Entenda o que é ticket médio e saiba como calcular o da sua empresa!

Você sabe o que é ticket médio? Esse indicador mostra o valor médio de cada compra feita por seus clientes. Com esses dados em mãos, você consegue mensurar o desempenho do seu negócio e realizar ações mais efetivas!

Os indicadores de performance são ferramentas essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

Por meio deles, é possível ter informações reais sobre o desempenho de um empreendimento, facilitando a busca por melhorias.

Um dos indicadores mais importantes é o ticket médio, responsável por calcular o valor médio gasto por seus clientes em cada compra.

Com esse número em mãos, fica mais fácil mensurar, por exemplo, se suas equipes de marketing e vendas estão trabalhando corretamente.

Por isso, é fundamental você entender, não só o que é ticket médio, mas também como calculá-lo e como aumentá-lo.

E para te ajudar a adquirir esse conhecimento, produzimos um conteúdo completo!

Confira:

O que é ticket médio?

Como já explicamos – mas não custa repetir – o ticket médio corresponde ao valor médio de cada compra feita por seus clientes.

Ou seja, o indicador te permite mensurar, em números exatos, o número aproximado que sua indústria lucra em cada venda realizada

Mas lembre-se, o ticket é o valor de cada venda, e não de cada cliente. Afinal, o mesmo consumidor pode realizar mais de uma compra em um determinado período.

A fórmula é simples, como podemos ver abaixo:

Mas, afinal, por que calcular esse número? Qual a importância desse dado para minha empresa?

Existem vários motivos, mas um dos principais é o fato de que o valor do seu ticket de vendas médio influencia diretamente na capacidade de investimento do seu negócio.

Se esse valor for baixo, por exemplo, sua empresa não pode se dar ao luxo de enviar vendedores para fechar as vendas pessoalmente.

Isso porque a margem de lucro a cada transação realizada pode ser considerada muito baixa para realizar novos investimentos.

Por isso, calcular ticket médio é fundamental para mensurar seus resultados atuais, além de ajudar a planejar suas próximas ações.

Como calcular ticket médio da minha empresa?

Até aqui, mostramos o que é ticket médio e explicamos a importância de realizar esse cálculo para ter mais precisão na hora de analisar resultados.

Agora, iremos te ensinar a calcular o ticket de vendas médio da sua empresa.

No tópico acima, você percebeu que a fórmula é simples: basta dividir o valor total das suas vendas diárias pelo número de vendas realizadas.

Mas para deixar ainda mais simples, vamos te mostrar agora um exemplo prático.

Imagine que você tem um e-commerce de sapatos e faturou R$ 20.000 no último mês.

Para chegar a esse número, você efetuou exatamente 2.500 vendas.

Dividindo o valor pelo número de vendas, você descobriu que seu ticket é R$ 80,00.

Por meio desse valor, você percebeu que poucos clientes compram mais de um produto por vez, pois R$ 80,00 é o preço médio dos seus sapatos mais vendidos.

Com isso, você resolveu investir em vendas casadas, criando em seu site um mecanismo que sugere ao seu cliente produtos adicionais ao que ele já está comprando.

Além disso, você também fez promoções envolvendo mais de um produto, fazendo seus consumidores gastarem mais a cada compra.

Por meio dessas ações, foi possível aumentar seu ticket, elevando a capacidade de investimento da sua empresa, independente do ramo em que ela se encaixa.

Seja o ticket médio em academias, no setor industrial, comércio em geral, essas ações são capazes de aumentá-lo. 

Mensure, analise seu ticket e cresça imediatamente!

Os indicadores de desempenho são fundamentais para mostrar se o rumo tomado por sua empresa é o que você esperava.

E no caso do ticket médio de vendas não é diferente, pois ao descobrir o valor médio de cada venda é possível entender melhor os hábitos de consumo dos seus clientes.

Com isso, você consegue planejar ações mais assertivas para aumentar ticket médio da sua empresa e, com isso, melhorar seu faturamento.

Pronto para usar nossas dicas e obter resultados incríveis? Então vá em frente e bons negócios!

E se você quiser saber como aumentar ainda mais o número de vendas da sua empresa, leia nosso texto sobre como vender mais.