Saiba como prospectar clientes em 9 dicas simples e leve sua empresa ao topo!

Saber como prospectar clientes é uma arte que exige esforço e planejamento para conquistar o público certo. Saiba como se tornar o pintor (empreendedor) mais comentado do mercado industrial e leve seus quadros (produtos/serviços) a um maior número de pessoas!

Não existe nada mais eficiente para manter a estabilidade financeira da sua empresa do que entender como prospectar clientes novos e continuar com os atuais.

Isso porque a baixa performance e os custos excessivos são vilões das empresas que precisam inflar seu faturamento.

Por isso, para alcançar grandes resultados é necessário ter dedicação e estratégias bem definidas na hora de atingir seus objetivos.

O passo inicial é analisar a sua atual carteira de clientes. Desta forma, é possível identificar pontos positivos no seu processo e ressaltá-los, além de aprimorar os pontos negativos.

Portanto, mãos à obra!

Seguem abaixo 9 ideias para te auxiliar nessa jornada de saber como prospectar clientes.

Confira:

1. Treine sua equipe

O primeiro para saber como prospectar clientes é investir em treinamentos para sua equipe.

Isso porque um time capacitado é o fator chave no momento de gerar retornos positivos, pois com isso é possível obter mais produtividade, menos retrabalho e, consequentemente, mais lucro.

Esse ponto será um diferencial competitivo da sua empresa, pois assim você poderá focar em algumas outras demandas, como veremos a seguir.

2. Crie/Gerencie o funil de vendas

O intuito do funil de vendas é conduzir um usuário desde o primeiro contato dele com sua empresa, até um possível fechamento do negócio.

Esse acompanhamento é feito por meio de várias táticas como: divulgação, nutrição de conteúdo, qualidade em atendimento ao cliente, mão-de-obra capacitada, entre outros.

Sendo assim, a criação de um funil de vendas é uma estratégia extremamente eficiente para quem deseja entender como prospectar clientes.

Isso porque a partir dela, você conhecerá processos, saberá o que melhorar neles e terá como se destacar frente a concorrência e focar na prospecção de mercado.

3. Dê atenção a nutrição de seus clientes

A etapa de nutrição de clientes é fundamental para não perdê-los ao longo do processo que se iniciou a partir do primeiro contato deles com sua empresa.

Com isso, queremos dizer que é essencial você entregar ao público materiais de qualidade e com alta relevância.

Assim será possível aumentar suas chances de converter seus potenciais consumidores em clientes efetivos.

Para isso, invista em uma das crescentes tendências mercadológicas: o marketing digital!

A partir dele você terá ferramentas para contatar seu cliente de forma rápida, efetiva e personalizada, como, por exemplo, as redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e outras.

Vale estudar também quais das redes sociais são capazes de atrair clientes e as formas de utilizá-las para nutri-los.

Além disso, há também a possibilidade de práticas como envios de e-mail marketing, newsletter etc.

Isso fortalece a imagem da sua marca, aumentando suas chances de saber como prospectar clientes.

4. Invista em seu site

Por vivermos na era digital, seu cartão de visita é o seu site, a principal plataforma informativa da sua marca e produtos/serviços.

Portanto, é fundamental se atentar à forma como os conteúdos são disponibilizados.

Além disso, é importante apresentar um conteúdo de relevância e interesse ao consumidor, pois assim você conseguirá ganhar a atenção dele e cativá-lo com mais facilidade.

Outro fator fundamental da hora de entender como prospectar clientes é investir na responsividade do seu site, ou seja, a adequação do conteúdo do site às diversas telas, como computadores, notebooks, tablets e smartphones.

Boa parte das pessoas acessam a internet por meio de seus celulares, tornando ainda mais importante apresentar um site adequado a essas plataformas para não correr o risco de perder uma grande parcela de potenciais clientes.

Essas dicas devem ser levadas em consideração na hora de planejar sua estratégia de prospecção de vendas.

