Vendas pela internet: 5 dicas para seu negócio virar campeão

with Nenhum comentário

As vendas pela internet movimentam mais de 3 bilhões de dólares no mundo e são o segredo para aumentar a lucratividade do seu negócio. Mas para ter sucesso ao vender na internet é preciso seguir as dicas certas e superar a concorrência.

Grande parte do sucesso nas vendas pela internet está relacionado ao fato de sua empresa estar ou não preparada para esse comércio online. 

Isso porque, sem um processo de vendas bem definido, uma área específica para gerir as vendas e alguns outros cuidados fundamentais não se alcança bons resultados.

Além disso, outro ponto importante para ter sucesso no comércio online é conhecer os meios de divulgação pela internet e como usá-los para fazer seus produtos se destacarem.

Por isso, vamos te dar algumas dicas para realizar vendas pela internet com sucesso e efetividade. Nesse artigo vamos abordar:

1 –  Esteja preparado para as vendas pela internet

Estar preparado para vender na internet é mais do que ter um site para anunciar produtos. Por trás de das vendas online existem investimentos, parceiros e o mais importante: clientes.

Por isso, antes de começar a pensar onde vender seus produtos, é preciso ter um plano de negócio. Junto com sua equipe elabore um planejamento a curto e longo prazo.

Esse planejamento é preciso estabelecer quais são as metas de vendas, quais estratégias serão utilizadas para atingir o público-alvo e orçamento disponível para esses processos.

2 – Monte uma equipe de vendas preparada e bem treinada

Ter uma equipe bem treinada para realizar vendas pela internet é essencial. 

Isso porque, independente do tamanho da equipe, os profissionais de vendas e marketing precisam estar integrados e entender 100% do seu negócio.

Grupo de pessoas reunido em frente a mesa para definir estratégias de vendas pela internet.

Pois, a área de marketing é fundamental para escolher os meios de divulgação pela internet e atrair os clientes. Enquanto a equipe de vendas fica responsável por concretizar as transações.

Além disso, sempre que você perguntar onde pode divulgar seus produtos, essa equipe mista pode te auxiliar com os direcionamentos e sugestões. 

3 – Utilize os canais de vendas online

Se você tem um site para anunciar seus produtos, talvez isso não seja o suficiente para conseguir clientes realmente interessados em comprar.

Por isso, utilizar um canal de vendas online que tenha um maior alcance é a melhor solução. Grandes plataformas de marketplace podem te ajudar nessa questão.

Isso porque, uma plataforma de marketplace você consegue alcançar o maior número de pessoas. No caso de um marketplace de nicho, será possível atrair clientes que buscam exatamente seu produto.

Sendo assim, ao anunciar seus produtos em uma loja de marketplace, as possibilidade de vendas pela internet aumentam significativamente. 

4 – Divulgue seus produtos

Provavelmente você já deve ter se perguntado: onde divulgar meus produtos? 

Existem diversos meios e ferramentas de marketing que podem ser usados para realizar uma divulgação eficaz. Cabe a você e à sua equipe de marketing decidirem qual a melhor estratégia para o negócio.

O ideal é, antes de tudo, pensar no público-alvo da marca. Onde ele se encontra? Como atingi-lo da melhor forma? Como atrair para comprar seus produtos?

Depois de responder a essas perguntas, decida os meios de divulgação pela internet. Tudo deverá ser feito com planejamento e cautela, a fim de alcançar o público correto e aumentar suas vendas pela internet.

Abaixo, listamos algumas das estratégias mais utilizadas, que você pode aplicar no seu negócio. 

Redes Sociais: divulgue seus produtos e marque presença

Mídias como Facebook, Instagram, Linkedin ou Twitter são meios de divulgação pela internet que podem ser usados para seu negócio. 

E se você ainda continua se perguntando: onde divulgar meus produtos? Saiba que as redes sociais são uma ótima aposta, além do marketplace. 

