Criação de sites: 3 pontos importantíssimos para guiar suas decisões

Hoje, para manter uma empresa, é necessário estar conectado ao mundo digital, mas existem formas mais corretas para marcar sua presença online. 

Uma delas é a criação e desenvolvimento de websites, que tem o poder de ser o seu cartão de visitas e mostrar ao mundo quem você é e o que pretende.

As redes sociais e os conteúdos em blog também são boas formas de converter o fluxo de visitantes em clientes.

Mas será que você precisa mesmo ter um site? Se sim, quais são os tipos que existem? E como fazer para investir da melhor maneira?

Aqui, temos informações que vão te ajudar a entender tudo isso e tirar as dúvidas comuns sobre o assunto. Então, fiquem até o final!

Por que ter um site: principais motivos

  • Ter uma empresa aberta para vender 24 horas por dia, o ano inteiro, sem feriados e recessos.
  • Marketing de divulgação muito mais eficiente.
  • Possibilidade na alteração de portfólio ou catálogo quando quiser.
  • Novos mercados e públicos para seu ramo de negócio.
  • Facilidades a informações disponíveis e agilidade com o atendimento.
  • Opção de recolher dados valiosos através de formulários.
  • Investimento de baixo custo (menor que a de uma loja física).

Por esses e outros motivos sua empresa precisa ter um site, ajudando a alavancar seus resultados por meio de mais vendas. 

Você conhece os tipos de sites?

Então, vamos lá, agora que você já tem uma ideia do que um site pode fazer por você, existem alguns modelos de sites e você deve saber exatamente em qual pretende investir.  Há alguns modelos de sites que são:

Site institucional

Você sabe o que é? Basicamente é um cartão de visita da instituição / empresa, em que são divulgadas informações sobre ela, seus produtos, entre outros.

Site dinâmico

É um modelo onde atualizações são feitas de forma mais simples. É um site onde redes sociais fazem inserções e assim integrar conteúdos para atrair um público maior.

Site one page

É um site com apenas uma página. São geralmente usadas por empresas que estão iniciando o seu negócio e que não possuem muitos conteúdos.

Blogs

São fundamentais para quem gosta de estar sempre atualizado e é com eles que as empresas preferem um relacionamento um pouco mais informal, atraindo novos clientes.

Portais

Site para divulgação de conteúdos variados. ex.: política, decoração, esporte, dieta, estética etc.

Qual o planejamento para criar um site de alto padrão?

O web design faz toda a programação que um site precisa. Ou seja: ele tem papel fundamental para converter em clientes os visitantes de SEO, PPC, rede social, marketing online, entre outros.  

Para a criação de um site de alto padrão, um web designer cria um passo a passo único e é importante conhecê-los. São esses:

  • Coleta de informações para estabelecer o propósito do site, objetivo e o público-alvo.
  • Planejamento para que se estabeleça o mapa do site, a estrutura e as tecnologias que deverão ser utilizadas.
  • Design do site / layout, que é o momento em que serão estabelecidos o modelo de estrutura, o estilo visual e a usabilidade de interface.
  • Conteúdo, que é a criação de textos, fotos e vídeos e a otimização de ferramentas da comunicação para estabelecer vínculo com o visitante. 
  • Desenvolvimento: é a codificação HTML e CSS, banco de dados e o design responsivo.
  • Testes para confirmar se os códigos e scripts estão compatíveis com os principais navegadores do site e funcionando adequadamente.
  • Implantação: é a fase que ocorre o monitoramento, abrindo possibilidades de correções de possíveis problemas após criação do site – como o tempo de carregamento da página ou a alteração de elementos para melhorar a experiência do usuário.

E então, ainda ficou alguma dúvida sobre a criação de sites? É simples: deixe um comentário e vamos te sanar todas elas!

Conteúdo produzido em parceria com a Agência Oblige