Dutos de ventilação: o que é, para que serve e benefícios

with Nenhum comentário

Ter um bom sistema de dutos de ventilação é uma das principais preocupações para as indústrias e empresas em geral.

Afinal, um ambiente bem ventilado não representa apenas comodidade, mas uma obrigatoriedade quanto a questões de segurança no trabalho.

Porém, além de ser fundamental para a saúde e bem-estar dos trabalhadores, um bom sistema de ventilação também é essencial para manter máquinas e equipamentos preservados.

Em tudo isso, os dutos de ventilação são indispensáveis. E precisam ser construídos e instalados dentro de normas técnicas específicas, como veremos ao longo de ser artigo.

O que são e para que servem os dutos de ventilação?

Um duto de ventilação é um tubo especialmente construído para a condução do ar em diferentes ambientes. Portanto, ele serve para ventilar, climatizar e realizar a renovação constante do ar.

Esse tipo de duto pode ser feito de materiais como:

·         Alumínio;

·         Aço carbono;

·         Termoplásticos;

·         Aço inox;

·         Ou até aço galvanizado

Além disso, podem ser dutos rígidos ou flexíveis, em linha reta ou construídos em curvas suaves. Tudo depende da necessidade específica de cada projeto.

Isso porque o sistema de ventilação projetado precisa estar em harmonia com a fachada e os ambientes onde será instalado.

Conheça melhor os benefícios do sistema de ventilação

Um dos principais benefícios do sistema de ventilação é o controle térmico. Por essa razão, um dos principais sistemas onde os dutos de ventilação são empregados são os de ar condicionado.

Todavia, manter a temperatura ambiente agradável não é o único benefício do duto de ventilação. Pois, eles também contribuem para:

·         Proporcionar uma circulação de ar adequada;

·         Fazer a remoção do ar contaminado;

·         Ajudar a diluir a concentração de gases, vapores, odores e partículas diversas;

·         Evitar a disseminação de doenças;

·         Ajudar a conservar equipamentos de trabalho e máquinas;

·         Melhora a produtividade dos colaboradores.

Ou seja, os dutos de ventilação estão além de apenas mantém o conforto do ambiente.  Em alguns ambientes, como cozinhas industriais e fábricas que trabalham com produtos químicos, não é possível trabalhar sem a presença de um sistema de ventilação.

Devido a sua relevância e obrigatoriedade é importante que os dutos de ventilação sejam resistentes, e tenham uma boa durabilidade.

Em quais ambientes é necessário ter dutos de ventilação?

Um sistema de dutos de ventilação é necessário em quaisquer ambientes que precisam ser ventilados e são amplos, incluindo:

·         Galpões industriais;

·         Fábricas;

·         Diferentes tipos de indústrias;

·         Prédios;

·         Escritórios com divisórias;

·         Depósitos;

·         Galerias de lojas

·         Shopping Centers;

·         Estacionamentos subterrâneos, entre outros.

Em resumo, dutos de ventilação são necessários em quaisquer ambientes com circulação e presença de pessoas, máquinas e equipamentos.

Dutos de ventilação é a mesma coisa que dutos de exaustão?

Essa é uma dúvida comum de quem precisa instalar um sistema de ventilação e exaustão. Pois, o sistema de ventilação precisa de um sistema de exaustão para realizar o seu trabalho.

No entanto, um duto de ventilação não é igual a um duto de exaustão. Por quê, embora trabalhem juntos e necessitem um do outro para renovar o ar do ambiente, eles não possuem a mesma função.

Na verdade, o sistema de ventilação precisa de um sistema de exaustão para funcionar. Então, podemos dizer que o primeiro contém o segundo na maioria dos casos.

Isso ocorre porque, enquanto o sistema de ventilação joga o ar limpo no ambiente, a exaustão trabalha retirando o ar poluído, e até pequenas partículas sólidas do local, para então depositá-las em local adequado.

Por exemplo: enquanto em um duto de exaustão há um ar quente e poluído, ou até mesmo fuligem passando, no duto de ventilação há ar fresco e respirável.

Projetos de ventilação são únicos para cada ambiente

Cada espaço tem uma estrutura diferente, quem inclui paredes e tetos com diferentes materiais, vigas em lugares específicos, e assim por diante.

Isso significa que projetos de ventilação com dutos e outros componentes são projetados de uma forma única para cada ambiente. E por esse motivo, é necessário fazer uma avaliação prévia do local antes iniciar qualquer projeto.

Alguns componentes de um sistema de ventilação incluem:

·         Dutos de ventilação;

·         Ventiladores, que podem ser centrífugos ou axiais;

·         Coifas;

·         Filtros de ar e serpentinas;

·         Abafador de ruídos;

·         Exaustores;

·         Saídas de ar.

Cada um desses componentes desempenha um papel importante, sem o qual o sistema de desempenho não funciona de forma adequada. Portanto, todos precisam ser instalados no local certo e da maneira certa.

Como é instalado um sistema de ventilação?

A resposta para essa pergunta é: tudo depende do sistema de ventilação projetado. Por que, não há uma única forma de fazer a instalação.

Por exemplo: existem sistemas de ventilação projetados para serem colocados em tetos, seja de madeira, forro PVC ou outros materiais. Normalmente, são silenciosos, e os dutos de ventilação não ficam à vista.

Mas, em qualquer caso existem normas técnicas da ABNT que precisam ser seguidas, tanto para ventilação quanto para exaustão, como a ABNT NBR 16401-1 e ABNT NBR 14.518.

Essas normas existem tanto para padronizar quanto para garantir o funcionamento seguro de qualquer sistema de ventilação. 

A Metaltherm referência em dutos de ventilação

Contar com uma empresa confiável e que ofereça soluções em fabricação e instalação de dutos de ventilação, preparada inclusive para lidar com imprevistos, é fundamental.

Então, saiba que você pode confiar na Metaltherm como referência em dutos de ventilação e outros dutos industriais que você precisar.

Temos diferentes dutos de ventilação e uma equipe preparada para fazer um projeto único que atenda todas as suas necessidades.

Concluindo

Um ambiente laboral que seja confortável, com temperatura equilibrada e boa circulação de ar, melhora os índices de desempenho da equipe de trabalho. Afinal, tem um impacto positivo no clima organizacional.

Além disso, um bom sistema de ventilação ajuda sua empresa a cumprir as normas de segurança e medicina no trabalho. Pois, proporciona um ambiente laboral seguro, com boa salubridade e livre de ar contaminado.Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe conosco o seu comentário!  E, se você precisa de dutos de ventilação, entre em contato e faça um orçamento! Conteúdo produzido pela Inbounder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *