Saiba qual a importância de um contador para o seu negócio digital

with Nenhum comentário

O sucesso que o e-commerce vem fazendo aqui no Brasil só demonstra como temos conseguido nos adaptar a todos os problemas que surgiram com a pandemia nos últimos anos.

O mercado pedia por negócios que pudessem ser feitos sem um local físico, e passamos a nos especializar no assunto, e hoje, mesmo com os números da pandemia controlados, percebemos que ter negócios digitais é uma boa ideia em qualquer momento, não apenas nos de calamidade.

Por conta disso, o número de comércios digitais só está crescendo ano após ano, e somente no ano passado o crescimento em vendas dessa modalidade de negócio cresceu em mais de 35%, e não parece que vai parar por aí.

Porém, um erro comum que pessoas que tentam abrir esse tipo de comércio cometem é achar que as facilitações vão eximi-las de algumas responsabilidades que comerciantes devem ter.

O custo de se ter um e-commerce pode sim ser menor do que um comércio tradicional, por escapar de várias despesas que ter um lugar físico exige. No entanto, isso não significa que não terão assuntos profissionais que você terá que fazer para que seu comércio siga crescendo.

Dependendo do produto que você vende, ter um contador para e-commerce pode ser fundamental. Muitas pessoas subestimam tudo o que um contador pode fazer em um negócio, mesmo que seja digital, e acabam tentando cuidar da parte financeira sozinhas, e existe muito espaço para desastre em uma situação como essa.

Por isso, vamos lhe mostrar a importância de se ter um contador em comércio digital, e por que no fim das contas isso é um investimento e não simplesmete um gasto. Confira!

Um contador pode evitar erros na sua empresa

Uma empresa, mesmo que seja digital, precisa estar em dia com todas as suas obrigações fiscais e pagar todos os tributos em dia. E nem sempre isso é algo fácil, principalmente se a sua loja virtual é a sua primeira experiência como pessoa jurídica.

Caso você não tenha nenhuma experiência com essa parte tributária, talvez seja uma boa ideia você não depositar as suas fichas em um tutorial de YouTube lhe ensinando a fazer esse trabalho corretamente. 

É exatamente aí que entra a frase que usamos mais acima, que diz que um contador no seu negócio não é um gasto e sim um investimento. Principalmente porque trata-se de um investimento que visa fazer com que você não perca dinheiro. 

Erros com o Imposto de Renda, por exemplo, podem gerar multas bem altas, e se o seu negócio é pequeno, esse dinheiro pode fazer muita falta e, dependendo da sua realidade, pode fazer com que o seu negócio feche de vez.

Permite que você foque em outras coisas

Se você tem uma loja, mesmo que seja pequena, sabe a loucura que é, principalmente se você estiver fazendo tudo sozinho, sem funcionários ou parceiros. Isso pode ser elevado ao extremo, caso você esteja tendo a sua primeira experiência como empresário.

Agora, imagina fazer isso e ainda ter que se preocupar com as finanças da sua empresa diretamente? Cuidar dos impostos como todo o resto? Se você vai ter um negócio, você precisa de tempo para planejar e implementar seus objetivos.

Isso significa que você precisa fazer com que certas funções sejam delegadas. Caso contrário, você se torna o gargalo de tudo, e, com isso, dificilmente vai encontrar maneiras de fazer coisas para que a sua empresa cresça.

Nesse caso, ter alguém cuidando das finanças da sua empresa vai permitir que você não esteja preso a um setor do qual você não entende e que o prenderia muito, o que não acontece com quem já trabalha nisso.

Alguns produtos podem ser complexos

Uma loja virtual não vende somente produtos que podem ser entregues fisicamente. Algumas lojas virtuais vendem o que são chamados de infoprodutos, ou seja, produtos que só existem dentro do mundo online, como ebooks, por exemplo. 

Fazer a contabilidade de infoprodutos pode ser realmente confuso quando você não está acostumado a lidar com números, já que existem várias coisas que você precisa levar em consideração.

Existem vendas de produtos que são feitos por meio de parcerias, como a venda de cursos, produtos que precisam de serviços específicos como assinaturas, por exemplo. Tudo isso pode acabar envolvendo outras pessoas e deixar tudo ainda mais confuso.

Portanto, ter um contador para lidar diretamente com toda essa parte burocrática pode ser excelente para o seu negócio.

Ter uma perspectiva melhor de tudo

Por fim, uma grande utilidade de um contador é dar a você os dados necessários para entender onde a sua empresa está,  aonde ela pode ir e como ela chegou até aqui. Esses dados deixam mais claro para você por qual caminho deverá seguir agora, onde pode melhorar, como manter e em que poderá fazer investimentos.

Isso permite que você possa estar sempre em evolução, sem ficar preocupado em saber qual é o status atual do seu negócio.