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Cadastro de clientes: Faça o seu com 4 dicas imperdíveis

O cadastro de clientes é uma forma para que você fidelize todos os compradores dos produtos ou serviços do seu negócio. Saiba a sua importância agora mesmo!

Você tem alguma noção de como realizar o cadastramento dos seus clientes? Ou melhor: você sabe o que isso significa para o seu negócio? 

Em palavras bem curtas, o cadastro significa manter o controle a respeito do que essas pessoas consomem dentro da sua loja. 

Apesar de parecer bem simples de ser feito, há muitos segredos por trás dele e, para conhecê-los, você não pode deixar de ler este conteúdo!

Mas o que é cadastro de clientes?

O cadastro de cliente é considerado uma ferramenta de gestão da qual tem como principal objetivo fazer com que você entenda melhor o público-alvo da sua empresa.

Essa ficha de cadastro serve também para encontrar maneiras inovadoras de oferecer os produtos ou serviços da sua marca, ao mesmo tempo em que o custo de captação diminui.

Basicamente, a ferramenta funciona de modo a inserir e monitorar informações atualizadas dos compradores da sua empresa – sejam eles pessoas físicas ou jurídicas -, a fim de conhecer um pouco mais os seus comportamentos e interesses.

Graças a essa função, a ficha cadastro cliente ajuda você a vender mais, pois foca totalmente no relacionamento que você terá com cada prospect.

Não à-toa, hoje até existe uma função voltada exclusivamente para a gestão relacionamento com os clientes, chamada CRM, que significa Customer Relationship Management.

Com esses profissionais, ter a ficha de cadastro de clientes para imprimir se torna muito mais fácil, uma vez que estratégias são elaboradas para que a fidelização de cada comprador aconteça.

Afinal, você terá em mãos dados de pessoas que permitiram o recebimento de um e-mail de alguma campanha, o telefonema de algum vendedor atencioso, entre outras ofertas exclusivas da sua empresa.

Apesar de, às vezes, essas simples ações não cumprirem com o papel desejado, elas servem que para a sua marca se aproxime cada vez mais do consumidor. 

Por que fazer cadastro de clientes?

Diversas empresas, principalmente as de micro e pequeno porte não dão muito valor em fazer a correta gestão da ficha de cadastro.

Isso porque, como o dia a dia é extremamente sufocante e com muitas tarefas a serem realizadas ao mesmo tempo, não é possível enxergar os benefícios que o cadastro de cliente traz para o negócio.

Para convencer você que realizar a manutenção frequente da ficha cadastro cliente é fundamental para a sua empresa, listamos quatro benefícios dessa ferramenta: 

  1. Obter dados de cadastro de cliente: sempre que a venda de um produto ou serviço da sua empresa for realizada, é importante complementar a ficha de cadastro para imprimir com dados captados pelos seus colaboradores que, caso tenham sido treinados, conseguem novas informações de modo criativo para sempre entrar em contato com aquele indivíduo; 
  2. Reconhecer as opções de compras dos consumidores: fazer o registro de todas as compras feitas pelos seus clientes é uma maneira de saber quais são os seus interesses e preferências. Em outras palavras, é a melhor forma de direcionar as campanhas certas para quem quer recebê-las, aumentando efetivamente a possibilidade de vendas; 
  3. Ter feedback sobre produtos ou serviços: o terceiro benefício de saber como fazer cadastro de clientes é reconhecer o que os compradores acham dos produtos ou serviços da sua empresa. Isso porque o contato com cada pessoa será feito com frequência e, sendo assim, saber se ela está satisfeita com o que adquiriu se torna muito mais fácil; 
  4. Fidelizar clientes: a partir do momento em que você completa a ficha de cadastro com informações úteis sobre esses indivíduos, fica mais simples focar em estratégias de pós-venda, oferecendo um atendimento bem mais personalizado e íntimo. Afinal, o segredo da fidelização é fazer com que você faça o seu cliente se sentir especial. 

Quais informações são necessárias para o cadastro de clientes?

Bom, agora que você sabe o que é cadastro de cliente e entende quais são os seus benefícios, chegou a hora de tomar o próximo para saber como fazer cadastro de clientes.

Antes de mais nada, é preciso que você faça uma decisão a respeito do formato do cadastro, que pode ser digital ou impresso.

Depois, chegou o momento de decidir quais informações devem constar nesta ficha.

No caso de pessoa física, os dados são:

Caso queira deixar essa ficha cadastro cliente bem mais completa, é possível incluir informações do histórico de compra do mesmo.

Fora isso, dados mais pessoais também podem levar você a se dar bem com este consumidor, como a profissão dele e quais são os seus hobbies.

Para pessoa jurídica, as informações que precisam conter na ficha de cadastro para imprimir são:

Na hora de pedir esses dados para os clientes do tipo pessoa jurídica, é preciso ter muito cuidado no momento de solicitá-los.

Pois há o risco de pensarem que você está invadindo a privacidade deles, impedindo que a ficha cadastro cliente não surta nenhum efeito no seu empreendimento. 

Como gerenciar os dados do cadastro de clientes?

Para que você saiba realmente como fazer cadastro, é preciso que todas as informações se encontrem organizadas.

A partir disso, todos os dados anotados irão batalhar a favor do seu empreendimento, que deve seguir alguns métodos de cadastramento para isso.

A melhor opção para realizar o cadastro de cliente é: 

Cadastramento 3.0

Atualmente, os leads (potenciais clientes do seu negócio) recebem contato por meio online, algo que é conhecido como SAC 2.0.

Graças a isso, é possível valorizar muito mais o contato com os potenciais compradores dos seus produtos ou serviços em diferentes canais de comunicação.

Mas como tudo evolui, hoje já é possível reconhecer o SAC 3.0, que garante vendas muito mais qualificadas e que possui um conceito extremamente simples.

Isso porque, ao utilizar o cadastramento do tipo 3.0, o comportamento dos clientes são avaliados ao invés de ter somente os dados.

Assim, pela internet, você consegue também replicar as suas atividades para o atendimento presencial.

Afinal, esse atendimento se baseia completamente na produção de conteúdo útil e relevante do seu mercado, que tem como metodologia principal o Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.

Desse modo, as suas ações são muito mais intensificadas, causando o impacto necessário para vender mais. 

Reconhece a importância do cadastro dos seus clientes? Então coloque tudo o que aprendeu em prática! 

Neste conteúdo você viu que fazer o cadastramento dos seus clientes é extremamente fundamental para fidelizar essas pessoas.

Afinal, quanto mais informações úteis você tiver sobre esses compradores, maiores serão as chances de implantar ações para satisfazê-los todos os dias.

Sendo assim, não perca a oportunidade de facilitar todo o seu processo de vendas e invista agora mesmo no cadastramento de clientes!

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