As vantagens do uso da tecnologia para rastrear entregas

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Após uma compra ser efetuada, a empresa embarcadora, transportadora e cliente ficam na expectativa de que a mercadoria chegue logo e que ocorra tudo como planejado. 

A logística é um fator importante para qualquer empresa, mas o rastreamento de mercadoria ainda é um desafio. Nesse conteúdo vamos tentar simplificar o uso dele, quais benefícios a sua empresa ganha ao utilizá-lo e porque ele é um diferencial. 

Entre todos os avanços tecnológicos que as empresas utilizam para logística, é o rastreamento de carga que trás diversas vantagens para ambos os lados.

É através dele que há o monitoramento do transporte, contato com o entregador e um planejamento de rotas que ajudam a evitar falhas. 

Por meio do rastreamento de cargas em tempo real, consegue-se monitorar o status do transporte e tomar ações e decisões de maneira ágil, para que então, haja diminuição das falhas e caso elas ocorram sejam solucionadas de forma rápida e precisa. 

Sendo assim, o rastreamento de entregas, torna-se um diferencial competitivo para qualquer empresa que deseja oferecer um serviço de qualidade aos clientes e uma gestão melhor da sua logística.

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Como fazer um rastreio efetivo

Registre alterações

Qualquer mudança ocorrida durante a entrega deverá ser computada a fim de manter o controle da operação e de garantir que a mercadoria seja entregue com sucesso. Seja ela de percurso, nome, coleta, transações, entrega, entre outras. 

Sendo assim, qualquer inconformidade, sua equipe de retaguarda estará informada para agilizar ações e tomadas de decisão em tempo real. 

Visibilidade 

Para que as entregas sejam bem-sucedidas, seus colaboradores precisam ter acesso a todas as informações necessárias. Os entregadores devem saber que tipo de mercadoria estão entregando, qual a fragilidade do produto, qual o prazo e os dados dos clientes. 

E aos clientes, ofereça um ciclo do pedido visível e de fácil acesso, contendo todas as informações, com atualizações em tempo real de cada etapa, desde a efetuação do pedido até a confirmação da entrega da mercadoria

Nós estamos cada vez mais online e em diferentes plataformas. Oferecer ao cliente a opção de visualizar o status do pedido através de aplicativo móbile, se torna um diferencial, porém um item praticamente obrigatório para o cenário atual.

Informe ao cliente

Esperar por uma encomenda sempre causa ansiedade. Quando vai chegar? Será que vai ter alguma avaria? Todas as dúvidas passam pela cabeça do cliente e o seu dever é deixá-lo a par de tudo que for possível. 

Pois você sabia que o grande número de ligações ao SAC são de clientes querendo saber informações do seu pedido? Cliente informado, é cliente satisfeito.

 E ao oferecer qualidade e diversidade de acesso na informação do ciclo do pedido, você está realizando uma melhor experiência de compra ao cliente, tornando assim uma possível fidelização do mesmo. 

Centralize informações do cliente

O rastreio de pedidos tem relação com a satisfação do cliente. E uma forma de melhorar essa questão, é centralizar as informações sobre ele. Parece simples e sem importância, mas faz toda a diferença. 

A dica é anotar todas as interações feitas com o cliente e informações do mesmo. Enviar um e-mail no aniversário, mostrar sugestões de produtos parecidos com o que ele comprou, são algumas das ações que você pode investir para fidelizá-lo. Dessa forma, é possível traçar estratégias para melhorar o relacionamento e descobrir qual é a melhor forma de atendê-lo.  

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Rastreio em tempo real

Ao modernizar o seu sistema de rastreamento, você pode acompanhar o andamento dos itens despachados em tempo real. Sabendo assim, o que já foi entregue, o que ainda não foi e qual a probabilidade de alguma mercadoria ser entregue antes. 

A comunicação entre sistema e produto permite que a sua empresa seja notificada se houver qualquer imprevisto no processo, podendo agir rapidamente para solucionar o problema. 

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Principais benefícios

Utilizar o rastreador do ciclo do pedido de ponta a ponta na sua empresa, trazem benefícios para todos, incluindo o cliente. Entre eles estão:

  • Operar com muito mais eficiência
  • Monitoramento do processo
  • Visibilidade do ciclo do pedido de ponta a ponta
  • Melhor comunicação com o cliente
  • Maior controle sobre erros e falhas no processo
  • Segurança de cargas e motoristas
  • Alertas de inconformidades
  • Suporte na tomada de decisão 
  • Fidelização de clientes
  • Redução de acesso ao SAC
  • Comprovação de entrega

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Tracking de entregas é a mudança que a sua empresa precisa

Nesse conteúdo você aprendeu sobre o que é e como utilizar o rastreamento de entregas a favor da sua empresa. 

Pôde conferir como a ferramenta é útil para a sua empresa, a transportadora e principalmente o seu cliente. Trazendo facilidade na comunicação e agregando na informação.

Sendo assim, esperamos que você opte por começar a utilizar essa ferramenta que oferece diversos benefícios, como fidelização de clientes, monitoramento de todo o processo, suporte na tomada de cada decisão, entre outros. 

Conteúdo produzido por Júlia Resende – redatora da Moveideias

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