Como vender na internet? 10 dicas que vão dar o sucesso para o seu negócio!

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Saber como vender na internet é mais simples do você imagina. Até porque o momento em que o mercado está permite a entrada de novos negócios. E se você seguir dicas práticas, a entrada no mundo da internet vai ser ainda mais fácil.

Você sabe como vender na internet? Se a sua resposta for não, então se prepare para ver dicas simples e práticas para promover loja virtual com sucesso. 

Como você bem sabe, o hábito dos consumidores mudou muito de uns tempos para cá e, por isso, se adequar a esse novo jeito de comprar garante o funcionamento do seu empreendimento. 

Com o intuito de apresentar dicas de como anunciar na internet grátis, resolvemos elaborar este conteúdo, que está dinâmico e prático. 

Por que vender online?

Antes de você começar a promover loja virtual, cheque os seguintes números:

  • U$ 3 trilhões é o faturamento do e-commerce no mundo, de acordo com pesquisa realizada pela Statista;
  • Em 2018, 675 mil lojas virtuais estavam ativas no Brasil, de acordo com dados encomendados pela PayPal Brasil e captados pela BigData Corp, 
  • 82% das lojas virtuais eram de pequeno porte;
  • Entre maio de 2017 e maio de 2018, o crescimento foi de 12,5%;
  • Na Black Friday 2018 foram arrecadados R$ 3,5 bilhões para o e-commerce brasileiro;
  • 7 em cada 10 brasileiros fazem compras pela internet.

Tais números são motivos suficientes para você anunciar na internet grátis?

Pois saiba que não acabou: em 2018, o ticket-médio do e-commerce chegou a bater a marca de R$ 433,00, um crescimento de 3,8%. 

Todos esses dados significam uma coisa: as lojas virtuais estão dominando o mercado brasileiro, que já está mais consolidado para receber empreendimentos de todos os tipos. 

Em vista dos anos 2000, quando o e-commerce começou a despontar no Brasil, isso é muito bom.

Já que significa uma mudança de hábito dos consumidores em relação a compras feitas em lojas físicas, algo que não era recebido muito bem por grande parte da população. 

E o porquê disso também é simples de explicar. Como a tecnologia tem avançado rapidamente em todos os setores, a confiança em sites e em efetuação de pagamentos online aumentou. 

Além disso, há diversas outras vantagens em anunciar na internet gratis, como a redução de custos, a experiência positiva dos seus clientes, mensuração de dados e crescimento ilimitado

Isso porque para o consumidor também é positivo encontrar tipos de exemplo de promoção de vendas bem elaborado, como preços mais acessíveis, grande variedade de produtos e serviços, entrega rápida e acesso a opiniões de outros clientes

Devido a isso, milhares de empresas passaram também a executar os seus serviços no ambiente digital, potencializando resultados e encontrando novas formas de como vender na internet. 

Como vender na internet sem ter uma loja virtual?

Notebook em site de vendas e mãos masculinas segurando celular em site de como vender na internet.

Se você ainda é um novo empreendedor, com certeza quer entender melhor como vender na internet e promover loja online de maneira eficiente. 

Então saiba que há muitos tipos de exemplo de promoção de vendas bem elaborados sem a presença de um site ou loja virtual próprios. 

Isso porque esses empreendimentos estão hospedados em plataformas de confiança do público, que podem ser definidos como e-commerce e marketplaces. 

O que é o e-commerce?

O e-commerce é uma das alternativas mais atrativas para quem deseja anunciar na internet grátis. E engana-se quem pensa que e-commerce é somente uma loja virtual.

Na verdade, a loja virtual é um dos canais de vendas do e-commerce, que é um termo utilizado para definir a promoção de produtos e serviços de um único segmento. 

Ou seja, o e-commerce tem o intuito de divulgar somente os produtos da sua marca.

O que é o marketplace?

Já o marketplace também é outra maneira de você anunciar online gratuitamente.

Diferente do e-commerce, marketplace significa shopping center virtual, onde diversas marcas, produtos e serviços são encontrados com facilidade. 

Por exemplo, o Mercado Livre é um dos grandes marketplaces do Brasil, uma vez que oferece facilidade na hora de anunciar na internet grátis. 

Outro marketplace de grande sucesso é o Soluções Industriais, o qual é focado no segmento B2B e é hoje o maior marketplace industrial da América Latina. Ou seja, ter seus produtos nesse portal é maravilhoso para a sua divulgação, não?

Até porque, o Soluções Industriais conta com a divulgação da sua marca em cerca de 60 canais. 

Mas vamos lá às dicas de como vender na internet!

10 dicas de como vender na internet

Agora chegamos a parte prática de nosso conteúdo. Para você saber como vender mais na internet, siga as dicas abaixo. 

1 -Defina o seu produto

O primeiro passo para você promover loja virtual na internet é saber exatamente o que vender.

