Você já sabe o que o marketing pode oferecer à sua indústria?

Diferenciar-se da concorrência e ter um bom relacionamento com o público-alvo é fundamental a qualquer negócio que queira atingir relevância em sua área de atuação e com a indústria não é diferente.

O marketing industrial foca seus esforços no mercado B2B, ou seja, as ações de uma empresa não são direcionadas ao consumidor final (como é no B2C), mas sim a outras empresas. 

Para ilustrar melhor, pense no marketing digital: quando uma marca desenvolve ações on-line, o seu intuito é engajar o consumidor final, gerar o relacionamento com ele e a partir disso, fechar mais negócios.

Então, o marketing industrial ainda é marketing, não é mesmo? 

Pois bem, ele é utilizado a fim de gerir a relação entre organizações que atuam na indústria e diante disso elevar as vendas.

Mas nem tudo são flores…

Esse tal relacionamento é muito mais complexo quando o assunto envolve a indústria, porque ela trabalha com investimentos diretos. Em outras palavras, se eu investir em um equipamento ou material e não tive o retorno esperado, o que eu faço?

Logo, já se tem o primeiro desafio: o perfil do consumidor é diferente, o produto também e a lucratividade está em jogo. É justamente aí que o marketing pode ajudar!

O marketing agindo

De maneira mais simples e direta, as ações de marketing são pensadas para atingir o mercado de acordo com suas demandas e assim conquistar o público, ocasionando em venda.

Porém, somente ter o produto e desenvolver a chamada para ele não basta, é preciso conhecimento sobre esse público e o serviço ou material oferecido, para que assim seja possível agir com assertividade. 

Agora, trazendo à indústria, uma estratégia de marketing precisa ser elaborada com muita cautela, justamente por conta da complexidade do segmento. 

Melhor dizendo, no mercado B2B não há aquele encantamento natural do B2C em que o consumidor final cria uma ideia em torno do produto e passa a procurar incessantemente por ele.

O marketing para a indústria pode ser lido como especialistas VS especialistas. Pense bem: tanto quem vende como quem compra sabe bem em qual mercado está inserido e o que de fato necessita, por essa razão ter conhecimento mais aprofundado que permita uma abordagem diferenciada é essencial.

Por isso consumidor da área industrial, exatamente por saber o que procura e ser conhecedor do assunto tem como característica marcante de seu perfil o foco nos resultados, então cabe à empresa garanti-los e a melhor forma de se fazer isso é: apresentando números.

Outro ponto determinante para a empresa que lida com a indústria é a sua comunicação interna.

O marketing interno

Como sugerido pelo próprio nome, é a comunicação interna da empresa, que prioriza o relacionamento interpessoal, disseminação da cultura organizacional e a troca de informações, permitindo todos os funcionários terem conhecimento e assim colaborarem visando o mesmo objetivo.

O marketing interno é usado para qualificar os colaboradores por meio de treinamentos e a partir disso melhorar o serviço oferecido pela empresa. No caso da indústria, a intenção é munir os funcionários de habilidades técnicas a fim de atingir o público com efetividade. 

A cultura organizacional

É impossível falar de comunicação interna e indústria sem mencionar cultura organizacional.

A cultura dentro da empresa serve para manter todos os seu integrantes identificados e trabalhando rumo à mesma causa. Essa prática é interessante pois mantém todas as pontas da organização alinhadas, o que é crucial para o sucesso interno e externo. Afinal, eles se complementam.

Caso de sucesso e cultura organizacional: Grupo Ideal Trends

O Grupo Ideal Trends é composto por mais de 20 empresas de variados segmentos e a sua cultura foi idealizada pelo CEO José Paulo.

A cultura do Grupo Ideal Trends é um bom exemplo de como a comunicação interna é importante a uma organização que busca atuar em nichos nos quais os consumidores possuem perfis tão distintos.

Os 10 princípios da cultura do Grupo Ideal Trends são:

  • Sonhar grande;
  • Meritocracia;
  • Formar líderes;
  • Ser exemplo;
  • Resultados;
  • Agir como dono;
  • Simplicidade e franqueza;
  • Empresa enxuta;
  • Trabalho duro;
  • Integridade.

A ideia dos princípios é mostrar como o alinhamento interno reflete positivamente no ambiente externo, provando que ambos estão interligados. Afinal, antes de conhecer o seu público, é preciso ter ciência do que a sua empresa pode oferecer.

Mais detalhes sobre o Grupo Ideal Trends e a descrição de seus pilares.

Por que o marketing é essencial à indústria

Durante muito tempo acreditou-se que marketing era exclusividade daqueles produtos do momento que apareciam toda hora na TV, mas isso já caiu por terra.

Como todo negócio, a indústria precisa de clientes para se manter e mais que isso, descobrir quem são eles, o que necessitam e como impacta-los. Aí vem o marketing!

Na indústria, um dos principais setores do país e que movimenta bilhões por ano, o marketing serve para ela continuar se desenvolvendo no ponto de vista mercadológico.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.