O que é CAC e como ele pode influenciar nos ganhos de seu negócio

O CAC é uma das métricas mais importantes para a gestão financeira de uma empresa, pois permite que você consiga mensurar se sua estratégia de aquisição de clientes está gerando resultados de acordo com o investimento que foi feito. Entenda como realizar esse cálculo!

Analisar dados e métricas é a melhor forma de entender se uma empresa está no caminho certo.

Por meio dessas informações, é possível identificar quais ações estão gerando resultados e o que precisa ser feito para melhorar ainda mais seu desempenho.

E quando falamos em métricas, uma das mais importantes, principalmente para os setores financeiros e de marketing, é o CAC.

Por meio dele, sua indústria consegue analisar o quanto foi gasto na aquisição de cada cliente por meio de suas estratégias de divulgação.

Quer saber mais sobre esse conceito e descobrir como aplicá-lo em sua indústria?

Então confira os tópicos abordados em nosso conteúdo:

O que é CAC?

O termo CAC vem do inglês Customer Acquisition Cost, que traduzido para o português significa custo de aquisição de cliente.

Mas o que isso significa? Significa que essa fórmula lhe permite calcular, em números exatos, quanto sua empresa está investindo na conquista de um cliente.

Com isso, você consegue identificar o quão eficiente está sendo o trabalho de suas equipes de marketing e vendas.

Se o valor for muito alto, por exemplo, você pode repensar suas estratégias para conseguir alcançar cada vez mais pessoas por meio de investimentos menores.

A fórmula do CAC é simples e consiste, basicamente, em dividir o valor investido em suas ações de marketing pela quantidade de consumidores conquistados por meio de cada uma delas.

Qual a importância de calcular o CAC?

Até aqui você já entendeu que o CAC possui o objetivo de mostrar o quanto sua empresa gasta para conquistar cada cliente.

Ok, mas qual a importância disso? TODA!

Isso porque, ao realizar ações de divulgação da sua marca, sua empresa precisa ter uma ideia clara do tamanho do público atingido.

E ter o valor exato do quanto está sendo gasto, em média, para atingir um cliente, pode te ajudar a encontrar possíveis problemas, como a definição errada da persona e o uso de canais pouco efetivos.

Com esses números em mãos, basta a você criar estratégias para conseguir converter cada vez mais clientes com ações cada vez mais baratas e lucrativas.

Além disso, o CAC ainda auxilia sua gestão financeira, mantendo seu controle de caixa em dia.

Como calcular o CAC de sua indústria?

Em linhas gerais, o cálculo do custo de aquisição de cliente é simples. Basta usar aquela fórmula mostrada anteriormente.

Porém, para te ajudar ainda mais, iremos te dar um exemplo mais claro de como usar o CAC.

Imagine que sua indústria está investindo em Inbound Marketing e, para isso, decidiu usar estratégias como Marketing de Conteúdo (com postagens educativas em blogs), anúncios pagos em redes sociais e no Google e envios de e-mail marketing.

Para realizar essas ações, você terá as seguintes despesas:

  • Custo fixo com uma plataforma de blog (Exemplo: WordPress);
  • Gastos com redatores freelancers;
  • Investimento em plataformas como Google Adwords e Face Ads;
  • Valor pago a uma plataforma de envios de e-mail.

Essas ações, somadas, geraram um número satisfatório de clientes, porém você não sabe se o custo total da estratégia está compensando e se ele deve ser mantido.

Por isso, você decidiu calcular o CAC de seu planejamento de Inbound, dividindo o valor investido até então pelo número de leads (consumidores em potencial) convertidos em clientes.

Com isso, você descobriu que o valor gasto por mês nessa estratégia é R$ 800,00 e que ela conseguiu trazer 50 novos clientes para sua empresa.

Dessa forma, foi possível perceber que o valor gasto para adquirir um cliente por meio das suas ações de Inbound Marketing é R$ 16,00.

Mas como descobrir se esse número é satisfatório?

Na verdade, não existe um CAC perfeito, mas é possível mensurar se o valor em questão condiz com a realidade da empresa e se ele está gerando lucro real.

Uma boa forma de identificar isso é verificando o quanto cada cliente atingido por meio dessa estratégia gastou em sua empresa.

Se esse valor for relativamente superior ao CAC e, portanto, satisfatório para sua empresa, é sinal de que você está no caminho certo.

Caso contrário, você poderá tomar providências para reduzir o CAC e deixar suas ações mais efetivas

Mensure seu CAC com eficiência!

Analisar os resultados obtidos pela sua indústria é fundamental para levá-la ao topo do mercado.

Afinal, esse é o melhor modo de identificar erros e acertos em qualquer procedimento.

No caso do CAC, ele é fundamental para que você consiga controlar seus investimentos em marketing e buscar formas cada vez mais assertivas de encontrar novos clientes.

Dessa forma, sua gestão de clientes e de recursos fica muito mais efetiva, trazendo resultados incríveis para sua empresa.

Agora que você já aprendeu a calcular seus gastos para adquirir clientes, que tal aumentar suas vendas?

Então continue com a gente e confira nosso conteúdo sobre como vender mais!