As 6 habilidades que todo bom líder deve ter

with Nenhum comentário

No meio corporativo a presença de um líder preparado é mais que necessária, é imprescindível. Mas a realidade que enfrentamos é que o mercado tem um grande déficit de profissionais prontos para encarar os desafios da “nova liderança”. 

Uma pessoa despreparada liderando uma equipe não é um líder, pode ser um chefe, mas não um líder. Um bom líder precisa ser proativo, ter um objetivo em comum para suas equipes, focado, ser empático, comunicativo e sempre estar atualizado. 

Neste post, falaremos sobre as principais habilidades que todo bom líder deve ter para ser verdadeiramente eficaz. Confira a seguir! 

As 6 habilidades 

Um bom líder deve ser proativo 

Proatividade é uma das habilidades que não é única dos líderes. É encorajado para que todas as pessoas do mundo, pois proatividade segundo o ProfStephen R. Covey é muito mais do que tomar iniciativa ou fazer coisas antes de ser pedido. 

Proatividade é a consciência da escolha, pessoas proativas param e dão a si mesmas a liberdade de escolher suas respostas com base em seus princípios e nos resultados desejados. Exemplos de ações proativas são: mantém a calmaassume responsabilidadepensa antes de agirfoca nas soluções nos problemas e toma iniciativa. 

Um bom líder tem um objetivo claro 

Se você não sabe onde quer chegar como você vai chegar lá? Um bom líder planeja e define os resultados antes de agir. Ter uma missão pessoal e profissional ajuda te deixar no caminho certo da liderança corporativa. 

Definir os objetivos transforma um planejamento em resultados, por exemplo: 

Ter uma agenda e tópicos bem definidos para uma reunião a torna em uma reunião produtiva; um objeto com “linha de chegada” e prazo faz seus objetivos serem alcançados com excelência. 

Um bom líder deve sempre focar no mais importante 

Após definir um objetivo e saber onde você quer chegar você precisa saber como chegar lá! Um bom líder planeja a semana e elimina as partes irrelevantes dos dias como: Atividades banais; uso excessivo de televisão, internet e etc.; atividades de fuga no horário de trabalho. 

Um bom líder consegue separar as para suas atividades em quadrantes de: Necessidade; Eficácia; Distração e Desperdício e saber como agir no quadrante Eficaz. 

Um bom líder é empático 

Empatia segundo o Prof. Stephen R. Covey é primeiro compreender para depois ser compreendido, praticar um ensinamento dos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficaz chamado escuta empática. 

A escuta empática é escutar sem a necessidade de responder, mas sim de entender e ajudar a pessoa a descobrir a resposta sozinha. 

Um bom líder é comunicativo 

Um bom líder deve sabe se comunicar e alinhar tudo com sua equipe. Pois uma equipe alinhada pode superar todos os desafios que estão por vir. Fazer conexão com seus colaboradores e se tornar um time unido ajuda ainda mais a alcançar os objetivos e executar as estratégias.  

Um bom líder está sempre atualizado 

O mundo está sempre mudando e um líder verdadeiramente eficaz está sempre atualizado com as novidades do mercado em que atua e nas novidades de liderança. 

Além disso a tecnologia é uma das mais poderosas ferramentas para facilitar e ampliar a qualidade do nosso trabalho, um bom líder está sempre antenado nas novas tecnologias e as estuda para poder usa-las a seu favor.  

Como desenvolver essas habilidades? 

Um bom líder precisa saber o que está fazendo, por que está fazendo, como fazer, administrar suas equipes com empatia, ser bem alinhado com a suas equipes e estar sempre atualizado com as novidades do mercado. E para conseguir desenvolver essas habilidades e se tornar um bom líder é preciso identificar os pontos mais importantes e transforma-los em hábitos. 

Para desenvolver essas habilidades e muitas outras procure um especialista da FranklinCovey. 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *