Empréstimo BNDES: entenda o que é e como conseguir

with Nenhum comentário

Como conseguir empréstimo BNDES? Essa é uma pergunta que você provavelmente já ouviu na sua vida, principalmente se for dono do próprio negócio. Se quer entender o que isso significa, veio ao lugar certo! 

Por mais que esse seja um termo bem comum, muitas pessoas não sabem ao certo o que isso significa nem como pode ser uma solução para o seu negócio.

Para saber como conseguir esse empréstimo, é preciso entender tudo o que envolve o Banco Nacional de Desenvolvimento Social, sendo ele um órgão público federal.

Considerando esses detalhes, preparamos este conteúdo para te explicar como conseguir empréstimo BNDES, destacando como funcionam suas políticas de crédito. Confira! 

Entenda o que são políticas de crédito 

De modo geral, a política de crédito se trata dos documentos que possuem diversas condições e critérios para que uma empresa possa negar ou aprovar o empréstimo empresarial.

Essas políticas são históricos e dados financeiros dos clientes, que são utilizadas para identificar o perfil de cliente ideal para que a carteira da empresa seja formada e, assim, um empréstimo seja aprovado.

Por exemplo: no mercado é comum que sejam realizadas vendas a prazo. 

Por isso, essas medidas servem para assegurar e evitar inadimplências, verificando os riscos para que sejam eliminados sempre que possíveis.

Para qualquer empréstimo empresarial, as políticas de crédito servem para auxiliar nesse planejamento financeiro para que ocorra de forma eficiente. 

Ou seja, de maneira resumida, são conjuntos de normas e critérios utilizados pelas empresas para tornar viável o financiamento ou o empréstimo para seus clientes!

Para a criação dessas políticas deve-se considerar a realidade e o momento do negócio. 

Isso quer dizer que o documento não é absoluto, permitindo que alterações relevantes sejam feitas sempre que necessário.

Saiba como conseguir empréstimo BNDES

Uma pessoa dando uma quantia em dinheiro na mão de outra.

Entender como funciona o empréstimo BNDES é importante para realizar um empréstimo empresarial.

Esse empréstimo para empresa pode ser feito de maneira direta ou indireta, sendo que para qualquer uma das duas opções a mais comum é a segunda, que necessita um intermediário entre o banco e o cliente.

Para entender o empréstimo BNDES é necessário ter em mente que esse empréstimo empresarial envolve valores maiores que R$ 20 milhões.

Ou seja, nas empresas menores, a forma como conseguir empréstimo BNDES acaba sendo a contratação indireta.

Pois, dessa forma é possível participar de uma análise de financiamento feita por alguma instituição credenciada pelo BNDES.

Isso porque ela possui liberdade para aceitar ou recusar o pedido, pois como visto anteriormente, para o empréstimo de empresa cada uma deve determinar suas políticas de crédito.

Aprenda os pré requisitos e saiba como conseguir empréstimo BNDES

Para entender como conseguir empréstimos BNDES alguns pré requisitos são essenciais! 

Por ser um recurso público, a primeira coisa que podemos destacar é que esse empréstimo empresarial não pode ser feito caso exista alguma pendência junto à União.

Além disso, para conseguir empréstimo BNDES é necessário ter em mente as seguintes necessidades: 

  • Certidão Negativa de Débito ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União;
  • Certificado de Regularidade do FGTS;
  • Inexistência de apontamentos no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin);
  • Ausência de inclusão na listagem de trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego.

Veja quais são as etapas de como conseguir empréstimo BNDES

Uma pessoa analisando gráficos, mexendo no computador e analisando como conseguir empréstimo BNDES.

Muito bem! Ainda falando do empréstimo para empresa, é hora de falar do processo realizado pelo canal BNDES.

Primeiro, deve-se acessar o canal e registrar qualquer solicitação.

Depois disso, a proposta será feita e analisada por algum agente financeiro devidamente selecionado.

Após chegar até o agente, a proposta será devidamente analisada. Esse processo diz respeito ao dito no começo desse conteúdo, referente às políticas de crédito para que o empréstimo para empresa seja ou não aprovado!

Após a liberação, a negociação começa e aborda taxas com juros e certas garantias. 

Após definir isso, tudo está pronto para concluir e liberar o recurso. Esse é, de certa forma, o processo de como conseguir empréstimo BNDES. 

Conheça os benefícios de uma boa política de crédito

Com tantas inadimplências que ocorrem no mundo dos negócios, algumas ações são comumente implementadas para que a estratégia ocorra da forma mais eficiente possível.

Por isso, é fundamental que uma boa política de crédito seja aplicada!

Quando bem estruturada, a política de crédito diminuirá essa inadimplência, resultando em um equilíbrio maior e consequentemente mais vendas para a sua empresa.

Fora isso, há uma diminuição nos custos operacionais e maior segurança nas análises, uma vez que elas deixam de ser imparciais e passam a ter informações padronizadas e importantes.

Ou seja, a política de crédito pode ser considerada um mecanismo que permite colocar em prática diferentes objetivos que garantem a saúde financeira do seu negócio.

Agora é com você! Utilize o empréstimo empresarial e melhore seu negócio

Como vimos ao longo deste conteúdo, entender como realizar um empréstimo para empresa BNDES é uma grande alternativa para que sua empresa consiga alcançar novos patamares.

Para isso, é importante antes de qualquer coisa definir as métricas usadas nesse procedimento.

Ou seja, se o empréstimo para empresa será feito diretamente com o BNDES ou com um intermediador, que seria o responsável pela análise e aprovação ou reprovação do empréstimo solicitado.

Essa ação permite colocar em prática diferentes objetivos e garante a saúde financeira da sua empresa, permitindo que expanda cada vez mais.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *