Entenda o que é balanço patrimonial de uma empresa e saiba para que ele serve!

with Nenhum comentário

O balanço patrimonial de uma empresa é considerado uma das ferramentas mais importantes para medir a saúde financeira do seu negócio! Entenda como utilizar esse recurso da melhor forma.

O balanço patrimonial de uma empresa sempre aparece como um dos recursos mais recomendados para seu negócio, possibilitando medir o estado atual do seu patrimônio.. 

Afinal, não ter o controle de todos os bens, direitos e obrigações pode acabar custando muito caro. 

Para que você possa entender esse assunto do começo ao fim, confira este conteúdo exclusivo que preparamos para você. 

Balanço patrimonial o que é?

O balanço patrimonial de uma empresa nada mais é do que um relatório contábil, o qual representa todas as movimentações financeiras em um determinado período. 

Em outras palavras, a ferramenta permite demonstrar fatos contábeis a respeito da situação patrimonial de um negócio. 

Ou seja, o balanço patrimonial de uma empresa possibilita reconhecer quais são e quanto valem os bens, direitos e obrigações do empreendimento no momento estipulado. 

Não à toa, o balanço patrimonial e DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) andam lado a lado, já que ambos podem se tornar ótimas ferramentas para o planejamento de estratégias. 

Por que fazer o balanço patrimonial de uma empresa?

Agora que você sabe balanço patrimonial o que é, chegou o momento de conhecer motivos para fazer o da sua empresa. 

Antes disso, vale deixar bem claro que o balanço patrimonial e DRE têm como função principal a geração de informações a respeito da situação financeira e patrimonial do seu negócio. 

Assim sendo, para elaborar o balanço patrimonial de uma empresa, é necessário:

Entender as fontes de recurso

Planilha com balanço patrimonial de uma empresa.

A análise das fontes de recurso é extremamente importante para você saber balanço patrimonial o que é. 

Isso porque são elas que darão à sua empresa a rentabilidade necessária. 

Para que esse fato ocorra, é necessário que todas as fontes de recurso possuam um custo menor do que a rentabilidade da aplicação do investimento. 

Por exemplo, vamos supor que você está em dúvida sobre entre conseguir um prazo maior com o seu fornecedor para comprar as mercadorias necessários e a oportunidade de garantir uma linha de crédito onerosa em um banco. 

Qual vale mais a pena no fim das contas?

Esse questionamento pode ser respondido com o balanço patrimonial de uma empresa! Uma vez que essa ferramenta ajuda na hora de fazer análises do empreendimento. 

Além dessa, outra questão que é sempre levada em consideração na hora de bolar um balanço patrimonial e DRE é o prazo de maturação dos investimentos. 

Um exemplo: caso você compre um equipamento com o intuito de utilizá-lo por um bom tempo, não é necessário fazer um financiamento a curto prazo. 

Isso porque, para essa situação, vale muito mais a pena conseguir uma linha de crédito longa e pagar os empréstimos com o lucro obtido em cima do investimento. 

Calcular os principais indicadores 

Os indicadores são as ferramentas certas se você deseja visualizar melhor a situação financeira da sua empresa. 

Para que você não perca muito tempo, conheça as fórmulas dos principais indicadores de um balanço patrimonial e DRE: 

Fórmulas oos indicadores de rentabilidade

Estrutura do balanço patrimonial de uma empresa

Três itens formam a estrutura do balanço patrimonial de uma empresa, os quais permitem facilitar a leitura da análise financeira do negócio. Eles são:

Ativo

O primeiro item tem relação com todos os bens e direitos que a sua empresa possui e que podem gerar grandes benefícios futuramente. 

Falando neles, bens representam tudo o que está sob o seu poder, como equipamentos e máquinas compradas, por exemplo. 

Já os direitos significam todos os ativos que não estão no poder da sua empresa. As contas a receber dos consumidores dos seus produtos e serviços a prazo não estão sob o seu controle. 

Passivo 

Mãos calculando balanço patrimonial de uma empresa em uma mesa com caderno, calculadora, celular, e óculos.

O segundo item para entender melhor o balanço patrimonial o que é trata de todas as dívidas e obrigações financeiras que o seu empreendimento possui com outras empresas, colaboradores, justiça etc. 

De forma mais simples, podemos classificar como bens de terceiros que estão sob o poder da sua empresa. 

Um bom exemplo para isso são valores que devem ser pagos para fornecedores e salários de colaboradores. 

Patrimônio Líquido

O último item para você se tornar craque em estruturar balanço patrimonial de uma empresa é o patrimônio líquido, o qual se torna a diferença entre ativos e passivos. 

Esse item significa todas as obrigações para com o seu empreendimento, que também podem ser considerados os recursos próprios do negócio. 

Para ter uma ideia, é preciso manter sempre os ativos maiores que os passivos e que este grupo sempre cresça a cada nova estruturação de balanço patrimonial e DRE. 

Comece a elaborar o balanço patrimonial da sua empresa agora!

Neste conteúdo mostramos o balanço patrimonial o que é, sua importância e como começar a fazê-lo agora mesmo em sua empresa.

Mesmo estando distante da rotina da grande maioria das empresas brasileiras, o balanço patrimonial e DRE são ferramentas essenciais para medir a saúde de um negócio. Além de serem base para qualquer planejamento estratégico eficiente.

Para isso, você viu por aqui quais são as fórmulas necessárias para calcular a liquidez, rentabilidade e endividamento, bem como os conceitos de ativo. passivo e patrimônio líquido.

Continue acompanhando mais conteúdos do blog Marketing para Indústria para aprender mais sobre finanças, marketing e vendas.

Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *