Demonstração do resultado do exercício: o que é e como fazer

with Nenhum comentário

A demonstração do resultado do exercício é muito importante para que você consiga analisar o rendimento do seu empreendimento. Entenda como ela deve ser feita e avaliada. 

De acordo com o artigo 187 da Lei 6.404/1976, também conhecida como Lei das Sociedades por Ações, foi instituída a demonstração do resultado do exercício, popularmente chamado de DRE. 

Atualmente, essa DRE é vista como um documento contábil capaz de demonstrar o resultado econômico de uma empresa. 

Para isso, é necessário que todas as operações sejam entendidas pelos gestores e que um período de tempo seja estabelecido para que não tenham percalços no caminho. 

A boa notícia é que criamos este conteúdo fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio sempre estável. 

Afinal, o que é demonstração do resultado do exercício?

Conhecida simplesmente como DRE, a demonstração do resultado tem total ligação com a parte financeira da sua empresa. 

Isso porque o seu principal objetivo é fazer com que as informações relacionadas às finanças da sua marca sejam compiladas a fim de encontrar o ponto de equilíbrio operacional, bem como o lucro ou prejuízo de determinado período. 

Tal ponto de equilíbrio operacional é definido depois que todas as receitas líquidas da corporação são identificadas. 

Em outras palavras, a demonstração do resultado do exercício exemplo se trata de um documento contábil capaz de apresentar o resumo das suas operações.

Normalmente, a demonstração do resultado abrange um período de 12 meses, ou seja, de janeiro a dezembro, ou mensalmente.

A importância da DRE

Pessoas anotando e analisando a demonstração do resultado do exercício em papéis, tablets, notebook.

A saúde financeira do seu empreendimento é muito valiosa e você deve prezar por ela custe o que custar. 

A boa notícia é que todos os resultados do dinheiro que foi investido por você em estratégias para alavancar as vendas dos seus produtos ou serviços podem ser demonstradas por meio da criação de uma demonstração do resultado do exercício. 

Para isso, é necessário que você entenda um pouco da metodologia contábil, pois só assim você conseguirá estudar os melhores cenários para o seu negócio. 

Aliás, analisar cenários a partir da elaboração da demonstração do resultado do exercício exemplo é muito mais simples, já que, com isso, você consegue realizar o cálculo dos indicadores para melhorar a gestão da empresa. 

Falando sobre indicadores, a parte de ponto de equilíbrio financeiro fórmula é um dos que você deve incluir nessa lista. 

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio financeiro fórmula é um dos indicadores mais conhecidos no que concerne o DRE.

Conhecê-lo é essencial para que você saiba o quanto é necessário vender ou produzir determinados produtos para que o seu empreendimento gere lucros. 

Também conhecido como break even point, o cálculo deste indicador se baseia nos custos variáveis e fixos da sua empresa. 

Caso você não saiba o que se trata esses dois tipos de custos, vai aí uma breve explicação: 

  • Custo fixo: são valores que você obrigatoriamente precisa pagar, independentemente da quantidade de itens produzidos e vendidos. Alguns exemplos: aluguel, salários dos colaboradores, conta de água, luz e internet;
  • Custo variável: são despesas que você só paga quando há a produção de alguma mercadoria específica. O maior exemplo de custo variável são as matérias-primas.

Tendo em mente o que é o ponto de equilíbrio financeiro fórmula, chegou o momento de apresentar a estruturar a sua demonstração do resultado do exercício. 

Para isso, siga adiante neste conteúdo! 

A estrutura da demonstração do resultado

Basicamente, o DRE é estruturado a partir do momento em que se tem o resumo financeiro do ponto de equilíbrio operacional e ponto de equilíbrio financeiro fórmula do seu negócio. 

Além disso, o período que será analisado deve ser estabelecido para que as análises sejam precisamente feitas. 

