Por que o Customer Service é importante para sua empresa?

with Nenhum comentário

Você sabe por que o customer service é importante para a sua empresa e como pode mudar os números de caixa?

Então, descubra tudo o que precisa saber sobre o tema agora mesmo, conhecendo as principais vantagens de adotar essa estratégia no seu negócio. Boa leitura!

1. Melhora a sua competitividade no mercado

Caso você ainda esteja na dúvida, o customer service se refere ao atendimento ao cliente, algo bastante comum nos dias de hoje. Pensando no mercado, ter um atendimento de qualidade aumenta as chances de você competir com outras marcas/empresas.

Isso porque, o cliente raramente procura um serviço/produto apenas por curiosidade. A busca envolve o desejo de compra ou mesmo uma necessidade, no caso de um problema.

Com isso em mente, é o que diferencia as empresas, garantindo uma satisfação antes mesmo de uma compra ser realizada.

Devido as produções em massa e as grandes marcas, muitos clientes acabam confusos ou mesmo perdidos, sem saber onde comprar.

O problema, é que nem sempre essas grandes marcas oferecem algum atendimento, já que confiam que o produto pode se vender sozinho.

Com isso, abre portas para que outras empresas captem os clientes que querem um customer service mais humanizado e personalizado.

Não à toa, os grandes negócios que fazem uso de softwares, como os robozinhos, para responder, sempre estão envoltos em reclamações.

Ao mesmo tempo, foi por isso que cresceu as lojinhas menores, focadas em públicos bastante específicos.

Já que o atendimento também é mais personalizado, focado no problema do público e em encontrar boas soluções.

2. Customer service é importante para a sua empresa porque produz uma boa reputação

Os cursos online focados em negócios, como marketing e financeiro, sempre relatam como a reputação é importante para um negócio.

Isso acontece porque ativa o gatilho mental social, mas também porque é uma maneira de se apresentar para as pessoas.

Em síntese, sempre que uma empresa tem uma boa reputação, as chances de que mais pessoas cheguem até esse negócio crescem. Mas não é só isso.

A reputação também é importante para:

·         Conseguir parceiros;

·         Desenvolver melhores estratégias de marketing;

·         Melhorar o posicionamento nos motores de busca;

·         Melhorar a imagem que o público em geral tem ao pesquisar a sua empresa, etc.

Por exemplo, basta pensar em um indivíduo que está procurando um determinado produto ou serviço e encontra o seu negócio.

Então, ele avalia rapidamente algumas opiniões em sites, blogs e redes sociais.

Se a sua reputação for bacana, as chances de conversão aumentam e esse cliente ainda pode indicar a sua empresa para outros.

Por outro lado, se a sua reputação for ruim, o cliente não compra e ainda pode dizer para outros terem cuidado.

O customer service eleva a sua reputação porque todos os clientes querem um bom atendimento e falam sobre isso.

3. Reduz os problemas da empresa

Entre as vantagens de porque o customer service é importante para a sua empresa estão os problemas. De maneira geral, todos os negócios possuem problemas, alguns maiores e mais relevantes que outros.

Entre eles a insatisfação, já que é quase impossível agradar a todos. Porém, a verdade é que o bom atendimento é capaz de resolver diversas questões de maneira pacífica.

Inclusive para evitar que o nome da sua empresa termine no Reclame Aqui ou no Procon. Portanto, você consegue entender melhor porque aquele cliente está insatisfeito e como pode oferecer ajuda.

O que já permite que você crie um plano de resolução caso a mesma situação se repita ou mesmo para evitar isso. Por exemplo, suponha que vários clientes estão reclamando sobre o telefone, que nunca funciona.

Neste caso, é preciso ver porque a linha vem apresentando esse problema e oferecer soluções, como um e-mail, chat online ou até um número de whatsapp.

Outro exemplo se refere a problemas com dúvidas comuns, que estão sempre surgindo. Neste caso, você pode reunir essas dúvidas e criar posts específicos, com respostas e enviar os links para o cliente.

Em resumo, esse atendimento reduz os problemas, as reclamações e ainda contribui para uma rotina de trabalho mais tranquila.

4. Customer service é importante para a sua empresa porque valoriza o seu negócio/produto

Geralmente, quando o assunto é atendimento, muitas empresas ainda acreditam que isso se trata de um gasto de dinheiro. Mas a verdade é que se trata de um poderoso investimento.

Quando você tem um atendimento de qualidade para o seu público, tanto os clientes quanto outras marcas reconhecem isso.

O resultado, é que isso confere uma valorização do seu negócio, principalmente em relação a imagem quando comparada com outros.

Por exemplo, se um parceiro estiver à procura de uma marca e tiver que escolher entre a sua e outras três, é provável que analise a opinião do mercado. Afinal, ninguém quer se aliar com quem não tem uma boa imagem.

Como o customer service aumenta as chances de competitividade, reduz problemas e reclamações e ainda melhora a reputação, fica mais fácil escolher.

Ou seja, são só benefícios, mesmo que você ainda esteja na etapa de cursos online.

O que diferencia o customer service?

Vale destacar que o customer service é um atendimento mais humano e personalizado, bem diferente de call center. Assim, existe uma posição de consulta, para centralizar tudo o que os clientes estão dizendo.

A partir dessas informações, você consegue criar estratégias de ação, melhorar o atendimento, criar soluções e muito mais.

Dessa forma, esse atendimento se refere a um aglomerado de ações, desde a visão da qualidade de serviço até o que fazer diante de todos esses dados.

O customer service se diferencia do customer success de diversas maneiras, mas principalmente por essa ação de desenvolvimento de estratégias.

Sendo assim, não para quando essas informações cheguem ao negócio e sejam tratadas, através do atendimento. Mas segue um novo percurso a partir disso, para descobrir o que pode ser feito.

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre esse tipo de assunto? Comenta aqui embaixo.

Aproveite e compartilhe as suas dicas, experiências ou mesmo o que mais gostaria de ver aqui na página. Vou adorar saber mais. Grande abraço e até o próximo post!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *