Marketing para escritórios compartilhados: como colocar em prática uma estratégia poderosa

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Como diria o velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”. E por mais que possa parecer clichê, essa é uma grande verdade. Por isso, as empresas estão percebendo cada vez mais a importância do investimento em marketing.

Tanto grandes organizações tradicionais quanto novos negócios (como os escritórios compartilhados) estão colocando em prática ações de comunicação on e offline.

Contudo, ter uma estratégia bem elaborada é essencial para que essas ações tragam resultados. Desde o estabelecimento do público alvo, planejamento de conteúdo e produção de campanhas até o acompanhamento das métricas e resultados alcançados.

Então, confira agora os principais passos para planejar o marketing dos escritórios compartilhados.

Estabeleça seu público alvo

Antes de criar uma estratégia de comunicação você precisa entender com quem a sua empresa está se comunicando. Os escritórios compartilhados podem ser mais formais e corporativos ou mais descontraídos, focados em um nicho de mercado ou atenderem a diversos perfis de profissionais. 

Conhecer o seu público alvo é o primeiro passo para planejar a sua estratégia de comunicação e marketing. Assim, será possível estabelecer quais canais online serão utilizados (LinkedIn, Facebook, blog, entre outros) e se seria interessante investir em mídias offline, como rádio e impresso.

Na prática:

Vamos supor que você tenha um escritório de coworking na Avenida Brigadeiro Faria Lima (São Paulo/SP) dentro de um prédio comercial de luxo. O seu escritório tem uma arquitetura clean, escritórios privativos, salas de reunião e oferece uma estrutura confortável e completa. O local é mais silencioso e passa a imagem de um ambiente mais corporativo.

Nesse caso o público é, provavelmente, majoritariamente composto por executivos, empresas com equipes remotas ou até escritórios de advocacia. Portanto, o marketing deve ser feito de acordo com esses perfis. A escolha dos canais utilizados, o tom de voz e o teor dos conteúdos devem ser condizentes com esse público.

Mas lembre-se, não se deve estabelecer o público alvo baseando-se em “achismos”. Isso deve ser feito por meio de pesquisas e dados de mercado.

Tenha objetivos claros

O que você quer alcançar com a sua estratégia de marketing? Essa é a pergunta que guiará os seus passos. Afinal, não é possível traçar um caminho sem antes saber aonde você quer chegar. Dependendo do seu negócio o objetivo pode ser conseguir mais clientes, agregar valor para aumentar o seu preço ou simplesmente dar mais visibilidade à marca.

Você pode estabelecer mais de um objetivo, mas não é recomendável ter muitos de uma só vez. Focando nas ações mais urgentes você poderá executá-las com mais cuidado e eficácia, para depois dar o próximo passo em direção a uma nova meta.

Uma vez que seus objetivos estão definidos será possível entender e planejar os meios para que eles sejam atingidos.

Na prática:

Considerando o mesmo caso do escritório de coworking na Faria Lima, suponhamos que o objetivo da gerência do espaço seja conquistar mais empresas com equipes remotas para se tornarem residentes. Toda a estratégia de marketing deve ser desenhada de acordo com essa meta.

Não adianta fazer campanhas que atraiam profissionais autônomos e freelancers se você quer atender ao mercado B2B. Não que atrair esse tipo de profissional seja ruim, mas apenas não é uma estratégia condizente com os objetivos da empresa.

Faça um planejamento estratégico

Agora que você já conhece o seu público alvo e sabe quais são os seus objetivos, chegou a hora de planejar os conteúdos que serão veiculados e as ações que serão executadas. É importante estabelecer com antecedência um planejamento de textos, campanhas, eventos e posts nas redes sociais. Assim, todas as ações conversarão entre si formando uma estratégia de marketing integrada e mais eficiente.

Tenha um calendário que possibilite o acompanhamento de todas as tarefas. Ferramentas como o Trello, Notion e Airtable facilitam o gerenciamento de todas as datas e conteúdos planejados. É possível ver o que está em fase de planejamento, o que está sendo executado e o que já foi feito.

Na prática:

Se o time de marketing e parcerias está organizando um evento que envolva os escritórios compartilhados, planeje ações de comunicação que divulguem o evento antes, durante e depois. Estude qual tipo de conteúdo será interessante para o seu público e estabeleça datas estratégicas para realizar as ações.

Comece a divulgar o evento com antecedência, comunicando primeiramente para a sua base de contatos previamente estabelecida. De acordo com o calendário, comunique aos poucos as atrações, as temáticas abordadas nas palestras e os benefícios para quem for comparecer. A comunicação deve ser alinhada com os seus objetivos, o tom da sua marca e integrada em todos os canais utilizados pela empresa.

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