O ideal é adequar a linguagem utilizada em cada mídia. Desta maneira, o cliente consegue encontrar no seu produto a solução de um problema.

Três pessoas utilizando dois tabletes e um notebook. Ao redor ícones remetem redes sociais e compartilhamento de dados para vendas pela internet.

Além de posts orgânicos, há também a possibilidade de patrocínio nas redes sociais para maior alcance de público. 

Investir em Google Adwords: conquiste maior alcance

O Google Adwords é uma maneira paga de anunciar seus produtos no Google, Youtube e em sites parceiros dessa ferramenta de busca.

Por meio de um valor, você pode fazer anúncios de pesquisa, display, shopping ou vídeo conquistando maior alcance. Porém, nem sempre essa visibilidade vai atingir apenas o seu público-alvo.

Dessa forma, ao investir em estratégias de divulgação não tão assertivas quanto um marketplace especializado, por exemplo, talvez você não tenha o retorno desejado. 

SEO (Search Engine Optimization): apareça no topo de busca

O SEO é uma estratégia de otimização de páginas que pode ser feita a longo prazo. O objetivo dela é posicionar o seu site nas primeiras colocações do Google e atrair clientes.

Para isso, as páginas do site são otimizadas com palavras-chave, que são termos específicos que as pessoas procuram nos buscadores.  

Assim, o público encontrará sua loja de maneira mais fácil e intuitiva. 

Por exemplo, se uma página do seu site estiver otimizada para a palavra-chave “produtos industriais” ela aparecerá entre os resultados quando pesquisarem por esse termo.

Além disso, outros fatores importantes para o SEO são a melhoria do desempenho do site e da experiência do usuário.

Vale ressaltar que o SEO traz resultados a longo prazo. Então, se o objetivo é divulgar seus produtos para aumentar as vendas rapidamente, outras estratégias podem ser mais eficazes.

5 – Anuncie e venda no marketplace B2B do Soluções Industriais

Para vender na internet e aumentar seu faturamento, você pode contar com a ajuda do Soluções Industriais: o maior marketplace B2B da América Latina.

O marketplace B2B é uma plataforma de vendas de empresa para empresa. Ou seja, se você está com dificuldades de vender algum produto porque o público-alvo é muito específico, o Soluções Industriais pode te ajudar!

Homem sentado utilizando um notebook em um estoque.

Por meio da plataforma de vendas B2B sua empresa consegue leads qualificados, que aumentarão suas vendas pela internet.

Quem anuncia produtos no Soluções Industriais também pode ter seus produtos divulgados em mais de 60 canais de mídias sociais. Isso tudo para atingir uma parcela ainda maior de possíveis clientes.

Além disso, estratégias comuns de marketing digital não funcionam tão bem quanto investir em ações segmentadas como um marketplace B2B. 

Isso porque, ao fazer ações segmentadas é possível atingir exatamente o público-alvo que a empresa deseja e não somente o grande público que não está interessado em seus produtos.

Ao anunciar seus produtos nesse marketplace você poderá receber cotações a qualquer momento. Afinal, uma loja online nunca fecha, certo?

Entretanto, não pense que ao anunciar produtos no Soluções Industriais a plataforma fica com parte do seu lucro. 

Ao contrário! Essa plataforma de marketplace não cobra nenhum percentual por venda realizada por meio dela. 

Agora seu negócio se tornará um campeão de vendas, certo?

Neste conteúdo você conferiu dicas de como planejar e organizar suas vendas pela internet.

Vimos também as melhores formas de anunciar online e divulgar seus produtos, seja por meio das redes sociais, anúncios pagos ou marketplaces.

Além disso, vale ressaltar que para ter sucesso nas vendas online é preciso estar preparado e ter uma equipe bem treinada.

Então, agora que já sabe como ser campeão de vendas é hora de colocar em prática e sair na frente dos seus concorrentes.

Lembre-se também que o Soluções Industriais está pronto para te ajudar a aumentar as  vendas B2B no maior marketplace da América Latina.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *