UX design para criação de sites: dicas essenciais

with Nenhum comentário

Usar UX design para criação de sites é uma dúvida que muitos desenvolvedores possuem. Afinal, nos dias de hoje é fundamental criar um site para qualquer tipo de negócio, mas ele deve ser acessível para todos os usuários. 

O principal objetivo de criar sites é justamente garantir que as pessoas que o acessem tenham a melhor experiência. Além disso, quando ele é acessível, mostra uma imagem positiva de sua marca. 

Porém, muitos tem dúvidas de como usar UX design para criação de sites, assim como a melhor maneira de aplicá-lo em sua página. Se você também faz parte desse grupo de pessoas, continue a leitura. 

O que é UX design para criação de sites?

Antes de descobrir como usar UX design para criação de sites, é fundamental saber do que ele se trata. De maneira geral, UX é a sigla utilizada para o termo “user experience”, que traduzido significa experiência do usuário. 

Segundo Donald Norman, professor de ciência cognitiva que cunhou o termo, experiência de usuário refere-se a vários termos, como design e todos os aspectos que asseguram a melhor experiência aos usuários com as máquinas. 

Portanto, UX design para criação de sites tem o objetivo de formar a melhor experiência aos usuários. Sendo assim, esse design será criado sempre com a perspectiva dos usuários na mente. 

Então, para usar o UX design, é essencial levar em consideração diversos termos, como: menu de navegação, identidade visual, layout e os conteúdos que estarão presentes em sua página. 

Dicas para usar o UX design na criação de sites

Quando estiver pensando em criar uma página para o seu negócio, é essencial levar em consideração algumas dicas do UX design para criação de sites. Afinal, a funcionalidade deve ser garantida, além de ser acessível para todos os usuários. 

1. A página deve ser responsiva

Antes de mais nada, o seu site deve ser responsivo. Isso porque, cada dia mais pessoas estão usando dispositivos móveis para realizar suas pesquisas, sejam smartphones ou tablets. Ou seja, a sua página deve funcionar corretamente em todos os tipos de telas. 

Uma das melhores maneiras de garantir isso é criando uma página responsiva. De maneira geral, trata-se de um conjunto de técnicas e habilidades que devem ser aplicadas para a configuração dos sites. 

Quando o seu site é responsivo, evita que os usuários tenham más experiências ao entrar em sua página. Portanto, para evitar frustrações, lembre-se de aplicar esse conjunto de técnicas de UX design para criação de sites. 

Por fim, vale ressaltar que o Google também prioriza os sites que estão preparados para receber os usuários de smartphones ou tablets. Essa compatibilidade afeta diretamente o posicionamento nos mecanismos de busca.

2. Design simples e funcional

Mesmo que a maioria dos empreendedores tenha interesse em criar um site para se destacar entre os concorrentes, lembre-se de não exagerar. Além disso, existem alguns padrões que a maioria das pessoas gosta de encontrar nos sites, são eles. 

  • As informações para entrar em contato devem estar localizadas no rodapé ou em uma página “Contato” ou similar.
  • A logo da empresa deve estar localizada no canto superior esquerdo da página de seu site.
  • A maioria das pessoas prefere o campo de busca no canto superior direito do site.
  • Os links devem estar com a cor distinta da tradicional. 

Quando você cria um site fora dessas configurações, pode ser difícil para as pessoas usarem. Portanto, antes de desenvolver a sua página, lembre-se que um bom planejamento é essencial e esses pontos devem ser levados em consideração. 

3. As informações devem ser claras

Para que os usuários se engajem com o seu site, é fundamental que eles não se sintam confusos durante sua navegação. Portanto, a linguagem do site deve ser clara, permitindo que as pessoas conheçam as tarefas que existem.  

Tenha em mente que a clareza das informações não vale só para os conteúdos textuais de seu site. Afinal, todos os elementos visuais são relevantes, interferindo diretamente no modo com que os usuários se sentem durante a navegação. 

4. Conheça o seu público

Por fim, para usar o UX design para criação de sites, é fundamental identificar qual é seu público. Inclusive, essa etapa é considerada por muitos desenvolvedores, a maior e muito importante. 

Afinal, quando você não conhece qual é o seu público-alvo e quais são as necessidades, não sabe como projetar para atrair e reter eles. Lembre-se que é essencial criar algo que seja do agrado deles. 

Então, antes de começar a criação de seu site, é fundamental conhecer sobre o público que você está projetando. Uma excelente maneira de conhecer sobre o seu público-alvo, é fazer pesquisas em sites que oferecem o mesmo serviço ou produto que o seu. 

Portanto, quando estiver planejando o seu site, passe pelo blog ou leia os comentários dos usuários nas páginas de seus concorrentes. Esse é um excelente ponto de partida para qualquer desenvolvimento bem sucedido.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *