Saiba como o Marketplace pode ajudá-lo a conseguir novos trabalhos no século 21

Se você é um profissional autônomo e ainda não ouviu falar de Marketplace, então está mais do que na hora de ficar por dentro do assunto. O Marketplace surgiu no Brasil em 2012, trazendo como proposta a facilitação de negócios nos espaços virtuais. 

Para deixar o conceito mais claro, podemos afirmar que o Marketplace funciona como uma espécie de shopping center virtual, no qual uma única plataforma concentra os produtos e serviços oferecidos por diversas empresas e profissionais.

As vantagens associadas ao Marketplace são muitas e vão desde a visibilidade maior proporcionada pelas plataformas que já possuem um espaço consolidado no comércio digital até a redução dos custos que seriam necessários para criar um site de vendas próprio e mantê-lo atualizado. 

Dessa forma, um profissional autônomo que deseja conquistar novos clientes terá acesso a um público mais amplo e poderá ampliar sua oferta de serviços, aumentando consequentemente seus lucros. 

O negócio funciona da seguinte forma: você cria um perfil em uma plataforma de Marketplace, informa os serviços ou produtos que deseja oferecer e aceita os termos estabelecidos pela empresa que irá publicar seu anuncio no site. 

Sempre que algum cliente contratar seu trabalho ou comprar algum produto oferecido por você, a venda será finalizada diretamente na plataforma que irá descontar um percentual previamente estabelecido sobre o valor cobrado e repassar o restante diretamente para você. 

Geralmente a taxa estabelecida pela maior parte das empresas que trabalham com Marketplace fica entre 9,5 e 30% sobre cada venda realizada.

Para que o Marketplace possa ser eficiente e proporcionar todas as vantagens que se espera dele, alguns cuidados são fundamentais, por exemplo: 

  • Manter um perfil completo e atualizado
  • Garantir que as documentações estejam em dia
  • Ter uma boa gestão de contatos

Manter um perfil completo e atualizado

Essa certamente é uma das principais dicas para quem deseja ter sucesso com as plataformas de Marketplace. 

É importante manter um perfil completo e atualizado para que os possíveis clientes possam saber exatamente quais são os serviços oferecidos pelo profissional, as formas de contato com ele e as vantagens que ele oferece em relação aos concorrentes.

Por esse motivo, não basta apenas se cadastrar em uma plataforma de Marketplace e achar que isso será suficiente para aumentar seu leque de clientes. É necessário acompanhar periodicamente as informações inseridas em seu perfil para saber se estão de acordo com a sua atual realidade e alterar aquilo que não estiver correto. 

Vale destacar que quanto mais dados o perfil de um profissional apresenta, maiores são as chances dele atrair a atenção dos consumidores.

Garantir que as documentações estejam em dia

Para se cadastrar em uma plataforma de marketplace o profissional deve apresentar uma série de documentos, como o CPF ou CNPJ caso se trate de uma pessoa jurídica, Certidões Negativas de Débitos Trabalhistas, Tributários, e Previdenciários, Comprovante de Inscrição Estadual e Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral da empresa junto à Receita Federal.

Os documentos a serem apresentados podem variar conforme o ramo de atuação do profissional e as exigências específicas da plataforma em que deseja se cadastrar.

É fundamental que esses documentos estejam todos em dia para que não ocorram problemas com o cadastro junto ao espaço de Marketplace, caso contrário existe o risco de o profissional ser desabilitado até que atualize a documentação corretamente. 

Procure conhecer melhor as exigências da plataforma em que você pretende se cadastrar e corra atrás para obter toda a documentação necessária a fim de manter seu cadastro ativo.

Ter uma boa gestão de contatos  

Essa dica pode ser aplicada em diferentes níveis dentro de um cenário de Marketplace. A gestão de contatos é importante tanto em relação aos clientes que se interessam pelos produtos ou serviços oferecidos pelo profissional, quanto em relação à própria plataforma e aos demais usuários cadastrados nela.

No que se refere aos clientes, é fundamental que o profissional esteja sempre disponível para esclarecer eventuais dúvidas, fornecer maiores detalhes sobre o trabalho desenvolvido por ele e apresentar informações que considere relevantes. 

Já a gestão de contatos com a plataforma deve ser mantida para garantir que todas as exigências estão sendo cumpridas e que o perfil continuará ativo. 

Por fim, a relação com outros usuários do sistema de Marketplace é importante para proporcionar a troca de ideias sobre esse universo que ainda é novo para muitos profissionais, além de ser útil para possíveis indicações a futuros clientes.

Seguindo todas essas dicas, suas chances de sucesso nas plataformas de Marketplace serão muito maiores. Então é só encontrar um espaço que esteja de acordo com os serviços oferecidos por você e começar agora mesmo a ampliar seus lucros.