Descubra 7 vantagens de prospectar clientes por meio de um mercado on-line

Como prospectar clientes pela internet em um mercado cada vez mais competitivo? A resposta para essa pergunta pode ser mais simples do que você esperava: venda em um mercado on-line, conhecido como marketplace. Conheça as vantagens dessa plataforma!

O marketplace, também conhecido como shopping on-line, é uma modalidade de comércio realizado na internet.

Através desta plataforma, várias empresas podem vender os seus produtos, em um único site, sem a necessidade de arcar com os custos e os riscos de se abrir um e-commerce.

Por isso, vender em um mercado on-line como marketplace está se tornando, cada dia mais, uma forma de prospectar clientes.

São muitos os benefícios de vender em um mercado on-line.

Listaremos alguns dos principais e explicaremos por que ele pode ser a melhor alternativa para prospectar novos clientes.

Continue acompanhando este artigo e aprenda sobre:

1. Baixo custo

Se comparado com um e-commerce, os custos de manter um marketplace são muito menores.

Isso porque, no caso do marketplace, a única negociação necessária é do valor da comissão sobre as vendas.

Não existe a necessidade de gastos com criação ou hospedagem de site, e divulgação por exemplo.

Se compararmos com uma loja física, essa economia se torna ainda maior, visto que não existem os custos com aluguel, energia elétrica, água e pagamento de colaboradores, por exemplo.

Por isso investir em um marketplace é uma estratégia assertiva e econômica para prospectar clientes.

2. Visibilidade

Vender em um mercado on-line possui diversas vantagens, por exemplo: em um marketplace o número de visitantes por dia é muito grande.

Ao escolher essa plataforma para vender seus produtos, é como se eles ficassem expostos em vitrines de shoppings e diversos consumidores os visualizassem com frequência.

Por ter um tráfego alto e garantido, o marketplace oferece o máximo de visibilidade para a loja virtual, sem que sejam necessários grandes investimentos em divulgação, fazendo com que você economize consideravelmente em suas ações para prospectar clientes.

3. Estrutura

Uma das maiores vantagens de um marketplace é a sua estrutura.

Você tem a possibilidade de aproveitar diversas funcionalidades confiáveis e conhecidas pelos clientes, já incluídas no preço negociado.

Mais uma vez, um benefício que proporciona economia de custos para quem quer saber como prospectar clientes.

Nesse caso, o empreendedor não tem a necessidade de se preocupar em disponibilizar o conteúdo de seu site em sua loja virtual e não existe a preocupação se o serviço é confiável ou não, pois os operadores do marketplace já farão isso por ele.

Lembrando que a forma de pagamento e a integração com os correios já vêm prontas, poupando você de muito trabalho.

4. Público diversificado

A partir do aumento de tráfego, a quantidade de vendas se torna cada vez maior.

Ao vender em um mercado on-line o seu negócio passa a possuir a oportunidade de fazer novas apostas e ganhar um público diferente do que já tinha antes, fazendo sua loja ganhar destaque no mercado.

Além de contribuir com uma alta do faturamento, isso abre a possibilidade de atuar em outros nichos e diversificar o seu portfólio de produtos oferecidos.

Nesta plataforma você irá prospectar clientes de diversos tipos de públicos e, para conseguir atender às expectativas de diferentes clientes, é importante aumentar a gama de produtos.

Com isso, os compradores encontrarão uma maior variedade de itens e escolherão a sua empresa.

5. Aumento nas vendas

O grande número de visitantes e o público diversificado fazem com que as suas vendas aumentem consideravelmente e, em consequência, o faturamento de sua loja também cresça.

Além disso, se levarmos em consideração o baixo investimento necessário para vender em um marketplace, podemos afirmar que o aumento das vendas e o baixo custo da plataforma tornam os seus lucros muito maiores.

6. Confiança do consumidor

Apesar das vendas on-line estarem aumentando, alguns consumidores ainda continuam inseguros para comprar produtos pela internet.

Estar presente em um marketplace conhecido e que já possui uma boa credibilidade no mercado proporciona uma maior confiança aos consumidores.

Isso porque eles sabem que se caso algo der errado, terão todo o suporte e serão reembolsados.

Isso passa confiança ao consumidor e te permite investir prospectar clientes novos com mais frequência.

7. Fidelização

A fidelização de clientes pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma empresa. No entanto, na internet, isso pode ser difícil de alcançar.

Ter uma boa comunicação com o cliente é uma forma eficaz para as empresas presentes em um marketing place incentivarem os consumidores a retornar.

Um bom método para isso seria oferecer descontos e brindes aos seus compradores ao vender em um mercado on-line, mas vale investir em um marketplace já bem posicionado no mercado.

Vantagens do consumidor

Além das vantagens para a sua empresa vender em um mercado on-line, o consumidor também sai ganhando.

Isso porque, no marketplace, ele estará em contato com uma alta diversidade de produtos, modelos e fornecedores.

A facilidade é muito maior, pois é possível encontrar todos os itens necessários em um mesmo endereço eletrônico, além de fazer uma comparação entre os preços.

Em apenas um acesso, o comprador consegue fazer sua pesquisa, comparar o preço, comprar e pagar.

A facilidade, praticidade e segurança garantem a satisfação do cliente.

Já as entregas são feitas individualmente e ficam sob responsabilidade da empresa cadastrada no marketplace.

Comprando em um marketplace, o consumidor consegue obter os melhores preços.

Além disso, suas compras estarão asseguradas por um portal de renome e confiança no mercado nacional.

Os dois lados ganham: ao vender em um mercado on-line a sua empresa consegue prospectar clientes e o consumidor sai satisfeito!

Como prospectar clientes com um marketplace?

Agora que você já sabe das vantagens de um marketplace, para você e para o seu cliente, é importante que entenda também como se destacar nesta plataforma.

O marketplace é um ambiente bastante amplo, onde estão presentes diversas lojas virtuais.

É normal encontrarmos produtos semelhantes ou até mesmo iguais. Justamente por isso, sua empresa deve fazer algo diferente para se destacar na hora de prospectar clientes novos.

É necessário que você escreva descrições detalhadas sobre os seus produtos/serviços.

Um canal de comunicação para tirar dúvidas dos clientes e a divulgação de boas fotos de seus produtos também são fatores indispensáveis. Dedique tempo e atenção para essas atividades.

Se você quer ganhar destaque no marketplace é importante trabalhar com e-mails marketing também, oferecer brindes e outros tipos de atrativos.

Estes fatores podem ser decisivos para o usuário na hora de escolher com quem ele fechará o negócio.

Todos sabemos que o foco de qualquer empresa é conversão, portanto novas alternativas de vendas devem ser buscadas diariamente por quem saber como prospectar clientes pela internet.

Você já pensou em vender em um mercado on-line? Pode ser o que falta para o sucesso do seu negócio.

E se quiser saber ainda mais sobre este segmento, confira nosso conteúdo sobre plataforma de marketplace.