Gestão de marketing para indústria: como começar?

A gestão de marketing para indústria se tornou mais importante do que nunca devido a alta competitividade de mercado, mas é importante saber como aplicá-la corretamente. 

Não importa sobre qual nicho se trata, da área de saúde, com realização de exames — como triagem neonatal, por exemplo —, até o mercado de indústria, investir em marketing se tornou essencial para negócios. 

Isso porque as pessoas passam cada vez mais tempo online, fazendo pesquisas e encontrando empresas que oferecem as soluções que elas precisam. 

O marketing para indústria direciona os clientes aos produtos e serviços das empresas por meio de diversas técnicas, ferramentas e estratégias. 

Muitas empresas de manufatura e industriais podem pensar que o marketing digital seria mais adequado para bens de consumo e B2C do que para o mercado industrial, mas não é assim que funciona. 

Com a transformação digital de vendas, as empresas B2B de sucesso veem o marketing como uma solução direta para geração de receita.

Na verdade, a maioria dos fabricantes industriais já está praticamente preparada para investir em marketing —  eles apenas não sabem disso ainda.

Dito isso, neste artigo, daremos algumas dicas importantes e que poderão te ajudar a começar a investir em gestão de marketing para indústria

Boa leitura! 

Dicas de marketing para indústria

Quer você contrate serviços de marketing ou decida investir em estratégias por conta própria, aqui estão algumas dicas essenciais que podem te ajudar neste momento. 

1. Adote uma abordagem multicanal

O marketing digital e todos os canais e plataformas que ele abrange não são mais algo com que você não pode se envolver.

“Testar digitalmente” é coisa do passado. Você adota o marketing digital e todas as nuances que vêm com ele ou decide ficar de fora, olhando para dentro.

Parte da adoção de uma abordagem digital é adotar uma abordagem de marketing multicanal. Essencialmente, isso significa que você procura se conectar com seus clientes potenciais por meio de vários caminhos diferentes.

Isso pode incluir canais como telefone, e-mail, mídia social, anúncios de pesquisa, etc. Tudo isso se junta para criar um ecossistema multicanal que impulsiona o crescimento.

2. Teste e otimize continuamente

A grande vantagem do marketing digital é que ele se move na velocidade da luz. Se você tem orçamento para pagar pelo tráfego, pode testar rapidamente o texto do anúncio, as páginas de destino, as sequências de e-mail e as mensagens em tempo real.

A cada novo ponto de  dados, você fica cada vez mais perto de aprender mais sobre seu público e melhorar o retorno sobre os gastos com marketing.

O teste e a otimização contínuos são uma parte extremamente importante para as empresas. 

No entanto, não é possível presumir que a estratégia original lançada será bem-sucedida. 

Em vez disso, é importante optar por aprender com os esforços e usar cada campanha como um guia para o futuro de sua estratégia de marketing industrial.

3. Crie recursos valiosos para os clientes

Acreditamos fortemente na metodologia de inbound marketing . Esse tipo de marketing se concentra em atrair clientes em potencial, criando e publicando recursos que eles acharão valiosos.

Eles podem vir na forma de insights do setor, guias do comprador ou conteúdo que responda a seus desejos e perguntas mais comuns.

Quando se trata do setor industrial, é importante ter muito foco na criação de recursos valiosos que irão atrair visitantes do site e gerar leads.

O foco no marketing de conteúdo com práticas sólidas de SEO, publicidade paga e práticas de capacitação de vendas é fundamental para agregar valor à vida de seus clientes.

4. Combine investimento no tradicional com o digital

Parte do processo de capacitação de vendas é garantir que suas abordagens de marketing e vendas estejam alinhadas e trabalhando juntas em direção a objetivos comuns. 

Para fazer isso, você precisará alinhar essas duas equipes, bem como seus esforços de marketing tradicional e digital.

Por exemplo, se as feiras de negócios desempenham um papel fundamental em suas estratégias de marketing, você pode ligar para os clientes em potencial que conheceu em feiras de negócios alguns dias após o término da feira.

O que você poderia fazer é inscrever esses leads em uma sequência de e-mail automatizada que envia novas informações para eles ao longo de semanas. 

No momento em que sua equipe de vendas pega o telefone, eles já estão prontos para comprar.

Mas então você adiciona uma nova etapa que ajuda a educar seus clientes em potencial sobre sua empresa, setor e produto antes mesmo de ligar para eles.

Em seguida, sua equipe de vendas pode ser munida de seu próprio conteúdo para ajudar a facilitar a venda.

Conclusão

O marketing é mais importante do que nunca para empresas, independentemente do seu nicho de atuação. 

Com um mercado competitivo, os negócios precisam investir em estratégias eficazes para que se destaquem dos seus concorrentes e consigam mais clientes. 

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a dar os primeiros passos para criar e aplicar uma gestão de marketing eficiente em sua indústria.