Aprenda a fazer cadastro de funcionários

with Nenhum comentário

Cadastro de funcionarios

Cadastro de funcionários é um elemento muito importante para as empresas que querem melhorar a sua gestão de pessoas. Por isso, aprenda como focar seus investimentos em sistemas automatizados.

Mesmo que seja visto como um processo antiquado, o cadastro de funcionários é uma atividade que deve ser feita por sua empresa.

Isso porque, graças a ele, você consegue identificar o perfil de cada colaborador do seu negócio, para assim analisar melhor se ele está na função certa.

Por isso, é necessário que haja o acompanhamento constante desses dados, permitindo que você também entenda ao certo a reforma trabalhista o que mudou. Não perca nosso conteúdo e entenda a importância desse processo. Confira!

Como realizar o cadastro de funcionários da sua empresa?

Livros, fichas ou sistemas eletrônicos? Todas essas opções são encontradas na lei trabalhista e podem ser utilizadas pela sua empresa.

A diferença entre esses modelos é que com os livros e as fichas, o empregador desprende de um tempo que ele poderia usufruir para produzir, enquanto que com os sistemas eletrônicos existe a possibilidade de otimização.

Nesse sentido, fica nítido que todo o processo para o cadastro de funcionários pode ser bem diferente de negócio para negócio.

E independe de qual seja o controle de ponto adotado pela sua empresa, cinco etapas são levadas em consideração:

  1. A coleta de dados feita com colaboradores e órgãos reguladores;
  2. A verificação desses dados para averiguar se há algum erro;
  3. O armazenamento das informações;
  4. A disposição dos dados para uso da empresa;
  5. A atualização de tempos em tempos para o registro dos funcionários.

Sendo assim, a ficha de cadastro dos seus colaboradores vai depender da coleta e análise de todos os dados desses indivíduos.

Por isso, é extremamente importante que todas as informações contidas no cadastro de funcionários estejam de acordo com o cargo e a função exercida por eles.

Caso contrário, a sua marca pode sofrer grandes consequências.

Afinal, processo manual ou processo automatizado?

Se você quer saber sobre a reforma trabalhista o que mudou, é necessário compreender os modelos que citamos no tópico anterior.

Os livros e a ficha de cadastro podem ser considerados processos manuais, enquanto os sistemas eletrônicos podem ser processos automatizados.

Esse último modelo tem sido adotado por muitos empreendimentos atualmente, pois otimiza o processo e reduz possíveis erros que podem surgir no departamento de Recursos Humanos, que passa a focar a sua atenção em melhorar as estratégias.

Processo manual

Mesmo com a alta tecnologia que dispomos hoje, o processo manual ainda é muito encontrado em diversas empresas quando o assunto é controle de ponto.

Isso porque nem toda empresa – principalmente as que estão iniciando agora – pode fazer um investimento em sistemas eletrônicos.

Nesses casos, a ficha de cadastro é feita em forma de planilha, a qual a equipe de RH precisa preenchê-la manualmente.

Ainda que o tempo desprendido para essa tarefa não seja alto, o Recursos Humanos ainda corre o risco de cometer alguns deslizes nas informações dos funcionários, especialmente se forem muitos.

Processo automatizado

Muitas boas possibilidades surgem quando o processo de controle de ponto é feito de modo automatizado.

Mas como falamos acima: muitas empresas ainda não possuem esses sistemas eletrônicos justamente por não terem recursos financeiros ainda.

E para saber sobre os benefícios da automatização da ficha de cadastro usada para funcionários, é melhor nos acompanhar no próximo tópico!

Os benefícios da automatização do cadastro de funcionários

É inegável o fato da indústria 4.0 ter mostrado uma série de benefícios para as empresas atualmente, como a automatização de todos os processos para a redução de custos.

Especialmente para o departamento de Recursos Humanos, que possui tarefas bem burocráticas e que demoram dias para serem executadas, tudo isso se torna bastante fácil.

Nesse sentido, veja abaixo os benefícios de começar a automatizar o cadastro de funcionários para saber reforma trabalhista o que mudou:

1. Menos erros

Apesar de serem clássicas, as planilhas estão fadadas a erros humanos.

Por exemplo, um funcionário cansado ou desatento pode acabar colocando informações erradas nesse tipo de ficha de cadastro.

Por isso, diversas empresas passaram a automatizar processos para que possíveis erros desse tipo não aconteçam mais.

Mas os sistemas eletrônicos também erram?

Erram sim, mas com uma baixa incidência. Além do mais, caso algum erro aconteça nesses softwares de gestão, a tecnologia pode ser reparada rapidamente, deixando sempre todas as informações bem organizadas.

2. Maior segurança

O controle de ponto físico, como é o caso de livros, está sujeito a uma série de infortúnios, como quedas e até mesmo ao fogo.

Isso é extremamente prejudicial para a empresa, pois dados importantes podem ser perdidos para sempre.

Com a automatização a história é outra: todas as informações ficam guardadas em segurança na nuvem para que nada seja perdido.

3. Otimiza processos de RH

Ainda que sejam vistas com maus olhos, a automatização do controle dos pontos não tirará o emprego de ninguém.

Muito pelo contrário: esse sistema contribui para que os profissionais consigam se dedicar ao máximo nas estratégias voltadas para melhorar os resultados da empresa, principalmente no que diz respeito à gestão de pessoas.

4. Reduz custos

Apesar de haver um investimento para adotar um sistema eletrônico de ficha de cadastro, há depois uma alta redução de custos em todos os processos, que se tornam mais rápidos e com menos chances de retrabalho.

Fora esses fatos, esses sistemas permitem que a impressão de documentos e o espaço para armazená-los se torne inexistente.

5. Ajuda na gestão de pessoas

Sim, o cadastro de funcionários pode ajudar bastante na gestão de pessoas da sua empresa!

Por exemplo: aniversários dos colaboradores podem ser lembrados, além de outras datas importantes que motivam todos eles.

Sendo assim, esses processos automatizados fazem com que a pessoa se sinta engajada a continuar a fazer parte da equipe.

Opte agora pelo processo automatizado!

Como vimos ao longo deste conteúdo, saber sobre a reforma trabalhista o que mudou pode fazer muita diferença para a história de uma empresa.

Mais do que isso, entender os dados de todos os seus funcionários colabora para que haja engajamento de todas as equipes com a marca.

Sendo assim, não perca mais tempo: deixe de lado todo aquele processo manual e invista agora mesmo nos sistemas eletrônicos de cadastro de funcionários!

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *