Marketplace no Brasil: entenda o cenário atual e conheça as principais plataformas

Investir em marketplace é uma tendência em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Diversas plataformas atuam nesse formato no País e oferecem aos empreendedores um excelente ambiente de negócios. Descubra se vale a pena investir nos marketplaces brasileiros!

Os marketplaces são plataformas que funcionam como verdadeiros shoppings virtuais, permitindo que diversas empresas comercializem seus produtos no mesmo lugar.

Esse modelo de negócio vem superando, em muitos casos, os sites comuns de e-commerce, pois gera menos custos e pode trazer maior retorno a curto prazo.

Por aqui, esse cenário não é diferente, tanto que existem diversas plataformas de marketplace no Brasil fomentando o mercado de e-commerce e ajudando muitas empresas.

Entre gigantes do mercado e sites segmentados, os marketplaces brasileiros podem ser a solução que sua indústria esperava para vender mais.

E aí, quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse conteúdo exclusivo!

Mas antes, baixe nosso e-book e conheça os segredos para aumentar a produtividade da sua indústria. Guarde para ler depois! 🙂

Veja os tópicos abordados neste texto:

Marketplace no Brasil

Apesar de já estarem no Brasil há algum tempo, 2017 foi o ano de afirmação dos marketplaces brasileiros.

Nesse período, as plataformas conseguiram arrecadar cerca de 20% de todo o faturamento do e-commerce nacional.

Além disso, segundo o levantamento da 37º Webshoppers, realizado pela Ebit, os marketplaces de produtos usados e novos e artesanatos faturaram R$ 73,4 bilhões.

Mesmo com esses números expressivos e animadores, o mercado de marketplace no Brasil ainda tem muito a evoluir.

Entre os principais desafios do setor estão fatores operacionais, como perda de qualidade em alguns serviços, problemas com frete e custos de gestão.

Outro problema para muitos empreendedores que buscam investir em marketplace é encontrar a plataforma mais adequada para a sua empresa.

Isso porque, em muitos casos, os serviços prestados pelos gigantes do e-commerce no Brasil não são vantajosos para segmentos mais fechados, como o industrial e o de serviços.

Por isso, esse tipo de empresa precisa buscar opções menos conhecidas, mas capazes de trazer um público mais qualificado e segmentado.

Principais marketplaces brasileiros

Agora que já conversamos um pouco sobre o cenário de marketplace no Brasil, chegou a hora de falar das marcas mais aclamadas do setor.

Confira:

Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do Brasil e do mundo. A empresa permite o comércio de diversos tipos de produtos, tanto novos, quanto usados.

Segundo o The Statistics Portal, é o site com maior número de acessos em toda a América Latina.

B2W Marketplace

A B2W Digital é referência em comércio eletrônico no Brasil, afinal é responsável por alguns dos principais marketplaces brasileiros.

Fazem parte do grupo de empresas as marcas:
Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato, além de outras empresas do mercado de tecnologia.

Via Varejo

Outro grupo empresarial de bastante sucesso no mercado de marketplace no Brasil é a Via Varejo.

A empresa administra os e-commerces de marcas como Extra, Casas Bahia e Ponto Frio.

Walmart

A maior rede varejista do mundo não podia estar de fora da nossa lista.

O marketplace do Walmart é tão bem sucedido no País, que talvez faça até mais sucesso que sua rede de lojas físicas.

Netshoes

Outra referência em marketplace no Brasil é a Netshoes, que também atua no México e na Argentina.

A empresa é vista como o maior e-commerce de artigos esportivos da América Latina.

OLX

Conhecido por permitir que as pessoas “desapeguem” de produtos que não precisam mais, o marketplace da OLX também não pode ficar de fora.

Seu grande diferencial é não realizar a intermediação dos pagamentos, que fica a cargo dos próprios usuários da plataforma.

Dica bônus: Soluções Industriais

Apesar de não ser tão conhecido do público geral, o Soluções Industriais presta um grande serviço aos empreendedores B2B (empresas que vendem para outras empresas).

O portal tem o objetivo de alavancar o segmento industrial, entregando contatos comerciais de qualidade a todos os seus clientes.

Marketplace Brasil: o caminho certo para o sucesso!

O mercado de marketplace do Brasil está mais quente do que nunca. Por isso, não perca tempo e tire proveito desse modelo de negócio.

Diversas empresas já estão alavancando suas vendas por meio dessas plataformas, e a sua não pode ficar de fora.

Por isso, analise as necessidades da sua empresa, estude bem os benefícios de cada um dos marketplaces brasileiros e invista em seu sucesso agora mesmo.

E se quiser saber ainda mais sobre o assunto, confira nosso conteúdo em que abordamos as principais vantagens de uma plataforma de marketplace.