Conheça as principais vantagens de investir em uma plataforma de marketplace

Notebook com marketplace para pesquisa de produtos no Soluções Industriais

Investir em plataforma de marketplace é uma forma de anunciar seus produtos com mais eficiência, trazendo visibilidade e reconhecimento a sua marca. Além disso, o custo é baixo e a diversidade de público pode aumentar suas vendas. Conheça outras vantagens!

As plataformas de marketplace já são as “queridinhas” de muitos empreendedores que investem em vendas pela internet.

Isso porque esse tipo de ferramenta permite que diversas empresas anunciem, em um mesmo ambiente, produtos e serviços de diversos segmentos.

Tudo isso pode ser feito de forma rápida, com baixo custo de implementação e manutenção, além da oportunidade de alcançar um público grande e engajado.

Além dessas vantagens, usar uma plataforma de marketplace também pode aumentar a visibilidade da sua empresa e facilitar a mensuração de resultados.

Quer saber mais sobre esses e outros benefícios?:

Então confira os tópicos que serão abordados em nosso conteúdo:

O que é marketplace?

Antes de apresentar todas as vantagens desse modelo de negócio, vamos falar um pouco mais sobre ele.

O marketplace nada mais é do que um shopping virtual, pois permite que diversas empresas montem suas próprias lojas dentro da plataforma.

Ou seja, a própria ferramenta oferece aos seus usuários uma página para que eles possam anunciar seus produtos e serviços.

Em alguns casos, os próprios marketplaces fazem o cadastro de mercadorias e até realizam ações de divulgação na internet, enquanto em outros, eles apenas oferecem o espaço e deixam a implementação por parte das próprias empresas.

Entendeu como funciona marketplace? Então confira as principais vantagens dessa plataforma!

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Baixo custo

Como já adiantamos na introdução do conteúdo, o baixo custo é uma grande vantagem das plataformas de marketplace.

O grande motivo para isso é que não existe a necessidade do empreendedor comprar um domínio ou arcar com os gastos da manutenção de um site de e-commerce.

Isso porque, em vez de ter seu próprio estabelecimento virtual, você abre uma loja em um shopping online que é compartilhado por diversas empresas.

Por esse motivo, o custo fixo de investir em uma plataforma de marketplace é muito menor quando comparado a outras formas de vender pela internet.

Uma das formas de cobranças mais usadas por essas ferramentas é retirar uma pequena porcentagem de cada compra concluída pelas empresas cadastradas.

Em outros casos, os portais cobram uma pequena mensalidade de manutenção.

Visibilidade

No mundo do marketing e das vendas, visibilidade é tudo, pois só assim é possível ser encontrado por cada vez mais clientes.

Uma das formas de atingir esse objetivo é investindo em uma plataforma de marketplace que possua certa relevância no mercado.

Caso a ferramenta escolhida seja conhecida e tenha muitos usuários, são grandes as chances de você aumentar sua base de clientes.

Além disso, os melhores marketplaces são referências em SEO (otimização para mecanismos de busca) e, por isso, conquistaram um bom posicionamento nos buscadores on-line.

Ou seja, ao inserir um produto ou mercadoria em um shopping virtual, é possível ser encontrado por clientes que buscam mercadorias semelhantes às suas.

Aumento das vendas

Essa vantagem dos marketplaces pode ser considerada uma consequência da anterior, afinal, quanto maior sua visibilidade, mais vendas sua indústria alcançará.

Isso acontece porque as plataformas marketplaces que atraem um bom tráfego de usuários são capazes de aumentar sua capacidade de fechar transações lucrativas.

Para isso, é necessário caprichar no cadastro de suas mercadorias, inserindo informações importantes e detalhando, ao máximo, as características do produto.

Além disso, também é importante escolher a plataforma de marketplace mais adequada, para que suas soluções sejam anunciadas para o público certo.

Algumas dessas ferramentas atendem diversos tipos de segmentos, enquanto outras são focadas em áreas específicas.

Se você é dono de uma indústria, por exemplo, uma boa dica é investir em um marketplace especializado no mercado B2B.

Porém, nada te impede de usar mais de uma plataforma ao mesmo tempo, o que faz com que suas vendas possam aumentar ainda mais.

Facilidade para mensurar resultados

Outro benefício importante das plataformas de marketing place diz respeito à mensuração de resultados.

Isso porque, ao centralizar suas vendas on-line em uma ferramenta desse tipo, é possível visualizar todas as métricas referentes à interação dos usuários e ao faturamento da empresa.

Com isso, você tem mais facilidade para perceber erros e acertos nos cadastros dos seus produtos, como quais imagens atraem mais público, quais descrições estão melhores formuladas e, consequentemente, quais mercadorias vendem mais.

Em algumas plataformas, você pode até gerar relatórios com informações importantes que podem te ajudar em reuniões e discussões com sua equipe de vendas.

Dessa forma, você consegue poupar tempo no levantamento dos dados e, com isso, focar seus esforços na análise de métricas e no planejamento de ações efetivas.

Use essas vantagens a seu favor!

Como pudemos ver, usar uma plataforma de marketplace para anunciar e vender seus produtos e serviços é uma forma de se destacar no mercado e, com isso, elevar seu faturamento.

Isso porque, além de não exigir custos altos, o uso desse tipo de ferramenta pode fazer com que sua empresa seja encontrada com mais facilidade.

Além disso, ao escolher o marketplace certo, você pode receber todo o suporte da empresa e inserir suas mercadorias com mais facilidade.

Por último, mas não menos importante, te mostramos que esse tipo de portal de compras também pode te ajudar na hora de medir resultados, otimizando o tempo de sua equipe de vendas.

Com todas essas vantagens, é possível aumentar seu faturamento e, com isso, investir ainda mais no sucesso da sua empresa.

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