Quando investir em um aplicativo para a sua marca?

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O mercado está cada vez mais competitivo e digital. Com isso, as várias oportunidades de inovação e crescimento devem ser consideradas para um melhor posicionamento de marca.

Dentre as muitas soluções digitais, estão os aplicativos, que são indispensáveis para facilitar o dia a dia dos usuários e, claro, das empresas. Os apps oferecem uma série de benefícios para uma marca, porém, ao decidir criar um aplicativo, alguns fatores devem ser considerados para definir se este é o momento de investir na tecnologia.

Objetivo

O primeiro passo é identificar qual é o objetivo de ter um app e como ele pode ser um diferencial para os clientes. Por exemplo, para uma empresa que possui uma loja online e observa um constante aumento das vendas por mobile, criar um aplicativo da loja oferecerá uma melhor performance para os consumidores de dispositivos móveis, influenciando a decisão de compra. 

Oportunidade

É preciso observar as necessidades do mercado para entender como o aplicativo pode ser uma solução inovadora para o usuário. Por isso, analisar a concorrência e encontrar seus pontos fracos irão contribuir com a construção de um app que ofereça um retorno eficaz para a marca.

Relevância

Para que um aplicativo não seja descartável para o usuário, ele deve ter uma relevância constante. Assim, o app não pode ter data de validade e precisa estar constantemente atualizado e atrativo para o público.

Agora, se o objetivo da empresa for desenvolver uma ação pontual, é preferível considerar outras soluções, como LPs (Landing Pages), perfis sociais ou campanhas.

Afinal, um aplicativo irrelevante pode ser facilmente desinstalado pelo usuário e, com isso, todo o investimento da marca na tecnologia terá sido em vão.

Orçamento

Desenvolver um aplicativo eficaz dependerá de uma equipe de profissionais especializados, que utilizará as tecnologias mais adequadas para a criação do app. Assim, é importante ter um orçamento disponível para investir na criação do aplicativo em uma Agência Digital de credibilidade, tendo a certeza de que o sistema será produzido com a mesma qualidade da marca.

Marketing

Ter um aplicativo não significa apenas disponibilizá-lo para download. Por isso, vale pensar se o marketing da empresa é capaz de trabalhar com essa tecnologia e planejar ações eficazes de divulgação do app para atrair e fidelizar usuários.

Essas ações contemplam campanhas nas redes sociais e nos buscadores, ações promocionais e até mesmo relacionamento com o consumidor por meio do aplicativo.

Caso a equipe interna não esteja preparada para lidar com as demandas de marketing do aplicativo, é possível contratar o serviço em uma Agência Especializada.

De acordo com as considerações realizadas em cada um dos cinco pontos iniciais, verificar a viabilidade de investir em um aplicativo para a marca será muito mais fácil e, se a maioria dos fatores apontar para uma decisão positiva, basta dar continuidade no projeto do app com uma agência digital.

Escrito por Marcela Lisbôa, Especialista em Gestão de Mídias Digitais na Agência Prodweb.

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