Transformação digital e suas tendências para a indústria

with Nenhum comentário

A transformação digital mudou a maneira como muitas empresas desenvolvem seus processos. Veja as principais tendências tecnológicas para a indústria.

Já faz muito tempo que a transformação digital tomou conta da indústria, sendo fundamental na automação e otimização de muitos processos. A chamada indústria 4.0 é conhecida justamente por implementar tecnologias capazes de aumentar a produtividade das equipes na execução de tarefas.

Durante a pandemia de COVID-19, a indústria, como muitos outros setores, precisou se reinventar. Isso aumentou ainda mais a busca das empresas por tecnologias capazes de aumentar a produtividade, otimizar processos, reduzir custos e dar agilidade às equipes mesmo a distância.

Basicamente, podemos afirmar que o setor de TI, mais especificamente o desenvolvimento de softwares, se tornou um pilar fundamental para o crescimento da indústria. Afinal, com processos cada vez mais ágeis por conta da tecnologia, os negócios podem focar na qualidade de seus produtos e na competitividade do mercado.

Veja as principais tendências da transformação digital para a indústria:

Automação

É praticamente impossível falar de transformação digital na indústria sem mencionar a importância da automação para o dia a dia das empresas. Graças a este recurso, o que antes era feito de forma burocrática, agora pode ser realizado de forma automática, permitindo que a empresa se dedique a tarefas que alcançam melhores resultados.

Mesmo a automação sendo um recurso que faz sucesso há mais tempo na indústria, a tendência é que gestores de todos os setores sigam investindo na automação para impulsionar seus resultados, atualizar setores com deficiência, potencializar estratégias, eliminar tarefas repetitivas e burocráticas . Atualmente, muitas tarefas administrativas ou até mesmo de RH, podem ser automatizadas por softwares desenvolvidos sob demanda, liberando os profissionais para trabalharem em ações de maior impacto dentro das organizações.

Soluções digitais armazenadas em nuvem

O uso de soluções digitais armazenadas em nuvem deu aos gestores inúmeras possibilidades de deixar os processos mais ágeis. Graças ao cloud computing, um colaborador pode acessar o software da empresa de forma remota, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Além dessa solução dar maior autonomia para os usuários, é possível deixar processos administrativos, por exemplo, mais ágeis. Com isso, é possível ganhar agilidade na tomada de decisão e armazenar dados e informações na palma da mão com o uso de dispositivos móveis. Ou seja, seus colaboradores não irão precisar ficar presos a um computador local para operar sistemas.

Criação de aplicativos

Por falar em dispositivos móveis, não podemos nos esquecer dos aplicativos, que cada vez mais tem auxiliado gestores de todas as áreas. Com a aceleração da produtividade, os aplicativos móveis possuem uma função fundamental na mobilidade das organizações. Afinal, esse tipo de solução torna o processo de coleta e controle de dados ainda mais ágil, contribuindo para a otimização da gestão.

Com a criação de aplicativos para a indústria, o gestor pode integrar uma série de recursos e funcionalidades em uma única ferramenta, facilitando o controle de muitas tarefas e até mesmo a comunicação entre os setores.

Enfim, a transformação digital seguirá sendo protagonista na indústria do mundo inteiro. Afinal, para se manter competitivo diante do mercado atual, é sempre importante se manter atualizado e inovar de forma estratégica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *