Empreendedores de sucesso com negócios de baixo custo

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Tem alguns dias que bate um certo desânimo, pensar no que fazer, como empreender e por quê empreender, não é mesmo? 

Mas para ter um negócio, é preciso ser resiliente. 

E uma forma de manter a força de vontade em dia e não desanimar é ter referências e exemplos que nos mostram que é possível alcançar resultados incríveis.

Às vezes o dinheiro está curto, mas queremos uma mudança de vida, tomar o controle de tudo. 

Mas como? O que fazer, como investir?

Como criar uma organização emocional para não desistir no meio do caminho e se sentir muito mal?

Então esse artigo se faz necessário para você!

Empreendedores que deram certo com negócios de baixo custo inicial

  • Bill Gates
  • Mark Zuckerberg
  • Eloi D’avila
  • Geraldo Rufino

Bill Gates

É impossível não falar sobre Bill Gates. 

Em uma garagem ele e um amigo criaram a Microsoft

Uma ideia que na época não era tão cara, mas que revolucionou o jeito como vivemos de uma forma vertiginosa. 

Atualmente, a Microsoft está entre as gigantes de tecnologia de todo o globo.

Mark Zuckerberg

Ainda na universidade criou o Facebook, que aos pouco avançou e saiu dos ambientes acadêmicos restritos e ganhou o mundo. 

Atualmente é uma das empresas mais caras do mundo e uma referência.

O Facebook tem capacidade de mudar o rumo de países e foi capaz de ressignificar a forma como as pessoas vivem e se relacionam.

Eloi D’avila

O dono da Flytour fugiu de casa aos 8 anos para se livrar do seu cunhado alcoólatra, de quem apanhava. 

Ficou em situação de rua e foi de Porta Alegre a São Paulo, chegou a fazer alguns trabalhos e sofreu muito na rua. 

De São Paulo foi para o Rio de Janeiro, onde lavava carros, até que conseguir o primeiro emprego em uma agência de turismo. 

Ali viveu uma grande transformação.

A dona da empresa permitiu que ele dormisse no sofá e pela primeira vez em anos, passou a ter um teto.

Voltou a São Paulo aos 17 anos para ajudar a irmã que tinha 6 filhos à época. 

Aos 20 anos se casou e tinha três empregos. 

Quando seu filho nasceu ficou desempregado e foi chamado para um cargo de chefia em um hotel, e lá criou a EDO, que é hoje a FlyTour. 

Geraldo Rufino

Esse empreendedor brasileiro catava latas de óleo aos 11 anos em um aterro sanitário. 

Hoje, é dono da JR Diesel, uma empresa que fatura mais de 50 milhões ao ano com desmanche legal de caminhões. 

Largou a escola, e depois voltou depois de arrumar um emprego que o incentivou a retomar os estudos, aos 15 anos conseguiu comprar o primeiro carro e aos 25 anos já tinha dois caminhões que utilizava para transportar adubo. 

Em 1985 seus caminhões quebraram e para não ficar no prejuízo, desmontou e vendeu as peças. Então, percebeu um mercado que podia ser explorado. 

O que essas histórias têm em comum?

Mark Zuckerberg e Bill Gates tem uma coisa em comum: dominavam conhecimentos avançados e que poderiam ser explorados de diversas formas. 

Encontraram uma oportunidade e aplicaram o que sabiam.

Já os brasileiros Eloi D’Avila e Geraldo Rufino passam por uma dinâmica diferente: empreenderam por necessidade. 

Viram a oportunidade e toparam o desafio. Muitos anos depois, sabemos que seus empreendimentos deram certo.

Ambas as possibilidades são acertadas, são distintas, têm motivações diferentes, mas funcionam. Seja por necessidade, por conhecimento, por uma sacada genial ou pelo interesse em se tornar um empreendedor, não importa. 

A motivação é apenas um primeiro gatilho, existem muitos desafios que precisam ser vencidos.

Apenas a perseverança, o preparo e a capacidade de se superar e ser resiliente diante das adversidades faz com que o empreendedor alcance o verdadeiro sucesso.

Mas, e que negócio abrir afinal?

Dicas de Empreendimentos de baixo custo

Já sabemos que precisamos de um gatilho e de motivação. 

E vimos algumas histórias inspiradoras da qual podemos partir para pensar a nossa própria trajetória e nos ajudar a lembrar que é possível empreender e ter sucesso. Mas como empreender com baixo custo? Quais empreendimentos são possíveis?

Bom, para empreender é necessário dinheiro. 

Mesmo que um investimento inicial mais baixo.

Mas, se você tem alguma possibilidade de investir, isso fica resolvido. 

Assim que o retorno financeiro começar a vir, será necessário ter diligência e separar o que é reposição do seu custo operacional e o que deve ser investido em divulgação, e somente o restante é o lucro líquido.

Mas vamos a algumas ideias.

Setor alimentício

São muitas as possibilidades para se trabalhar com o setor alimentício e ainda maiores os desafios.

Quando você decidir que quer vender comida, vai precisar definir qual o nicho: almoço, marmitas fitness, pizza, hambúrguer?

Essa decisão diz muito respeito ao sucesso do seu negócio, a logística, o tipo de armazenamento de alimentos e até mesmo as necessidades de pessoal e a organização do espaço para receber clientes.

Mas é muito importante que tudo seja estudado com cautela e planejado. 

Por se tratar de alimentos, vários cuidados específicos são necessários para garantir tanto o funcionamento do ponto de vista legal, quanto a qualidade dos alimentos produzidos. 

E seja específico e cauteloso com as taxas, custos e alvarás que você vai precisar para funcionar. 

E é muito importante conhecer a rotina e saber se realmente é isto que você quer, para não se tornar um empreendedor frustrado, porque esse dificilmente conseguirá alcançar o sucesso.

Venda de produtos

Existem diversos produtos no mercado que podem ser vendidos e revendidos na internet, além de franquias de cosméticos e coisas do gênero. 

Algumas empresas adquiriram um know how de compra de produtos na china e aluguel de containers para trazê-los ao Brasil. 

O que diminui muito o custo dos produtos e aumenta o lucro de vendedores. Esta pode ser uma possibilidade.

Defina nichos, quem é o público, qual a origem do produto, a logística e esteja atento às questões legais.

Prestação de serviços

Como os outros itens, aplique o seu conhecimento e dessa forma, você terá uma pré-definição de nicho. 

Mas ache nichos mais específicos para garantir maior efetividade na hora de conseguir conseguir angariar novos clientes.

E neste tipo de trabalho, se atente às estratégias de divulgação nas redes sociais e também ao networking e a divulgação boca a boca.

Conclusão

Existem diversos fatores e possibilidades para ter sucesso com empreendedorismo, independente do custo inicial. 

A condução após os primeiros passos é que vai definir a maturidade do empreendedor e o sucesso.

A capacidade de vencer as adversidades e de buscar o conhecimento necessário para alcançar a excelência dos negócios é fundamental para qualquer empreendedor, independente da fase e do tipo do negócio. 

Siga firme e encontrará o sucesso.

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