Quais são algumas das maiores tendências e práticas no mercado de trabalho industrial após o COVID-19?

with Nenhum comentário

Com todas as mudanças que o mercado de trabalho passou, novas profissões emergiram e passaram a ditar as tendências do mercado.

A pandemia da Covid-19 acabou sendo um marco na mudança de comportamento a nível mundial. As relações pessoais, educacionais e profissionais mudaram.

A doença afetou também o mercado de trabalho negativamente, todavia, houveram seus pontos positivos de todo modo, com uma nova visão do futuro e um desenvolvimento para o lado tecnológico das coisas de forma mais ágil.

Isso porque fez surgir inúmeras oportunidades em meio à crise, principalmente em áreas como as de tecnologia, de saúde e de finanças. A indústria nunca viu uma corrida para a automatização e mudanças em postos de trabalho tão rápida na história. Muitas empresas têm se repaginado e aberto ainda mais portas.

Há também um grande avanço do ensino à distância e dos cursos profissionalizantes disponibilizados na internet.

Devido a todo esse cenário, o home-office e o modelo híbrido já estão consolidados na maioria das empresas. Se a tecnologia já estava transformando o mercado por si só, a adaptação e o investimento necessários para possibilitar o trabalho em casa aumentou ainda mais o protagonismo da tecnologia no nosso ambiente.

Isso não fica somente restrito às relações de trabalho, mas também se estende para diversas outras áreas, como o entretenimento, que têm produzido cada vez mais conteúdo.

Atualmente, é possível, inclusive, encontrar todos os tipos de aplicativos/sites dos quais só há notícia de crescimento constante, dentre eles, a Amazon, o Mercado Livre, apps de entrega como o iFood, aplicativos de reuniões, plataformas de streaming como a Twitch.

Esites de jogo de cassino após aprovação da Lei 13.756 no Brasil são alguns exemplos de grandes mudanças, trocas de um ambiente físico para o virtual e outros, que até remetem a investimentos dentro do Metaverso, como está havendo com o próprio Facebook recentemente.

Algumas tendências de mercado para 2022

A pandemia trouxe algumas tendências de mercado que foram postas em prática de maneira quase obrigatória, mas que trouxeram um avanço tecnológico bastante positivo para o dia-dia.

Se por um lado o coronavírus trouxe medo e incerteza para muitas pessoas, por outro trouxe alguns bons motivos para confiar em dias melhores.

Comumente, dentre as tendências de mercado de trabalho e que, se aplicadas de maneira organizada e planejada, prometem trazer bons resultados, são:

  • Home office;
  • Demandas mais flexíveis e o fim do “horário comercial”;
  • Demanda por qualificação;
  • Engajamento virtual e bom atendimento ao cliente;
  • Mudanças nos processos seletivos;
  • Melhoras no mercado de conexão digital;
  • Ambientes físicos de trabalho mais seguros e amplos;
  • Preocupação com o meio ambiente;
  • Maior qualidade de vida para os funcionários.

Algumas das profissões que estão em alta e com bons salários, comumente relatadas em sites de emprego, neste exato momento são:

  • Analista de Business Intelligence

O analista de Business Intelligence ou BI é o profissional responsável por coletar e analisar dados sobre o mercado e transformá-los em inteligência para as estratégias e decisões da empresa;

  • Analista de dados

O analista de dados é um profissional da área de Tecnologia da Informação que realiza a coleta e o tratamento de grandes bases de dados para auxiliar na tomada de decisões;

  • Gerente de engenharia de software

É o profissional que gerencia o desenvolvimento de softwares, com o desafio de criar as melhores soluções para a empresa e oferecer uma melhor experiência ao usuário;

  • Consultor comercial

Um consultor comercial atua junto às equipes de marketing e vendas, a fim de captar clientes e desenvolver novos produtos e serviços alinhados às necessidades de mercado.Indo desde como vender na internet e aumentar sua lucratividade, até uma nova postura mesclada com o espaço físico, a indústria como um todo foi forçada a se atualizar.

A pergunta é, você também está acompanhando essas mudanças? Verifique nossos artigos de Marketing e Growth Hack aqui no Marketing para Indústria para conferir nossas dicas diversas e não se esqueça de se proteger quando necessário!