5. Segmente informações e clientes

Informação personalizada é a nova tendência do mercado e pode ser considerada como um diferencial em relação a concorrência.

Isso porque quando você personaliza conteúdos com os dados do cliente consegue gerar curiosidade nele, fazendo com que o laço entre consumidor e empresa seja estreitado.

Além disso, a segmentação permite a você entregar conteúdos de relevância, qualidade e interessantes ao usuário.

Como o marketing digital possibilita a geração de métricas, é possível obter dados pessoais por meio dos cadastros feitos no seu blog ou site, por exemplo.

Quando você demonstra a importância que o consumidor tem para a empresa e a atenção que é dada a ele, passa a ganhar credibilidade, fornecendo um grande potencial competitivo a sua empresa e ajudando na hora de prospectar novos clientes.

6. Ouça seus atuais clientes

Além de focar em como encontrar novos clientes, é fundamental ouvir o que os seus atuais consumidores têm a dizer.

Através deles você terá parâmetros e saberá o que está sendo assertivo ou pode ser melhorado em todo e qualquer processo.

Uma dica é fazer uma pesquisa de satisfação com sua base de clientes, assim você poderá colher os feedbacks positivos e negativos deles.

O marketing digital disponibiliza ferramentas de pesquisas que são personalizáveis, assim você pode criar um questionário que não canse o usuário ou dê a ele a sensação de perda de tempo.

Isso também faz com que você não apenas gere novos clientes, como também mantenha e fidelize os atuais.

7. Analise métricas e resultados

Um dos muitos benefícios do marketing digital é a possibilidade de obter as métricas das suas ações e de seus clientes.

Dessa forma você consegue monitorar se suas táticas estão gerando uma boa repercussão ou devem ser alteradas.

Com isso, é possível acompanhar a taxa de conversão de seus leads, podendo também quantificar lucros e/ou prejuízos gerados em um determinado tempo, além de entender como prospectar novos clientes.

8. Crie sentimento de priorização nos seus clientes

Alinhado ao que citamos sobre personalização de conteúdos enviados, o cliente também fica satisfeito quando se sente priorizado pela empresa.

Algumas atitudes fazem o cliente se sentir assim, como:

  • Um atendimento rápido e eficiente, seja presencial, por telefone ou no ambiente on-line;
  • Garantir um serviço de entrega eficiente;
  • Fácil acesso a comunicação com a empresa;
  • Chamar o cliente pelo nome também pode gerar um estreitamento dessa relação.

Quando seu cliente se sente satisfeito com seu atendimento e produto/serviço oferecido, além de ser fiel à marca, ele também poderá passar a te indicar para seus contatos, gerando a sua empresa uma boa forma de como prospectar clientes.

9. Solicite indicações por meio de redes sociais

Quando você garante um produto/serviço de qualidade, abre portas para pedir a seus clientes ajuda na divulgação da sua empresa por meio de compartilhamentos de conteúdos nas redes sociais, por exemplo.

Claro que a ideia não é incomodar ninguém, ou seja, tente ser o mais sútil possível em sua abordagem.

Você pode, por exemplo, apenas sugerir o compartilhamento nas redes sociais, caso ele tenha gostado do conteúdo.

Essa é uma forma de atingir mais pessoas e captar clientes da forma certa.

Trabalhe constantemente e saiba como prospectar clientes qualificados!

Para entender, de fato, como prospectar clientes é necessário muito trabalho duro e dedicação de toda uma empresa.

Por isso, foque na análise de potenciais clientes e use as técnicas corretas para atraí-los.

Além disso, escolha os melhores canais de divulgação, como seu site, redes sociais, blogs e plataformas de vendas online.

Outra boa estratégia é investir em ideias de promoção para atrair clientes, oferecendo possíveis benefícios, descontos ou prêmios.

Some tudo isso a um treinamento eficiente aos seus colaboradores e prepare-se para se tornar o rei da prospecção de mercado.

E se quiser aprofundar ainda mais o seu conhecimento, leia nosso texto sobre como vender mais!

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