Para conseguir definir o seu produto e saber melhor como vender na internet, siga estes dois caminhos:

  1. Defina um produto a partir de um hobby: se você gosta de gastronomia, tente investir em vídeos de receitas; caso você prefira musculação, foque em dicas de exercícios. Nesses dois casos, por exemplo, você já terá em mente os tipos de produtos que deve fornecer e quais clientes devem ser atingidos; 
  2. Defina um produto mais “frio”: isso significa desbravar um segmento totalmente desconhecido por você, mas que você sabe que existem poucos tipos de exemplo de promoção de vendas bem elaborados sobre ele.

2. Faça um planejamento de negócio

Agora que você já tem o seu produto definido, saber como vender na internet fica muito mais simples. 

No entanto, para começar a promover loja virtual da sua marca, é necessário estruturar um bom planejamento. 

Portanto, foque nos seguintes tópicos:

  1. A definição do público-alvo; 
  2. A situação do mercado em que você atua; 
  3. Quem são os seus concorrentes
  4. Quais recursos você tem em mãos para investimento; 
  5. Qual o diferencial da sua loja virtual.

3. Tenha uma equipe especializada

Grupo de pessoas reunidas em reunião tratando sobre como vender na internet

Contrate profissionais que realmente sabem o que fazem. 

Por exemplo, se o seu intuito é promover o setor da sua empresa por meio de conteúdos, é indicado contratar redatores. 

Mas para realizar o layout da sua loja virtual, contratar um designer pode ser a melhor opção. 

Ou seja, tenha uma equipe que realmente seja especialista e saiba como vender na internet. 

4. Defina seu público-alvo e persona

Ter claro para quem você vai anunciar na internet grátis é outro fator relevante para alavancar as vendas dos produtos e serviços da sua empresa. 

Por isso, definir o seu público-alvo e a sua persona é essencial para veicular todas as suas ações. 

Não sabe o que significa cada um desses termos? Então dá só uma olhada: 

A persona representa o cliente ideal do seu negócio. É ela quem traz detalhes específicos sobre cada consumidor dos seus produtos e serviços. 

Já o público-alvo simboliza a sua audiência de modo geral. Com os dados colhidos, você consegue descobrir qual a idade, o gênero, a localização, etc., dos seus clientes. 

No fim das contas, a persona não se vira sem o público-alvo, que dá a ela uma noção para criar o personagem semi-fictício do cliente ideal. 

5. Escolha a plataforma de vendas

Escolher uma plataforma de vendas é excelente na hora de promover loja virtual, pois normalmente já inclui um sistema de pagamento, a infraestrutura necessária e a segurança para os clientes pegarem confiança. 

Além disso, você também pode optar pela plataforma WordPress, a qual oferece inúmeros temas para que as lojas virtuais sejam interativas e atraiam os seus consumidores. 

6 – Defina as formas de pagamento

Há três tipos de formas de pagamento que você pode utilizar:

  1. Intermediadores: são empresas que terceirizam o pagamento dos clientes. Um grande exemplo é a PagSeguro; 
  2. Gateways: ferramentas já presentes nas lojas virtuais, mas que são administradas por bancos; 
  3. Integração direta: um sistema capaz de conectar a sua loja virtual com as operadoras de cartão Cielo e Rede. 

7. Defina as políticas de troca e devolução

Antes de você começar a pensar em como vender na internet, é preciso definir também boas políticas de troca e devolução de produtos. 

Afinal, quando não há algo do tipo bem definido, alguns clientes insatisfeitos podem entrar com processos judiciais em defesa do consumidor. 

Porém, não é somente pensando em evitar a justiça que você deve começar a pensar em políticas de troca e devolução para anunciar na internet grátis. 

Lembre-se: a satisfação do consumidor é muito importante, então ter essas políticas bem definidas garantem que problemas não surgirão.

8. Defina a logística

A logística do envio e da entrega de produtos também deve ser avaliada no momento de promover loja virtual. 

Para isso, leve em conta os seguintes fatores: 

  • Recebimento dos produtos; 
  • Estoque de todos os itens; 
  • Envio dos pedidos para as transportadoras; 
  • Rastreamento dos produtos enviados; 
  • Controle de entregas nas mãos dos clientes.

9. Anuncie seus produtos

O universo digital dispõe de ferramentas para você saber realmente como vender na internet. 

Anunciar os seus produtos nelas pode ser um bom exemplo de promoção de vendas bem elaborada. 

Isso porque você aparecerá nas primeiras buscas do Google, entre outros buscadores online. 

Para tanto, tente investir no Google Ads, que é a plataforma de anúncios pagos do próprio Google. 

10. Faça uma boa gestão

Quando você tem um back office, ou seja, um “balcão” onde ocorre os bastidores dos seu negócio, tudo fica mais fácil. 

Afinal, é ele quem representa a estrutura física para promover todos os seus itens de maneira adequada. 

Comece a impulsionar suas vendas!

Você não chegou até aqui à toa, certo? 

Depois de descobrir como vender na internet e reconhecer os melhores tipos de exemplo de promoção de vendas bem elaboradas, é o momento de praticar todas as dicas passadas. 

Tente reconhecer que é fundamental ter o produto bem estruturado e para quem ele será oferecido. 

Fora isso, estar de acordo com as políticas de envio e devolução é extremamente importante para manter a satisfação do cliente.

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