O que faz uma agência de Marketing Digital? Quais são as tendências?

with Nenhum comentário

A agencia de marketing digital é uma empresa que auxilia clientes na divulgação de sua imagem, produtos e serviços junto ao seu público-alvo.

Para isso, a agência de marketing apoia os clientes em sua estratégia de marketing digital, desde a auditoria até a criação da comunicação e sua divulgação nos canais de mídia digitais.

As marcas agora enfrentam um fenômeno nunca conhecido até este milênio: o acesso quase ilimitado à informação. Isso tem consequências na forma como os consumidores percebem as marcas na internet e seu discurso de marketing e se afastam das comunicações clássicas da década passada.

Agência de marketing digital: Definição

Uma agência de marketing é uma empresa cuja atividade consiste em desenvolver estratégias de comunicação interna ou externa em nome de clientes.

Embora muitas vezes confundidas, as agências de comunicação são diferentes das agências de publicidade.

As agências de marketing ajudam as empresas a definir sua estratégia em termos de produtos e serviços. Para isso, contam com estudos de mercado para segmentar os consumidores e definir os produtos e serviços que atenderão às necessidades dos consumidores. Eles usam técnicas, as mais amplamente aprendidas das quais são a análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças) e 4Ps:

  • Produto – quais produtos serão colocados no mercado
  • Preço – quais serão os preços de venda
  • Local – quais serão os canais de vendas (como levar os produtos aos consumidores)
  • Promoção – como os valores dos produtos e serviços serão comunicados aos consumidores

As agências de publicidade são as empresas responsáveis ​​pela criação das mensagens promocionais que serão veiculadas nos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, outdoors, web).

Quais são os diferentes departamentos de uma agência de marketing?

Geralmente são formados por quatro grandes departamentos, a fim de atender às diferentes necessidades e contatos dos clientes:

  • Departamento de criação: é o departamento responsável pelo design gráfico. Sua função é tornar o conceito criativo concreto no contexto das campanhas dos clientes.
  • Departamento de produção: é o departamento responsável pela produção da criação (compra de arte, filmes, trilhas sonoras, impressão).
  • Departamento de planejamento estratégico: sempre atualizado com os mais recentes estudos de consumo, os planejadores estratégicos se encarregam de desenvolver as estratégias de comunicação de uma marca e orientar sua execução criativa.
  • Departamento comercial: o departamento de relacionamento com clientes e prospects.

Os diferentes tipos de agências de marketing

As agências de marketing se encarregam das campanhas de comunicação com o cliente, seja para comunicação externa ou interna. Elas podem ser digitais ou especialistas em setores de comunicação específicos. Por outro lado, tudo depende mais ou menos da marca. Então vamos entender os tipos de agências.

Agências de branding

As agências de branding são especializadas na criação ou reposicionamento de marcas. Eles desenvolvem identidades visuais, logotipos, identidade editorial, panfletos gráficos, panfletos editoriais, etc.

Agências de marketing corporativa

Essas empresas se concentram em estratégia de conteúdo, brochuras, relatórios de atividades, jornais e revistas corporativas.

Agências de marketing ao todo

Às  agências de marketing ao todo apoiam a comunicação corporativa globalmente desde a auditoria até a divulgação através dos planos de comunicação .

Sua atividade pode ser estruturada da seguinte forma:

  • Desenho: Partindo de uma auditoria e estudos, o objetivo é definir a diretriz para futuras campanhas de comunicação.
  • Desenvolvimento de meios de comunicação (impressos, filmes, rádio, digitais) de acordo com a diretriz.
  • Promove mensagens nos canais certos

Agências de comunicação 360 graus

Uma agência 360 visa trabalhar conjuntamente em estratégia, marketing e comunicação.

Na verdade, falamos de forma mais geral de uma agência de comunicação 360. O objetivo desse tipo de agência é garantir a consistência da comunicação em todos os pontos de contato com o consumidor (físico, midiático e digital).

Agências de marketing especializadas em relações públicas

Uma agência de comunicação especializada em relações públicas auxilia as empresas em todas as suas relações com jornalistas, influenciadores, líderes e formadores de opinião, mas também com todos os eventos de mídia.

Agências de comunicação digital

Aqui, dois tipos de agências se destacam.

De um lado, as agências clássicas que estão abrindo um hub digital. Eles então se autodenominam uma agência de marketing 360 graus.

Por outro lado, agências de comunicação puramente digitais (muitas vezes chamadas de agências web/digitais) que se concentram em mídias digitais e podem ser mais ou menos especializadas dependendo do seu grau de especialização: criação de sites, comunicação em mídias sociais, campanhas publicitárias, SEO, etc.

Agência de marketing digital que quer reencantar o relacionamento com o cliente

A Inbounder é uma agência que nasceu com o advento do inbound marketing e do marketing de conteúdo. Nosso objetivo é reencantar o relacionamento. O que isso significa?

Nossa observação é que os consumidores estão se afastando das marcas. Eles são cada vez menos leais e mais interessados ​​na experiência que terão com a marca, por isso que adotamos estratégias digitais que realmente atrai o cliente e fidelizá com ações de inbound marketing.

Em um mundo dominado por redes sociais, as comunicações tradicionais funcionam cada vez menos. Os consumidores buscam a autenticidade das marcas e isso passa tanto pelo marketing de conteúdo quanto pela forma como esse marketing de conteúdo é veiculado.

Assim, para ser honesto, as marcas devem voltar aos seus fundamentos e garantir a melhor experiência do cliente. As estratégias das marcas devem ser pautadas nas próprias razões de sua existência (qual é sua visão, seu papel, sua ética) e deve ser veiculado de forma coerente na pauta das campanhas de marketing.

Mas também, e não menos importante, a forma como as campanhas devem ser articuladas deve permitir a entrega do marketing de conteúdo de acordo com o grau de maturidade dos consumidores com a marca. 

Hoje, as tecnologias permitem levar em conta a jornada do cliente e combinar as campanhas de comunicação com um funil de comunicação, adotadas pela agência de marketing digital

Portanto o nosso objetivo em trabalhar com você e assim combinar criatividade e resultados, ou seja, fazer com que sua marca apareça naturalmente como a solução ideal para as necessidades de seu público-alvo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *