Do marketing ao financeiro: 6 dicas para uma gestão de sucesso na indústria

Um notebook de fundo enquanto uma pessoa analisa contas
Um notebook de fundo enquanto uma pessoa analisa contas

A gestão de sucesso da indústria depende da integração entre todas as áreas da empresa para alcançar a máxima eficiência. 

Pensar na produção é essencial, mas o marketing e financeiro são, respectivamente, a inteligência e a base das indústrias modernas. 

Não à toa, os gestores têm se focado em estratégias de marketing e gestão financeira para aumentar as vendas e ampliar sua capacidade produtiva. 

Por isso, vamos ajudar você com dicas e informações valiosas sobre a gestão de sucesso na indústria — do marketing ao financeiro.

Siga a leitura e melhore seus resultados

O que significa gestão de sucesso em uma indústria?

A gestão de sucesso na indústria é aquela que garante os melhores níveis de produtividade, eficiência e lucratividade.

No contexto industrial, isso significa alcançar a alta performance no aproveitamento de maquinários, matérias-primas, pessoas, tecnologia, insumos e energia, entre outros recursos. 

Para a além da produção, o financeiro e marketing são estratégicos para gerenciar essas empresas.

Por isso, vamos focar nessas áreas para ajudar você a melhorar seus resultados.

O marketing na gestão industrial 

O marketing B2B (business to business ou de empresa para empresa) é a principal estratégia para aumentar as vendas, atrair clientes corporativos e posicionar as indústrias no mercado.

Os fabricantes também podem usar estratégias B2C (business to consumer ou de empresa para consumidor final), mas, de modo geral, o B2B é a prioridade para gerar negócios e criar relações duradouras com outras empresas.

De acordo com a pesquisa anual The CMO Survey, publicada em agosto de 2019 pela consultoria Deloitte, a verba deve aumentar 10,1% para o marketing de serviços B2B e 7,1% para o marketing de produtos B2B em 2020.

Em média, as indústrias pesquisadas no mundo todo destinam 11% de seu orçamento anual ao marketing — um recorde histórico da pesquisa. 

Enquanto isso, diminui a verba do marketing tradicional e aumentam os investimentos em marketing digital, com aumento de 11% das estratégias digitais no B2B (incluindo mídia paga e marketing de conteúdo).

No Brasil, o marketing digital também está dominando o B2B, seguindo a tendência global.

De acordo com a pesquisa O status do Marketing B2B no Brasil 2019, publicada pela Intelligenzia, 80% das empresas consideram o marketing digital um recurso importante para a geração de negócios na indústria.

Em relação aos objetivos do marketing B2B, destacam-se:

  • Gerar vendas (72%)
  • Trabalhar a marca institucional (52,8%)
  • Dar mais visibilidade a determinados produtos da empresa (46,2%)
  • Posicionar a empresa em determinado mercado/segmento (39,8%)
  • Melhorar a retenção do cliente (35,5%)
  • Expandir para outros mercados/segmentos de atuação (29%).

Todos esses objetivos podem ser alcançados com um bom plano de marketing industrial, que é um aspecto indispensável da gestão de sucesso.

A gestão financeira nas indústrias

Quando o assunto é gestão financeira na indústria, é preciso estar preparado para lidar com um fluxo de caixa robusto.

Com as tendências de otimização da indústria 4.0 e produção enxuta, é cada vez mais importante evitar qualquer desperdício, manter o controle rigoroso dos custos e garantir um giro de estoque contínuo.

Na área das finanças, a indústria se diferencia de outros setores pelo ciclo financeiro mais longo, já que o espaço é maior entre o pagamento dos fornecedores e o faturamento dos clientes.

Por isso, é preciso ter atenção redobrada para conciliar as datas de pagamento e recebimento, evitando rombos no caixa, além de manter o capital de giro necessário para sustentar a empresa.

Além disso, eficiência é a palavra de ordem, que passa pela redução de custos, projeção de vendas, gestão de estoque, plano de contas e outras funções que garantem a lucratividade da empresa.

Vamos entender melhor como lidar com as finanças da indústria a seguir.

6 dicas para uma gestão de sucesso do marketing ao financeiro

Agora que você entendeu o básico do marketing e gestão financeira na indústria, já pode acompanhar nossas dicas para uma gestão de sucesso.

Veja como melhorar seus resultados e aumentar os lucros:

1. Invista no marketing de conteúdo

Como vimos, o marketing digital é a aposta da vez para as empresas, especialmente o marketing de conteúdo

Além da tradicional mídia paga (links patrocinados), vale a pena ir além e produzir conteúdo relevante sobre seu segmento para mostrar autoridade ao mercado e atrair mais leads (potenciais clientes). 

Dessa forma, você pode mirar nos clientes certos e criar conteúdos ricos como whitepapers, ebooks e webinars.

2. Marque presença nas redes sociais

No estudo da Deloitte, as indústrias revelam que pretendem aumentar em 89% a verba para mídias sociais no marketing B2B.

Isso porque esses canais exigem baixo investimento e oferecem excelentes retornos, graças à proximidade com os clientes e possibilidades de segmentação. 

A pesquisa da Intelligenzia mostra que os canais favoritos para distribuição de conteúdo são o LinkedIn (79,5%), Facebook (76,7%) e  Instagram (64,4%) — daí a importância de estar presente nas mídias sociais.

3. Avalie o marketing com indicadores financeiros

O marketing e o financeiro devem trabalhar juntos na indústria, e você pode garantir essa integração usando KPIs (indicadores-chave de desempenho) monetários para avaliar a performance das campanhas. 

Por exemplo, você pode usar a taxa de conversão, custo de aquisição por lead e receita de vendas para medir o impacto das ações de marketing nos resultados financeiros da empresa.

4. Rastreie todos os custos

Na área financeira da indústria, um dos aspectos mais importantes é a contabilidade de custos.

Por isso, você deve incluir todos os custos diretos (diretamente relacionados à produção) e indiretos (gastos fixos relacionados ao funcionamento da empresa) na busca pela otimização e eliminação de desperdícios.

Isso inclui custos mais complexos como os de manutenção, depreciação de equipamentos, contratação de serviços terceirizados, etc. 

5. Foque nas projeções

Além do fluxo de caixa, a gestão financeira industrial deve ter uma visão de longo prazo com projeções de demanda, custos e receita para os próximos meses. 

Afinal, qualquer mudança no mercado, prolongamento de prazo de pagamento ou queda nas vendas pode impactar fortemente as finanças da indústria. 

Por isso é tão importante se dedicar ao planejamento financeiro e elaborar um orçamento adequado a todos os cenários possíveis.

6. Invista em tecnologia

A tecnologia é a melhor aliada para a gestão de sucesso industrial, desde a automação da produção até a digitalização dos processos administrativos.

No marketing, já ficou claro como a internet é o melhor meio para aumentar a visibilidade, gerar negócios e construir sua reputação atualmente.

Já no financeiro, a solução é utilizar uma plataforma de gestão 100% online como a Conta Azul, que automatiza suas tarefas e simplifica o controle das finanças. 

Com ela, você pode gerenciar as contas a pagar e receber, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e boletos, relatórios de custos e muitos mais, além de estar sempre conectado ao seu contador.

Na indústria, especialmente, faz diferença contar com a tecnologia para acompanhar as finanças de perto, eliminando a papelada e as planilhas que só dificultam o trabalho.

Agora é com você: coloque as dicas em prática no seu marketing e financeiro.

Assim, você estará no caminho certo para a gestão de sucesso na indústria.