Para você entender o que queremos dizer, veja abaixo a estrutura da demonstração do resultado do exercício exemplo: 

Receita de Vendas

(-) Custos

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas Operacionais

(=) Lucro Operacional

(+/-) Resultado não operacional

(=) Lucro antes de impostos sobre a renda

(-) Impostos

(=) Resultado líquido ou Lucro ou Prejuízo líquido

Dessa forma, mesmo que não há uma legislação de quantas vezes uma DRE deve ser elaborada, recomenda-se que ela seja feita pelo menos uma vez ao ano, com o intuito de divulgar os resultados alcançados pela sua corporação. 

E tal resultado alcançado pode ser analisado em 4 estágios simples, lembrando sempre que o resultado líquido é o valor que você deseja alcançar para obter o ponto de equilíbrio operacional e ponto de equilíbrio financeiro fórmula. 

Estágio 1: Receita Líquida

Logo na primeira linha da demonstração do resultado do exercício exemplo, a Receita Bruta de todas as vendas é apresentada. 

A partir disso, deve-se deduzir que todas as devoluções de vendas, os descontos concedidos, bem como impostos e abatimentos, recebem o nome de Receita Líquida.

Estágio 2: Lucro

Homem realizando cálculos na calculadora e lendo papéis.

Da Receita Líquida é necessário identificar quais são os custos das mercadorias e dos serviços vendidos, para então chegar ao Lucro Bruto. 

Estágio 3: Lucro antes de impostos sobre a renda

Do Lucro Bruto, é necessário subtrair todos os custos e despesas que você tiver, lembrando de acrescentar as receitas operacionais. 

Disso, você consegue chegar ao Lucro ou Prejuízo Líquido.

Estágio 4: Lucro ou Prejuízo Líquido

A partir do resultado alcançado, os resultados não operacionais também serão colocados neste documento, dando como outro resultado o objetivo final da demonstração do resultado do exercício: o Lucro Líquido do Exercício. 

Os indicadores de resultado

Para ficar mais claro, a DRE é um documento contábil que mostra todo o resultado do seu empreendimento de acordo um período de tempo estabelecido. 

Sendo assim ao analisar os indicadores de resultado, você consegue garantir maior eficiência para que o investimento faça valer todo o esforço da equipe. 

Dito isso, os principais indicadores de resultado são: 

Ativos

Ativos representa o valor pelo qual você investiu para que a sua empresa se tornasse operante. 

Esse indicador é reconhecido como Retorno Sobre os Ativos (RSA) e permite que você veja se houve aumenta da rentabilidade. 

RSA = Lucro Líquido / Ativo Total

Patrimônio Líquido

Também conhecido como Return on Equity (ROE), esse indicador mostra o quanto os investimentos diretos de cada sócio da sua empresa gera lucros. 

Assim, a sua importância está no fato de justamente demonstrar o resultado prático da abertura da sua empresa. 

A fórmula para ele é:

RSPL = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

Margem Líquida

Esse é caracterizado como sendo Retorno sobre as Vendas, pois mostra a você qual o percentual de faturamento.

RSV = Lucro Líquido / Vendas

Todos esses indicadores são muito importantes para que você saiba se está alcançando os resultados esperados com o seu empreendimento. 

Está na hora de criar a sua demonstração do resultado do exercício!

Neste conteúdo você descobriu o que é demonstração do resultado do exercício exemplo e viu como ela pode ser um elemento importante para a saúde financeira e operacional do seu negócio. 

Isso porque ela leva em consideração os custos fixos (aluguel, salário, contas, etc.) e custos variáveis (matéria-prima) para que você encontre os indicadores certos. 

Falando nesses indicadores, nós mostramos os três principais que aparecem na contabilidade quando se fala da demonstração do resultado do exercício: Ativos, Patrimônio Líquido e Margem Líquida. 

Com eles, você será capaz de alcançar o ponto de equilíbrio operacional e financeiro da sua indústria. 

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *