Descubra como usar o Instagram para vender mais

with Nenhum comentário

Ao pensar em novos métodos para gerar leads e mais vendas, as redes sociais podem ter um papel crucial nessas estratégias.

Cada vez mais, as pessoas buscam divulgar seus produtos ou serviços nesses canais de total interação.

O Instagram, por exemplo, é a rede social preferidas das pessoas que trabalham com a comercialização digital de um negócio.

São mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, tendo como fator principal a comunicação prática e humana entre as pessoas que por lá estão.

Por isso, neste post, nós vamos te mostrar como usar o Instagram para potencializar as suas vendas online.

Vamos lá?!

1.   Crie conteúdos específicos

Mais de 80% das pessoas realizam pesquisas sobre produtos e serviços antes de comprar. 

As redes sociais, principalmente Instagram e Pinterest, têm se tornado cada vez mais presentes nessas jornadas de buscas.

Por isso, criar conteúdos específicos para cada etapa da jornada do consumidor é essencial.

No entanto, antes de qualquer coisa, você precisará mapear como o seu lead se comporta. 

Para ficar mais claro, podemos dividir o processo em três etapas: Consciência, Consideração e Decisão.

Após esse mapeamento, é chegada a hora de criar conteúdos que dobrarão suas vendas no Instagram.

De antemão, devo ressaltar que os assuntos abordados variam conforme a demanda da sua persona, mas, de modo geral, podemos separá-los da seguinte maneira:

  • Consciência

A primeira etapa é para as postagens que fazem com que os seus seguidores saibam que você oferece determinados produtos e serviços.

As imagens precisam ser chamativas, com o objetivo de demonstrar o que a sua marca tem a oferecer, ou seja, são as ofertas claras e apresentações de produtos e serviços.

  • Consideração

Na segunda etapa, o seu objetivo é fazer com que o seu produto seja uma opção na hora da compra. Nesse caso, o ideal é, além da imagem, investir em uma legenda que demonstre as vantagens do seu produto ou serviço.

Em resumo, aqui você deve mostrar que tem a solução para o problema do lead. 

  • Decisão

Por fim, a terceira e mais esperada etapa, a decisão!

Os conteúdos para essa fase devem demonstrar os diferenciais do que está sendo ofertado de modo que o seguidor seja convertido em cliente e efetue a compra.

2.   Estimule o engajamento

Outra forma de dobrar as vendas com o Instagram é estimulando o engajamento dos seus seguidores.

Após uma série de atualizações, o Instagram passou a trabalhar mais nos perfis que tem uma taxa maior de engajamento.

Esse engajamento se baseia nas atividades interativas que você realiza dentro da rede social, como curtir publicações, responder e curtir comentários, visualizar stories, conversar via direct e postar com frequência.

O mais importante é você fazer com que os seus seguidores se sintam parte daquilo que você oferece.

Quanto maior o engajamento, maior o relacionamento. Isso significa que você estará cada vez mais próximo das pessoas que te acompanham, ou seja, mais oportunidades de vendas.

Confira abaixo o que você pode fazer para engajar melhor no Instagram:

  • Ofereça conteúdos de relevância

Busque sempre oferecer postagens que tenham informações relevantes para os seus seguidores. Não bombardeie seu perfil no Instagram de propagandas sem sentido. Lembre-se, a nova geração de consumidores é muito exigente em relação a conteúdo.

  • Crie legendas criativas

As legendas são ideais para complementar os conteúdos apresentados nas imagens. Mais do que isso, elas podem ser usadas como ferramentas de marketing, uma vez que é possível redirecionar os seguidores para páginas de compras.

  • Use o Instagram Stories

Essa ferramenta é ideal para ações pontuais, uma vez que as postagens desaparecem após o período de 24 horas. Sendo assim é o canal perfeito para compartilhar detalhes de eventos, ações de marketing e os bastidores de alguma produção.

3.   Crie a necessidade do que você oferece

Criar uma necessidade de compra não é uma tarefa tão difícil quanto parece ser. Basicamente, o que você precisa fazer é estimular que o seguidor sinta que a sua oferta realmente vale a pena.

Nunca se esqueça que os seus consumidores precisam se tornar fiéis a sua marca. Dessa maneira, sempre que você fizer uma oferta exclusiva, eles se sentirão condicionados a aproveitá-la.

A verdade é que ninguém gosta de perder a oportunidade de adquirir um produto, ou serviço, que deseja por um preço mais em conta. Logo, você precisa criar uma maneira de agregar valor emocional no processo de vendas.

Uma boa dica é usar as métricas para avaliar quais são os produtos e serviços que estão fazendo mais sucesso. Com esses dados, é possível criar ações de marketing específicas para cada item e usar gatilhos mentais eficazes.

Além disso, você também pode focar nos itens que te oferecem uma margem de lucro maior.

Para despertar a necessidade de compra, o ideal não é apenas postar o produto em si e esperar que os consumidores se sintam atraídos.

Você deve fazer um trabalho contínuo, criando postagens de como determinada oferta pode ser útil e as vantagens de adquiri-lo.

4.   Faça um bom uso das hashtags

As hashtags são uma maneira de encontrar pessoas que estejam interessadas em determinados tipos de conteúdo.

Funcionando como uma segmentação, elas podem ser trabalhadas tanto para engajar novos seguidores quanto para transformar os atuais interessados em clientes.

Dentro das hashtags você pode usar duas estratégias de marketing para dobrar as vendas com o Instagram, sendo classificada em dois métodos: Cross-selling e Up-selling.

O Cross-selling é a oferta para clientes já existentes, de produtos complementares aos já adquiridos, enquanto o Up-selling é a exposição de seus produtos numa versão premium, ou seja, mais cara e com maior retorno de qualidade.

Trazendo esses conceitos para a rede social, a Up-selling tem como objetivo atrair a atenção dos seguidores, gerando maior lucro e o Cross-selling é a venda direta.

O Instagram Business, por exemplo, possui alguns recursos que podem te auxiliar nesta jornada. Minha dica é que você use as tags de precificação, direct automático de boas-vindas e campanhas patrocinadas com links.

Contudo, isso não quer dizer que você deve bombardear os perfis de seus clientes com anúncios. Lembre-se, os seus seguidores só irão dar atenção para conteúdos que realmente acharem interessantes, portanto seja sutil.

A Era Digital exige que você pense de forma diferenciada. Esqueça as abordagens tradicionais usadas em outras plataformas, as redes sociais são completamente diferentes.

Mas como fazer isso por meio das hashtags?

Para começar, você precisa entender que as hashtags são termos usados para destacar os seus conteúdos dos demais. Logo, elas precisam ser específicas.

Tendo isso em mente, você deve usá-las para atrair a atenção dos usuários para determinadas postagens de venda.

E aí, já sabe como usar o Instagram para vender ainda mais?

Espero que tenha gostado deste artigo! Caso você tenha alguma dúvida ou sugestões, pode deixar aqui nos comentários.

Muito obrigado e até qualquer hora.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *