativos como o WhatsApp e o Telegram, sua empresa pode enviar conteúdos relevantes para pessoas que interagiram com seu chat. 

Portanto, utilize a interface dos seus chats para oferecer aos consumidores a opção de receber informações, notícias e até mesmo promoções especiais através do canal de comunicação.

2. Colete informação

Os bots usados em seu chat podem ser configurados para fazer perguntas relacionadas sobre os produtos procurados por um cliente, características que deseja, forma de negociação, logística, os qualificando com leads.

Então, os atendentes humanos estarão preparados para prosseguir a interação de forma adequada e objetiva, economizando tempo e tornando a comunicação mais efetiva para ambos. 

3. Engaje os visitantes

É possível envolver leads através do chatbot a qualquer momento, durante 24 horas dos 7 dias da semana. Essa é uma forma de tornar o atendimento do seu negócio mais confiável e de oferecer a oportunidade de que leads permaneçam conectados à sua marca após o primeiro contato. 

4. Use o chatbot como uma landing page

Ao invés de usar landing pages e formulários, você pode converter visitantes em leads através do seu chat. 

O canal de comunicação pode ser programado para fazer perguntas específicas ou solicitações de informações antes de liberar uma opção de botão para liberar conteúdos como ebooks, webinars, vídeos, etc.

Então, as informações coletadas podem ser usadas a partir da integração com seu CRM  para criar um novo contato em sua plataforma de geração de leads.

5. Forneça resposta relevantes

Para serem eficientes, os chatbots precisam ser configurados corretamente. Responder perguntas com informações irrelevantes e fornecer respostas que estejam fora de contexto  são ações que podem afastar clientes em potencial. 

Uma maneira eficaz de evitar estas situações é mapear as principais interações de consumidores com seu chat. Busque formas de oferecer respostas exatas para o maior número de situações possíveis. 

Além disso, lembre-se de oferecer uma opção para clientes que desejam ser atendidos por profissionais humanos, seja por preferência ou pelo fato do bot não ser capaz de solucionar situações mais complexas.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha trazido informações relevantes sobre a utilização estratégica do chatbot em seu negócio.

Ferramentas profissionais como o JivoChat podem ajudá-lo a integrar canais de comunicação e otimizar o atendimento ao cliente através do uso de um chatbot intuitivo para os visitantes de sua página.

Considere como esta tecnologia pode impactar o desempenho de sua equipe e seus resultados. Boas vendas!

Conteúdo produzido por JivoChat.

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